Pastel de forno para vender: Como fazer e ganhar dinheiro?

Publicado por Lidia Massari em 10 de janeiro de 2023

Assumindo que o segmento de pastel frito está meio saturado, fazer pastel de forno para vender é uma excelente alternativa. Mas agora, como fazer com perfeição?

Não basta encontrar um bom nicho para trabalhar, sem o produto certo é quase como “chover no molhado”. Com isso, é fundamental ter um salgado campeão em qualidade e sabor que, somado à perseverança, aponta o caminho vitorioso.

Sabendo como tudo isso pode ser um cenário desafiador, que tal conferir dicas de excelência? Continue a leitura e aproveite um conteúdo muito relevante para você!

Pastel de forno para vender: como fazer e ganhar um bom dinheiro em 4 passos completos + dicas excepcionais

Pastel de forno para vender

Uma vez ouvi dizer que quem experimenta um bom pastel assado, dificilmente volta a consumir fritura, é a pura verdade. E isso é um lema que você pode reforçar na cabeça dos clientes logo no início do negócio.

Sem demora, vamos às dicas, começando pela massa base que será o seu carro-chefe. Segure a empolgação e me siga nessa jornada!

1. Conheça a melhor massa de pastel para ter uma base

Não tem como, o pastel assado depende puramente da massa perfeita. Isso porque é ela quem segura a umidade do recheio e viabiliza um produto assado fenomenal. E olha que não precisamos de muitos ingredientes, como pode constatar:

Ingredientes da massa base

  • ½ xícara (chá) de creme de leite (110g);
  • ½ xícara (chá) de manteiga sem sal (100g) (temperatura ambiente);
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo sem fermento;
  • ½ colher (chá) de sal (colher rasa).

Modo de preparo

  1. O preparo dessa massa pode ser considerado para iniciantes, pois é simples demais.
  2. Numa tigela de vidro, coloque o creme de leite e a manteiga.
  3. Agora, adicione o sal e a farinha de trigo.
  4. O segredo para dar leveza à massa, é misturar calmamente com a ponta dos dedos até criar consistência.
  5. Misture delicadamente até notar que a massa está homogênea e com uma cor dourada.
  6. Nesse momento, transfira para uma bancada com um pouco de farinha.
  7. Feito isso, massageie na bancada por cerca de 1 minuto.
  8. Por último, coloque a massa aberta num saquinho próprio e leve para gelar.

Com apenas estes passos, você terá uma massa profissional, saborosa e perfeita para receber aquele recheio cremoso. Não se preocupe, pois logo abaixo vou mostrar como rechear certinho. Confira um vídeo sensacional que vai ajudar demais:

DICA EXCLUSIVA: qual o rendimento e custo aproximado para fazer a massa?

Você sabia que um dos maiores erros cometidos é desconhecer o rendimento do trabalho e o custo de produção? Por exemplo, a receita acima costuma render cerca de 10 pastéis de tamanho médio, o que é um excelente rendimento.

Isso porque o custo aproximado para fazer essa massa fica em torno de R$9,00 a R$10,00. Claro, ainda precisamos falar sobre os recheios, mas o custo da massa em si é pequeno.

Logo, a margem de precificação pode ser bem generosa, se é que você me entende. Dessa maneira, se você se pergunta qual o lucro de uma pastelaria, comece tendo o custo preciso da sua massa!

2. Estude o mercado e escolha os melhores recheios para pastel de forno

É importante destacar antes de mais nada, que o recheio do pastel de forno tem que ser milimetricamente planejado. Se no pastel frito o cliente busca aquela massa crocante que traz mais sabor ao pastel, no assado é diferente.

Na verdade, é o recheio que dá sabor ao pastel, pois como você viu, a massa tende a ser mais neutra. Diante disso, separei algumas das melhores opções que você precisa considerar:

  • Pastel de pizza é um clássico, mas evolua a receita com ingredientes inovadores, como um queijo gourmet.
  • Pastel de forno de calabresa é um arraso, traga mais cremosidade com o catupiry de verdade, por exemplo.
  • Receita de pastel de palmito pode ser aprimorada com requeijão cremoso e um toque de legumes. Brócolis e alho-poró são perfeitos.
  • Transforme o tradicional pastel de queijo, com um queijo meia cura ou temperos para combinar com a massa.
  • Receita de carne moída vende muito, mas ofereça sabores inéditos. Aposte em carnes com gordura e adicione batatas em cubinhos.

Aqui nós ainda podemos falar do pastel à portuguesa, com presunto, queijo, tomate e cebola. Outro que tem ótima saída é o recheio de carne picadinha com cebola e molho cremoso.

Isso sem contar as versões elaboradas, como pastel de forno de camarão, ou aquela receita de peito de peru defumado. Só aqui já dá para montar seu cardápio de pastel bem completo e único. Sua concorrência vai pirar na sua criatividade!

“Poxa, mas eu não sei como fazer e rechear o pastel, e agora?”. E você acha mesmo que não pensei nisso? Dá uma olhada a seguir e veja o passo a passo!

DICA EXCLUSIVA: sugestão de recheio saboroso + técnica de como rechear pastel de forno para vender?

Decidi trazer um recheio que é apetitoso e fácil de fazer ao mesmo tempo. Caso você nunca tenha recheado um pastel, essa sugestão é “tiro e queda” para um produto rentável. Estou falando do recheio de frango cremoso, simplesmente um espetáculo.

Ingredientes do recheio

  • 20g de manteiga ou margarina
  • ½ cebola picadinha
  • 1 colher (café) de colorau
  • 500g de peito de frango cozido em água com sal e desfiado
  • 3 colheres (sopa) de cheiro-verde picado
  • 4 colheres (sopa) de azeitonas picadas
  • 200g de requeijão cremoso ou catupiry verdadeiro
  • Sal e pimenta-do-reino se necessário

Modo certeiro para rechear

  1. Adicione manteiga numa panela e refogue a cebola até dourar.
  2. Nesse meio tempo, coloque o colorau para dar uma cor incrível.
  3. Em seguida, acrescente o frango bem desfiado e misture.
  4. Quando o frango agregar ao recheio, junte azeitona, cheiro-verde e catupiry.
  5. Prove, corrija o sal, misture bem e deixe refogar até ficar numa consistência cremosa.
  6. Por último, abra a massa em formato circular no tamanho desejado para sua venda.
  7. Agora, coloque cerca de ¼ de xícara de recheio, umedeça as pontas, feche e seus pastéis estarão prontos.

Um segredinho fantástico, é apertar as bordas e fazer dobras para dentro. Dessa maneira, os pastéis ficam com aquela aparência profissional, pois a borda é bem trabalhada.

Agora você tem uma importante decisão a tomar. Por conseguinte, é hora de escolher entre armazenar pastel para vender congelado, ou então, assar para vendas imediatas. Porém, isso deve ser decidido depois de muita avaliação, combinado?

No forno, pré-aqueça a 200° e asse por aproximadamente 40 minutos. Lembrando, é claro, de pincelar gema de ovo por cima!

3. Escolha a melhor modalidade para lucrar com a venda de pastel de forno

Bom, agora você conhece o segredo da receita ideal e aprendeu sobre os recheios, é hora de falar de negócios. Sendo assim, o ponto de partida é saber onde e como vender.

Por exemplo, qual mercado você pretende trabalhar, fornecimento ou venda direta ao consumidor? Tem um espaço montado ou vai vender “de porta em porta”? Está cogitando o delivery de pastel ou pretende vender apenas na garagem de casa?

Cada uma destas decisões impacta de maneiras diferentes na lucratividade. Um bom exemplo é se você investir numa máquina de fazer pastel. Logo, automaticamente precisará vender bastante para ter retorno sobre o investimento, né?

Por consequente, a venda direta pode ser um bom começo para ganhar espaço no mercado. “Então, a minha cidade é repleta de estabelecimentos comerciais, será que dá para fechar parceria?”.

Sem sombra de dúvidas, inclusive, se tornar um fornecedor de pastel é uma excelente forma de ter venda recorrente. E aqui eu destaco:

  • Padarias
  • Cafeterias
  • Lanchonetes em geral
  • Venda para supermercados em embalagens com várias unidades
  • Parceria com comércios que vendem apenas pastel frito

Portanto, dá para escoar seu produto através de inúmeras estratégias comerciais. Todavia, isso deve fazer parte do seu planejamento comercial, eu diria que é uma decisão que influencia todo o restante. Então, estude bem os próximos passos!

4. Não importa sua modalidade de venda, a propaganda aqui é a alma do negócio!

Sempre que falo sobre negócios simples e baratos que vale a pena abrir, o pastel de forno para vender brilha. E com isso carrego comigo algo que vejo na prática diariamente.

Estou falando dos empreendedores que começam bem, divulgando e explorando novas brechas. Porém, em poucos meses deixam de fazer o mínimo, que é se manter na mente do cliente todo santo dia.

Por isso, minha dica mais importante para você é: “tenha um posicionamento arrojado e um pé no mundo digital atual”. Concilie isso com um produto campeão e veja suas oportunidades de lucro aumentarem exponencialmente.

Em vista disso, tenha perfis sociais ativos, crie campanhas engajadoras, divulgue promoções e novidades. O retorno disso é imensurável e seu lucro vai agradecer demais!

Com este guia sobre pastel de forno para vender, você conseguirá ir longe!

Já perdi as contas de quantas pastelarias eu vi abrir e fechar poucos meses depois. Não que seja um segmento ruim ou pouco lucrativo, pelo contrário. Aprender como fazer pastel para vender é um negócio altamente rentável.

Costumo dizer que o investimento inicial é pequeno, especialmente se comparado ao potencial de retorno. Seja ao montar uma pastelaria com pouco dinheiro, ou ir com tudo para cima, o caminho para o sucesso é facilmente traçado aqui.

E agora que você sabe tudo sobre pastel de forno para vender, elabore a melhor estrutura e estratégia comercial, combinado?

Espero muito que tenha gostado das minhas, aproveite a ocasião e compartilhe nas redes sociais. Afinal, assim como você, muita gente se perde no começo e uma ajuda é sempre bem-vinda, né? Até a próxima!

Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

2 comentários

  • Oi bom dia obrigada pelas dicas,eu estou desempregada no momento agora estou vendendo mini pizzas e vou experimentar fazer esses pastéis para ter mais opções!

  • Cristina Saraiva

    Meu nome é Cristina, estou fazendo um curso de Gastronomia para me aperfeiçoar , já trabalhei em casa vendendo salgados fritos e assados. Parei um tempo, quero voltar com “força total” . Estou desempregada (eu e meu esposo) e vi nesse ramo uma forma de.fazer o que gosto e sustentar minha família. Obrigada pelas dicas.

Deixe o seu comentário