PepsiCo é dona de quais marcas? Veja 4 empresas e 8 marcas

Publicado por José Neto em 7 de agosto de 2023

Será que a PepsiCo é dona de quais marcas? A PepsiCo, uma das gigantes da indústria de alimentos e bebidas, possui um vasto portfólio de marcas que são amplamente conhecidas e consumidas mundo afora.

Como o próprio nome sugere, a Pepsi é um dos nomes envolvidos. No entanto, a diversidade de seu leque de marcas vai muito além do famoso refrigerante.

Dentre suas principais marcas, muitas se destacam como líderes de vendas em diversos estabelecimentos comerciais. Aliás, há grandes chances de que muitos dos produtos da PepsiCo façam parte do seu dia a dia, seja como consumidor ou como vendedor.

Neste artigo, você vai descobrir quais são as empresas fazem parte desse conglomerado multinacional e quais de suas marcas estão presentes no mercado brasileiro. Vem comigo!

O que é a PepsiCo? Quais empresas fazem parte?

PepsiCo é dona de quais marcas atualmente

A PepsiCo é uma transnacional do ramo de alimentos, lanches e bebidas. Presente em mais de 200 países, sua sede é em Purchase, Nova York. A companhia foi formada em 1965 com a fusão da Pepsi-Cola Company e da Frito-Lay.

Esse último nome acendeu uma luzinha? Se não, aposto que Elma Chips soa bem mais familiar, não é mesmo? Pois esta é a empresa brasileira líder absoluta de vendas de salgadinhos, e é administrada pela Frito-Lay.

Posteriormente, a PepsiCo ampliou ainda mais sua área de atuação com a aquisição da Tropicana Products, em 1998, e da Quaker Oats em 2001, tornando-se um dos maiores negócios de alimentos e bebidas do mundo.

Atualmente, a PepsiCo é a terceira maior empresa de alimentos do mundo (só perde para a Nestlé e para a Anheuser-Busch InBev), segundo a Forbes. Esse título foi atribuído com base na receita da empresa em 2022, que foi de US$ 88 bilhões, sendo US$ 6,58 bilhões de lucro.

Quais são as marcas da PepsiCo no Brasil?

Bem, como vimos, atualmente a PepsiCo é composta pelas empresas Pepsi-Cola, Frito-Lay, Tropicana Products e Quaker Oats, o que confere uma ampla gama de produtos e um marketshare super abrangente.

Confira a seguir quais são as principais marcas da PepsiCo no mercado brasileiro:

1. Pepsi

Marca de refrigerante mundialmente conhecida. Além da versão tradicional, suas variações mais conhecidas são Pepsi Twist e Pepsi Zero, esta última conhecida atualmente como Pepsi Black.

Sua introdução no mercado brasileiro ocorreu em 1952, e desde então, tornou-se uma das marcas mais populares de refrigerantes no país, rivalizando com a Coca-Cola.

2. Salgadinhos e snacks Elma Chips

A marca Elma Chips é sinônimo de salgadinhos no Brasil. Seu portfólio inclui aperitivos e snacks para públicos de todas as idades, sendo líder de vendas absoluto nesse segmento.

Seus produtos mais famosos são Ruffles, Doritos, Cheetos, Fandangos, entre outros. Quer saber quais deles são os mais populares? Então confira a lista completa no nosso artigo sobre os salgadinhos mais vendidos no Brasil.

3. Gatorade

Gatorade é uma marca de bebidas esportivas que chegou ao Brasil em 1991. É amplamente consumida por atletas e praticantes de atividades físicas, oferecendo uma combinação de eletrólitos essenciais para hidratação durante exercícios intensos.

Seu diferencial está na fórmula desenvolvida para auxiliar na reposição de nutrientes perdidos durante o esforço físico, tornando-se uma escolha confiável para quem busca desempenho e resistência.

4. H2OH!

H2OH! é uma marca de água gaseificada com sabor da PepsiCo. Lançada no Brasil em 2006 em parceria com a AmBev, o produto oferece uma alternativa refrescante para quem busca uma opção mais saborosa de água.

Atualmente está disponível nos sabores Limão, Citrus e Limoneto. H2OH! conquistou consumidores que apreciam a leveza da água combinada com um toque de sabor.

5. Lipton

Lipton é uma marca de chás que integra a PepsiCo. Com sua história que remonta a 1880, a marca chegou ao Brasil em 1995, oferecendo uma ampla variedade de chás tradicionais e blends de ervas e frutas.

6. Toddy

Toddy é uma das marcas mais queridas de achocolatado no Brasil e uma das pioneiras no nosso mercado, tendo sido introduzida por aqui no ano de 1933.

Em 1981 foi vendida para a Quaker Oats. Atualmente, seu portfólio inclui, bebidas prontas, cookies e wafers, além das variedades de achocolatados.

7. Quaker

A marca Quaker é conhecida por seus produtos voltados para café da manhã e snacks saudáveis. Presente no Brasil desde 1953, oferece uma variedade de cereais, aveia instantânea, barras de granola e outros produtos nutritivos.

8. Kero Coco

Kero Coco é uma marca de água de coco da PepsiCo. Apresentada ao mercado brasileiro em 1995, foi a primeira água de coco em caixinha, segundo a própria marca.

Marcas da PepsiCo

PepsiCo no Brasil: um universo de sabores e histórias marcantes

Em suma, a PepsiCo é uma transnacional do ramo de alimentos, detentora das empresas Frito-Lay, Tropicana Products e Quaker Oats. Isso significa um enorme portfólio que inclui os salgadinhos mais vendidos do mercado, muitas das bebidas mais populares e até as aveias Quaker.

Nesse artigo você descobriu quais são as marcas da PepsiCo que estão presentes no dia a dia do consumidor brasileiro.

É interessante notar que, além de serem marcas de sucesso comercial, algumas delas têm curiosidades históricas, como o pioneirismo do Toddy no mercado de achocolatados e a introdução da primeira água de coco em caixinha pelo Kero Coco.

Enfim, chegamos ao final do nosso artigo. Espero que o conteúdo tenha satisfeito sua curiosidade sobre as marcas da PepsiCo e sua atuação no Brasil. Se sim, compartilhe essa página nas suas redes.

E não deixe de conferir mais conteúdos do nosso site. Por aqui temos novidades e curiosidades sobre as empresas mais importantes de diversos segmentos do mercado, além de várias dicas e informações para você que deseja trabalhar com elas. Não perca!

José Neto
Técnico em comércio pelo CEEP-BA, experiência em gestão de cursos na área de informática e empresário desde 2011. Sempre foi um apaixonado por pequenos negócios e tudo que envolve o mundo do empreendedorismo.

Deixe o primeiro comentário