O que vender em festa junina? 7 Coisas que mais vendem

Publicado por José Neto em 29 de abril de 2023

Ainda não sabe o que vender em festa junina? Então aqui eu vou lhe mostrar 7 coisas interessantes que vale a pena vender nessa época do ano!

As festas juninas são muito populares em todo o Brasil, principalmente na região nordeste. Sendo assim, uma ótima oportunidade para quem deseja ganhar dinheiro trabalhando por conta própria.

Existem muitos tipos de comidas juninas para vender que você pode escolher trabalhar. Mas além disso, é possível vender também outros tipos de produtos que são bem lucrativos nessa época.

Então vem comigo que eu vou lhe mostrar o que vender em festa junina para ganhar dinheiro:

7 Coisas para vender em festa junina e ganhar dinheiro


Você pode vender diversos tipos de coisas em festa junina. Produtos como fogos de artifício, comidas típicas juninas, bebidas e até mesmo canecas com temas do São João são itens que vendem bastante.

A seguir eu vou detalhar melhor cada um dos produtos e o que você pode fazer para lucrar com a revenda de cada um deles:

O que vender em festa junina para ganhar dinheiro

1. Venda comidas típicas juninas

Para quem não sabe o que vender em festa junina, optar por vender algum tipo de comida típica é uma escolha muito acertada. Porque o que não pode faltar em festas desse tipo são comidas tradicionais.

Para isso, você pode montar uma barraca de São João, onde irá vender um único tipo de comida ou vários tipos de alimentos na mesma barraca.

Veja alguns exemplos do que vender em festa junina para ganhar dinheiro:

  • Canjica;
  • Pamonha;
  • Milho cozido;
  • Arroz doce;
  • Bolo de milho em pedaços;
  • Paçoca;
  • Curau;
  • Pipoca;
  • Farofa;
  • Amendoim cozido;
  • E muito mais.

Em algumas regiões existe ainda outros alimentos que são tradicionalmente vendidos em festas juninas. Como é o caso do pinhão cozido, doce de abóbora e até mesmo caldo de feijão.

2. Fogos de artifício

Apesar de ser um produto que exige o máximo de cuidado para manusear e precisa de uma licença para vender, saiba que os fogos de artifício são ótimos para lucrar nessa época. Pois a procura é bastante grande.

Então até mesmo em uma festa junina você pode conseguir vender. Desde que seja em um local afastado do público e que tenha espaço para que as pessoas possam se divertir.

Tendo um bom fornecedor de fogos de artifício, você conseguirá comprar barato e obter um ótimo lucro na revenda nesse período do ano.

3. Bebidas de São João

Por ser uma época festiva, qualquer tipo de bebida vai vender super bem. Portanto, vale a pena trabalhar com a venda de bebidas tradicionais, como cerveja, vodka, whisky, refrigerantes e muito mais.

Porém o mais indicado é trabalhar também com a venda de bebidas típicas de festa junina. Opções como quentão, vinho quente, licor e batidinha de amendoim não podem faltar.

4. Chocolate quente

Ainda dentro do segmento de bebidas, porém algo um pouco diferente, temos o chocolate quente que costuma ter uma ótima procura nessa época. Afinal, em alguns lugares o mês de junho costuma ser um pouco frio, o que faz aumentar a procura pelo chocolate quente.

Você pode preparar tudo em casa, colocar em garrafas térmicas e trabalhar com a venda por copo de 300 ml, por exemplo. Com certeza será um grande sucesso na festa.

5. Rifa de festa junina

Em muitos lugares, existe uma tradição muito forte de realizar rifas de festa junina. Então em um evento do tipo você conseguirá vender facilmente esse tipo de rifa ou bingo.

Geralmente, os prêmios podem ser os mais diversos possíveis. Desde uma cesta junina até premiações maiores e mais caras.

Porém uma dica é consultar a prefeitura de sua cidade e solicitar a autorização para realizar esse tipo de sorteio.

6. Canecas e copos personalizados

Esse é um tipo de produto bom para vender em festas de rua, porque sempre tem gente procurando por canecas e copos personalizados para bebidas. Então estando num ambiente repleto de pessoas, suas chances de vender são muito grandes.

O ideal é personalizar os copos com temas relacionados ao São João ou coisas interessantes, que chamem a atenção das pessoas.

7. Brincadeiras juninas

Algo muito legal que vale a pena ter nas festas juninas são as barracas de brincadeiras tradicionais. Portanto, você pode lucrar com isso também. Basta cobrar um valor para que a pessoa participe.

Pode ter brincadeiras como a pescaria, argolas, corrida de saco, tomba latas e muito mais.

Nós já postamos aqui um artigo com ótimas ideias de brincadeiras juninas para arrecadar dinheiro. Então vale a pena conferir depois.

Coisas que mais vendem em festa junina

Outras formas de ganhar dinheiro com festa junina


Existem outras opções que você também pode seguir para faturar num período junino. Não que seja algo para vender na festa, mas sim algo que vai te dar dinheiro por conta da festa junina.

Principalmente se na sua cidade existe uma forte tradição de realizar festas nesse período, saiba que você pode lucrar de outras maneiras. Veja alguns exemplos:

  • Venda de roupas juninas: Nessa época a procura por roupas no estilo junino, como peças em xadrez, aumenta bastante. Então você pode lucrar exatamente com isso.
  • Decoração de festas: As pessoas costumam realizar pequenas festas juninas em vários lugares, então você pode lucrar oferecendo o serviço de decoração.
  • Aluguel de casas: Se na sua cidade acontece uma festa muito grande, você pode alugar sua casa ou um quarto da sua casa para quem vem de outras cidades. Isso acontece bastante em cidades pequenas no interior do nordeste.

Onde vender em festa junina?


Não adianta só saber o que vender em festa junina, é preciso pensar no todo e saber onde é que você terá melhores resultados com a sua atuação.

Se você optou por ganhar um dinheiro extra vendendo comida, bebida ou roupa, é preciso pensar nos locais que você poderá iniciar o seu negócio. Listei aqui cinco opções mais comuns e que você não terá dificuldade em comercializar.

Ocupe a rua

Eu não sei como é na sua cidade, mas aqui onde eu moro é muito comum termos mesas e barraquinhas vendendo comidas, roupas e até fogos de artifícios.

Assim você não precisará gastar muito para começar a vender e poderá fazer uma venda itinerante.

Fique perto de colégios, faculdades e empresas

Os colégios e as empresas podem atrair uma boa quantidade de clientes. E isso é um fator principal se você vender alimentos.

Nesta época é possível ver muitos tipos de venda, alguns serão honestos, outros irão explorar o consumidor e terão aqueles que serão fortes concorrentes por vender muito barato.

Quando for escolher, busque pensar em locais como esses que atraem uma grande quantidade de circulação durante o dia. Mas comece a venda nesses espaços antes das pausas dos colégios e faculdades.

Participe das festas de bairro

Nas festas dos bairros é comum encontrar cabaninhas com comidas típicas e bebidas da época, busque entrar em contato com a organização para que você também possa ganhar uma renda extra com isso.

Faça encomenda de licores

Como falei mais acima, a venda de licor é bem comum em festas juninas e essa é uma ótima opção para ganhar dinheiro. Você pode fazer a venda das bebidas e encomendar para pessoas que querem alguns sabores específicos.

Venda na frente da sua casa

Você mora em casa e sua rua é movimentada? Coloque uma plaquinha informando o que você vende e isso ajudará a chamar atenção dos seus vizinhos. Nessa opção você também pode unir a uma das demais que citei.

Vale a pena vender em festa junina?


Apensar de ser algo sazonal, saiba que vale a pena sim vender algo em festa junina. Afinal, esse é um período de festas e que as pessoas estão mais propensas a gastar. Então se você tiver um produto de qualidade e estiver no local certo, pode vender bastante.

Algumas pessoas conseguem faturar mais de R$ 1000 Reais na noite em cada festa junina que participam. Então é uma excelente oportunidade para ganhar dinheiro durante o São João.

Eu espero que você tenha gostado de todas as dicas e sugestões sobre o que vender em festa junina que eu trouxe aqui. Desejo muito sucesso em seu pequeno negócio!

José Neto
Técnico em comércio pelo CEEP-BA, experiência em gestão de cursos na área de informática e empresário desde 2011. Sempre foi um apaixonado por pequenos negócios e tudo que envolve o mundo do empreendedorismo.

2 comentários

  • Áurea Ernestina Fagundes

    Olá Fabiana,

    É muito bom que esteja empenhada para empreender! É muito importante que antes de ações de compras, seja realizado um PLANO DE NEGÓCIO e também uma pesquisa com os moradores na redondeza onde vai situar a mercearia, para saber qual seria a preferencia de marca, produto, assim como quantidade de cada uma… Após realizar essas etapas, adquira produtos que não perecem com o tempo e comece a divulgar em todos os meios de comunicação possíveis como: e-mail. Facebook, Jornal, Panfletos, Revistas, boca a boca etc.! Faça um cartão fidelidade onde a cada 5 ou 10 compras acima de um certo, onde valor o cliente ganhe um brinde. E por fim Entregue grátis para os cliente que fizerem compras a partir de um certo valor!
    Deus abençoe pelo seu novo empreendimento e prospere tua vida!

  • oi estou com uma ideia de fazer uma mine mercearia (a quela que na hora do aperto tem um pouco de tudo o mais perto de casa )e em um bairro que o comercio e muito longe ate a padaria nao tem perto mas na hora que a gente fala que quer fazer da um friozinho na barriga , o que devo fazer me de uma dica obrigada ,

Deixe o seu comentário