20 Empresas transnacionais brasileiras: Veja esses exemplos

No Brasil há centenas de empresas transnacionais movimentando a economia e gerando empregos. Muitas delas estão diretamente presentes no nosso dia a dia. Mas, você sabia que há também um número considerável de transnacionais brasileiras operando em outros países?

Se você quer entender melhor esse conceito e saber quais são as principais transnacionais brasileiras, fique por aqui. Nesse artigo você vai entender o que significa esse termo e vai conhecer 20 empresas transnacionais brasileiras de diferentes segmentos. Confira!

20 empresas transnacionais brasileiras


Maiores empresas transnacionais brasileiras

Qual é a diferença entre transnacional e multinacional? Na prática, apenas o prefixo do nome. O termo multinacional, é o mais utilizado, porém, pode induzir a erros de interpretação. Isso porque, dá a entender que a empresa em questão pertence a vários países, o que, normalmente, não é o caso.

Por isso, essa palavra vêm sendo substituída pelo termo transnacional, visando designar uma corporação, com matriz em um determinado país, mas que possui filiais em outras nações. Ou seja, as filiais presentes no exterior estão submetidas às regras e padrões da matriz.

Bem, agora que já entendemos o conceito, vamos aos principais exemplos de transnacionais brasileiras:

1. Petrobrás

O nome mais famosos da lista é uma estatal de economia mista. Isso porque a Petrobrás é uma empresa de capital aberto que tem como acionista majoritário o governo do Brasil.

A Petrobras realiza todos os processos envolvidos na produção e distribuição de petróleo e gás, desde a exploração e produção, até o refinamento e transporte. Possui operações em 14 países, além da sua sede no Rio de janeiro.

2. Novonor

Talvez você não tenha ouvido falar esse nome, mas certamente conhece a Odebrecht, não é mesmo? A organização mudou seu nome para Novonor visando desassociar sua imagem do escândalo de corrupção levado a público pela Lava-Jato. Quem não lembra, né?

Essa empresa trata-se, na verdade, de um conglomerado empresarial de capital fechado. Atua nas áreas de construção, engenharia, petroquímica e energia, entre outros. Possui atividades em vários países das Américas e também tem unidades na África, Europa e no Oriente Médio.

3. Embraer

A Embraer, fabricante de aeronaves e peças aeroespaciais, é, atualmente, a terceira maior fabricante de jatos comerciais do mundo.

Possui sede em São José dos Campos e várias unidades espalhadas pelo Brasil e pelo mundo, marcando presença nas Américas, Ásia, África e Europa.

4. Gerdau

Fundada há mais de 120 anos em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, a Gerdau é a maior produtora de aço do Brasil. Essa transnacional brasileira está presente em 9 países e tem ações negociadas nas bolsas de valores de São Paulo, Nova York e Madri.

5. Tigre

Líder em soluções para construção civil, a Tigre é o primeiro nome lembrado quando pensamos em tubos e conexões, não é mesmo? Essa transnacional brasileira tem mais de 80 anos de história e está presente em mais de 90 mil pontos de venda, entre Brasil e outros 30 países.

6. BRF

Nascida a partir da associação entre Sadia e Perdigão, em 2009, a BRF é uma das maiores empresas alimentícias do mundo, englobando mais de 30 marcas. Essa transnacional brasileira está presente em 127 países e comercializa seus produtos para mais de 140 nações.

7. Natura

Uma das marcas de cosméticos mais conhecidas do Brasil, a Natura, foi fundada no bairro Vila Mariana, em São Paulo, em 1969. Atualmente, conta com unidades em 8 países, além do Brasil e possui ações listadas na bolsa de valores de São Paulo.

8. Votorantim

Essa transnacional brasileira tem atuação diversificada, sendo mais conhecida por sua atividade nas áreas de metalurgia e cimento. Possui mais de 100 anos de mercado, e, atualmente, está presente em 19 países.

9. Vale

A antiga Vale do Rio Doce, atualmente conhecida apenas como Vale SA, é uma das maiores mineradoras do mundo. Possui sede no Rio de Janeiro, mas atua também em outros 13 Estados brasileiros e nos cinco continentes

10. Marcopolo

Outro nome bem famoso! A Marcopolo é a maior encarroçadora da América Latina e a terceira maior do mundo. Possui fábricas em mais de 10 países, mas seus ônibus estão presentes em mais de 100.

11. Metalfrio

Nome de referência em soluções de refrigeração comercial, a Metalfrio possui três unidades comerciais no exterior e duas no Brasil. Além disso, exporta seus produtos para vários países nos 5 continentes.

12. Weg

Com sede em Santa Catarina, essa transnacional brasileira possui fábricas em 14 países e filiais em 38, sendo uma das maiores fabricantes de equipamentos elétricos do mundo

13. JBS-Friboi

Essa empresa frigorífica atua também em outros mercados, como biodiesel e produtos de higiene e limpeza. Mas seu ponto forte é o ramo alimentício, representado principalmente por suas marcas Seara, Swift e Friboi. Está presente em mais de 20 países, nos 5 continentes.

14. Alpargatas

Transnacional brasileira do ramo de calçados. A Alpargatas detêm as marcas Havaianas, Mizuno, Topper e Timberland entre outras.

15. Camargo Corrêa

Essa transnacional brasileira, atualmente faz parte da holding Mover Participações. Atua em diversas áreas, inclusive mineração, óleo e gás, saneamento e energia, entre outras. Possui obras em vários países da América do Sul e também na África.

16. Stefanini

Empresa líder em soluções de TI para negócios, a Stefanini está presente em 41 países, sendo a quinta multinacional brasileira mais internacionalizada, segundo site da empresa.

17. Suzano

A Suzano é maior produtora de celulose de eucalipto do mundo. Sua sede é em Salvador, mas está presente em outros 7 países além do Brasil.

18. Camil Alimentos

Conhecida principalmente por seu arroz e feijão, a Camil possui subsidiárias no Uruguai, Chile e Peru.

19. Fitesa

Esse nome é pouco conhecido, mas a empresa é líder na indústria de não tecidos especialmente para aplicação nos mercados higiênico, médico e industrial. Foi considerada por 4 anos consecutivos como a empresa brasileira mais internacionalizada pela Fundação Dom Cabral.

20. Artecola

A Artecola ocupa o 2º lugar no ranking das empresas mais internacionalizadas do Brasil, da Fundação Dom Cabral. Essa transnacional brasileira é uma produtora de adesivos e laminados especiais para diversos setores da indústria.

transnacionais brasileiras

Há transnacionais brasileiras em diversos segmentos de mercado


Quando falamos em multinacionais, ou transnacionais no Brasil, os primeiros nomes que vêm à cabeça são Coca-Cola, Starbucks, Nestlé e McDonalds, não é mesmo? Mas o Brasil também possui suas próprias empresas transnacionais operando em vários países mundo afora. Nesse artigo, você conheceu 20 delas.

Descubra quais são os Melhores Negócios para abrir com até R$ 500 Reais! Clique no botão abaixo e tenha acesso gratuito à Lista de Negócios mais Baratos para montar atualmente!
José Neto
Técnico em comércio pelo CEEP-BA, experiência em gestão de cursos na área de informática e empresário desde 2011. Sempre foi um apaixonado por pequenos negócios e tudo que envolve o mundo do empreendedorismo.

Deixe o primeiro comentário