Como armazenar pastel para vender: Dicas valiosas!

Publicado por Jéssica Trabuco em 10 de julho de 2018

Está pensando em empreender e não sabe como? Hoje vou ensinar como armazenar pastel para vender. Está pronto para as dicas? Porque tenho algumas ideias legais para você!

Pois é! Vender pastel é lucrativo e você pode sim aproveitar isso para começar uma nova história na sua vida.

Se você quer empreender com o ramo alimentício, a venda de pastel pode ser uma boa opção. Além de ser um produto de fácil preparo, você pode produzir em quantidade e depois armazenar, para fritar apenas o necessário. Interessante, não é?

Esta ação permite que você possa, por exemplo, dedicar um dia apenas para a produção de pastéis e depois só refazer a atividade quando o estoque for diminuindo.

Dessa forma você pode organizar o armazenamento por quantidade e anotar quais os sabores que estão reservados no freezer, por exemplo.

Isso contribui para que a sua rotina seja flexibilizada e você não tenha dificuldades em realizar demandas diárias, o que é ótimo, certo?

Vou buscar te mostrar hoje como fazer pastel para armazenar e vender.

Em alguns casos, há pessoas que trabalham com o fornecimento de pastéis congelados, para que os clientes possam colocar em seus estabelecimentos e fritar.

Enfim, você verá que é possível encontrar diversas formas de comercializar o pastel, mas meu objetivo hoje é te ensinar o preparo e armazenamento desde produto.

Como preparar o pastel: Passo a passo!


como armazenar pastel para vender

O primeiro passo de como armazenar pastel para vender é saber como prepará-lo, certo? Então para isso iremos pegar uma receita simples para que você consiga entender como preparar.

Esse ponto é importante porque através da forma que você prepara, vai ajudar no momento de armazenar.

Essa receita eu encontrei no blog “Sabores da Lica”, ela ensina a fazer o tradicional pastel de feira. Vamos aprender?

Você vai precisar de:

  • 1 colher de sopa de aguardente;
  • 1 colher de sopa de óleo;
  • 1/2 kg de farinha de trigo;
  • 1 colher de chá de sal;
  • Óleo;
  • Água morna;
  • Recheio (fica a sua escolha).

Como preparar:

  1. Em uma tigela funda coloque a farinha, o óleo, o aguardente, o sal e misture com a água morna. Utilize as mãos para misturar;
  2. Sove a massa em uma superfície lisa e quando a substância estives desgrudando das mãos, a separe por porções;
  3. Pegue cada uma das porções e abra com um rolo de massa, não a deixe grossa;
  4. Coloque o recheio de sua escolha e feche amassando as pontas com um garfo;
  5. Pegue um filme plástico e enrole cada pastel;
  6. Depois você pode colocar em uma embalagem própria para congelamento e inserir no freezer.

Dica: Sugiro que você coloque todos os pastéis embalados em um recipiente, para proteger dos demais alimentos que ficarão no freezer.

Com essa receita você poderá inovar em relação aos recheios, eu só sugiro que você não utilize nada com ovo ou batata, vou te explicar sobre isso no tópico seguinte.

Inove nas receitas e você irá agradar vários paladares.

Como armazenar pastel para vender: Aprenda agora!


Agora que você sabe o passo a passo de como preparar um pastel para armazenar, é importante que você saiba como armazenar pastéis. Para isso, irei lhe dar alguns conselhos importantes, guarde cada um, ok?

Isso vale tanto para quem quer ser fornecedor de pastel para fritar, como para quem quer fazer para vender na sua própria barraca depois.

Primeiro, em hipótese alguma congele pastéis que tiverem ovo ou batata em seus componentes. Isso porque quando congelados, os nutrientes destes alimentos vão diminuindo ao ponto de modificar o sabor, deixando-o desagradável.

O segundo ponto é o período que deve durar o armazenamento no freezer. Como você estará colocando massas cruas para conservar em um ambiente gelado, é importante que você os coloque em até no máximo dois meses, superior a isso pode estragar o produto.

Em terceiro lugar, é importante que você armazene a massa ainda crua, isso porque como o destino é fritar, não há problemas em colocar o pastel ainda congelado para realizar a fritura.

Viu? Depois que você entende como armazenar pastel para vender, percebe que nem é tão difícil assim!

Dá para vender pastel congelado?


Acredite, dá sim! Existem pessoas que solicitam encomendas de pastéis congelados para fritar sempre que houver necessidade em casa. Outros compram em quantidade para fritar em eventos pequenos.

Para o consumidor isso se torna uma vantagem, porque muitas vezes o produto vendido congelado é mais barato que o frito.

Sem falar que, os que não são bons na cozinha podem conseguir o produto pré-pronto para poder fritar em casa.

Você vai perceber que dessa forma também poderá lucrar bem!

Separe os pastéis baseado em valores e ofereça pacotes especiais para quem comprá-los congelado.

Além disso, há também estabelecimentos que solicitam a encomenda de produtos congelados para oferecer em suas empresas já fritos. Você pode se tornar uma fornecedora de negócios e através de grandes encomendas, lucrar mais.

Armazenar pastel facilita a produção


armazenar pastel para vender

Se o seu objetivo é vender pastel frito, a ideia de armazenar em freezer vale muito a pena. Pense só, se você separar um dia para preparar a massa e os recheios, arrumá-los e conservá-los em freezer, poderá ter um tempo mais livre nos outros dias para poder realizar outras demandas.

Caso você realize as vendas fora da sua casa, pode colocar os pastéis que estavam armazenados no freezer, em um cooler, assim você conseguirá conservar a temperatura deles.

Até o local de destino você poderá deixar seus produtos bem conservados e só utilizá-los no momento de fritar, ótimo, não é?

Viu? É super importante não só entender como armazenar pastel para vender, como colocar isso no seu dia a dia. Vai te ajudar muito com o trabalho.

Leia também: Como montar uma barraca de pastel

Comece a armazenar pastel para vender


Está vendo como não é difícil? Se você dedicar um dia para isso, poderá fazer uma boa quantidade de pastel para deixar armazenado.

O interessante é só manter o foco, porque as vezes pode parecer cansativo. Tente deixar a preguiça de lado e foque em produzir os pastéis o quanto antes, para facilitar o seu processo de produção e depois ter mais tempo livre para realizar outras demandas.

Lembre-se de seguir bem as regras citadas e nada de colocar produto feito com ovo para conservar, hein?

É sempre bom ressaltar que o objetivo final é proporcionar alimentação ao seu cliente, imagina só ele experimentando o pastel e o gosto estar ruim? Péssimo!

Jéssica Trabuco
Sou baiana de Salvador, formada em Jornalismo e fundadora do Negócio de Cozinha. Trabalhei com vendas por mais de cinco anos e estudar e falar de negócios faz parte do meu dia a dia! Sou apaixonada em ajudar o outro a mudar o seu mundo e faço o que estiver ao meu alcance para conseguir!

13 comentários

  • Osni lui bento

    Ola em 5kg de farinha de trigo para massa de pastel quantos ml de oleo terei de usar….

  • Vinicius Gabriel

    Bom dia, Como faço para armazenar pasteis de farinha de milho sem a massa rachar ?

  • risco de com o tempo o massa rachar ? Alguém sabe me dizer o tempo máximo que aguenta ficar congelado sem rachar a massa?

  • Alguem ja fritou o pastel e depois conservou em freezer para venda? Apenas para o cliente esquentar no forno?

  • Posso congelar pastéis de Massa pronta. Ou só se for feita a massa por mim. Eu compro aqueles rolos para vender frutos na hora.

    • Janaina…pode sim, pode congelar a sua massa pronta ou comprada nos rolos. Eu comercializo pasteis a mais de 5 anos e usamos esse método para agilizar o atendimento. contudo, congelamos para, como falei, agilizar o atendimento quer dizer, os pedidos, então esse método, não passa de 2 dias. Porém, congelar os pasteis para fins comerciais de vender o produto congelado…nunca fiz.

      • Boa tarde, preciso de uma dica! Peguei um pontos comercial na praia e no verão tem muito movimento….já vi que dá para congelar os pasteis…mas para não esfriar tanto a gordura posso ir passando os congelados para geladeira para que eles descongele antes da fritura? Estou entrando no ramo agora e estou meio perdida…obrigada !

  • Falou, falou e não explicou passo a passo de como armazenar no freezer. Se é enrolado em plástico filme, saquinho, ou outra coisa.

    • Olá. Plastico filme não acho uma boa. O ideial são plasticos ” de metro”…ou aquelas sacolas que se compra em rolos. toda massa não pode ficar tocando na outra porque “colará”. Então, cada pastel tem que ser embalado individualmente.
      Procurem não colocar um sobre o outro. O peso dos recheios pode ir esmagando o de baixo e pode danificar o produto. Eu mesmo projetei um “andaime” com “pilares” para usar na caixa.

      • Então o plástico filme não é bom, né? Eu vou começar a fazer pastel com borda recheada, posso congelar do mesmo jeito?

    • exatamente…pode ser qualquer plastico, enrrole, e coloque no frezer separado …maximo 2 meses…apos isso pode perde o gosto

  • Samuel Sant´Anna Lima

    Gostaria de saber se posso higienizar as canas que já vende elas raspadas ? desde já muito obrigado . gostei muito das dicas

    • Oi boa noite vou começar no ramo caldo d cana e pastel nunca fiz nenhum dos dois ,faltam trinta dias pra abrir minha pastelaria me ajudem

Deixe o seu comentário