Comidas de festa junina para vender: 6 ideias legais + dicas para vender

Publicado por Lidia Massari em 25 de maio de 2022

Uma estratégia eficaz para quem trabalha vendendo comida, é aproveitar as épocas sazonais. E nada melhor do que encontrar as comidas de festa juninas para vender mais diferentes para instigar a curiosidade e a vontade dos clientes.

Só que em um primeiro momento pode parecer complexo definir as receitas com facilidade, já que existem incontáveis possibilidades, concorda?

Nesse cenário, fiz um apanhado bem completo e apresento a você apenas ideias campeãs. Confira boas dicas e sugestões para tornar o seu negócio um verdadeiro sucesso.

6 ideias de comidas de festa junina para vender que você deve explorar

1. Tenha boas opções de bolos diferentes

Eu poderia passar o conteúdo inteiro falando apenas de como vender bolo caseiro. No entanto, verdade seja dita, na época junina alguns tipos de bolos vendem muito mais que outros, a exemplo das receitas com milho.

Só que para diferenciar seu produto, é crucial pensar em maneiras estratégicas para criar uma receita distinta. Antes de mais nada, veja os melhores bolos para comercializar nessa época:

  • Bolo pé de moleque.
  • Bolo de fubá com goiabada.
  • Opção de bolo quebra queixo.
  • Opção de bolo de quentão.

Cada um desses representa uma comida típica de festa junina, mas gostaria de sugerir outro. Na realidade, é uma ideia bacana de bolo de vinho, já experimentou? Então, anote os ingredientes:

  • 4 ovos
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 80ml de óleo
  • 250ml de vinho
  • 1 sachê de suco de uva
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó

E o melhor é poder vender em pedaço, receita inteira, meia receita e transformar em bolo de pote para vender. Portanto, cabe a você decidir qual formato atende melhor seu público. Vou deixar um vídeo para ajudar você:

2. Aproveite ao máximo as receitas com milho

Milho é um dos ingredientes que não podem ficar de fora de um bom arraial. Seja no bolo ou na espiga com manteiga, o milho é a cara dessa festa temática que envolve o Brasil inteiro.

Entretanto, não é raro alguém ficar em dúvida sobre quais receitas preparar com milho. Afinal, não adianta apenas fazer algo, pois o importante mesmo é fazer algo que venda de verdade:

  1. Pamonha recheada com coco e queijo.
  2. Creme de milho aveludado com bastante cheiro-verde (pode ser vendido naquele isopor próprio para caldo).
  3. Curau de milho cremoso e salgado.
  4. Pamonha assada de sal.
  5. Canjica com leite condensado.

Gostaria de destacar o creme de milho. Por ser uma receita quente e que traz aconchego, há maiores chances de vender. Só que para isso você precisa caprichar de verdade:

  • 200g de bacon picadinho
  • 1 cebola pequena picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 3 latas de milho gelado
  • 1 batata média picada
  • Sal e azeite a gosto
  • 1lt de água
  • 1 colher (chá) de páprica picante
  • Alho-poró e pimentão vermelho a gosto
  • 1 caixinha de creme de leite
  • 1 xícara (chá) de coentro e cebolinha

Pode parecer bastante ingrediente, mas é uma receita que rende bem e pode ser comercializada com um custo atraente. Veja como fazer a seguir:

3. Aposte na venda de espetinhos

Quem preza pela venda de comida junina, certamente entende o papel dos espetinhos. Isso porque são alimentos rápidos de consumir, baratos e deliciosos.

E se você acha que as possibilidades são simples, se engana, pois é possível fazer uma gama variada de espetinhos.

Por exemplo, há quem prefira apostar no tempero e fazer espetinho simples de carne vermelha. Outros comerciantes preferem baratear o custo com frango. Já eu sou da ideia de que quanto mais sabor melhor.

“Ah, mas assim o custo do espetinho fica alto demais”. Mas quem disse para usar apenas carne? Pois é, uma das melhores combinações envolve:

  • Cubos de frango
  • Cubos de carne vermelha (ou pernil suíno)
  • Cebola em lâmina grossa
  • Pimentão vermelho
  • Tomate cereja

Intercale os ingredientes para criar um espetinho digno de festa junina. Mas não se limite apenas a estes ingredientes. Avalie incrementar com pedaços de milho verde, pimentão amarelo, bacon, cebola roxa, entre outros.

DICA EXTRA: você já ouviu falar em jantinha com espetinho? Essa modalidade é uma estratégia válida para aliar a praticidade do espetinho com a saciedade da refeição!

4. Caldos são ótimos e fáceis de vender

Só não consome caldinho nessa época quem não frequenta arraial de festa junina. Ah, tem também aquelas pessoas que não gostam muito do frio. Afinal, não tem como não gostar de caldo.

E se você concorda comigo, saiba que pode ser um excelente produto para vender. Isso se deve não apenas ao sabor, mas à sensação de aconchego, facilidade de consumo e combinação com outros pratos. Conheça os melhores caldinhos:

  1. Caldo de aipim com bacon, calabresa e cheiro-verde.
  2. Caldo de feijão gordo com lascas de costela na pressão.
  3. Opção de caldinho de feijão com linguiça paio.
  4. Opção de caldo de legumes com ervilha, cenoura e salsinha.
  5. Sugestão de caldo com linguiça de frango, queijo ralado, alho e cebola.

DICA EXTRA: consumir apenas o caldo já é maravilhoso, mas complementar com certos ingredientes, fica ainda melhor. Nesse contexto, faça farofas, prepare torresmo, asse pães caseiros e venda como adicionais, agregando valor e sabor à experiência do cliente!

5. Torta salgada é uma ideia genial

Para quem pensa em elevar o nível das receitas, a torta salgada é uma excelente pedida.

Aliás, o ponto positivo de fazer torta, é a capacidade de adequar as receitas aos mais diferentes formatos de venda. Por exemplo, você não precisa vender apenas pedaços ou a torta inteira, visto que é possível:

  • Fazer torta congelada para vender.
  • Torta de frango de liquidificador vendida em fatias.
  • Torta de salsicha é uma tradição, mas receitas menores atraem diferentes públicos.
  • Opção de torta salgada de milho com calabresa, bacon, queijo e cheiro-verde.

6. Cachorro-quente é muito procurado em festa junina

comidas de festa juninas para vender

Uma ideia que ainda é muito bacana e tem ótima aceitação, é o tradicional hot dog. Contudo, suas receitas de cachorro-quente têm que ser exclusivas, a fim de chamar a atenção do público.

Uma coisa importante ao vender cachorro-quente é saber equilibrar a receita. Isso porque em festa junina a margem de precificação deve ficar próxima da média. Então, se você caprichar em ingredientes caros, terá uma margem pequena.

Isso não quer dizer baixar a qualidade, mas sim apostar nos ingredientes certos. Uma receita de hot dog que é a cara da época junina é feita com molho de tomate, cebola, cenoura, alho-poró e alho. Daí você refoga e cozinha esse molho por 30 minutos.

Em seguida, cozinhe as salsichas diretamente no molho e depois monte o lanche. Se você utilizar uma barraca de cachorro-quente é melhor ainda, pois terá o espaço que precisa para trabalhar com eficiência!

SUGESTÃO EXTRA: aposte no kit de comidas para festa junina

Por mais que a gente considere o que vender em festa junina, geralmente acabamos voltando ao mesmo ponto. Porém, não vejo isso como algo negativo. Pelo contrário, é uma grande oportunidade para reinventar receitas e preparos.

E nesse caso, minha sugestão para fortalecer suas vendas, é apostar nos kits de comidas para festa junina. Você pode combinar diferentes produtos, embalagens bem atrativas e aumentar seus ganhos a cada venda.

Além do que, uma estratégia sensacional caso consiga boas vendas de kits, é investir no delivery de comida específica na festa junina. Obter uma renda extra com delivery é fundamental para quem está começando!

Veja quais os melhores doces para vender na festa junina

Ah, então você achou que não teríamos doces? É impossível pensar na mesa do arraial e não associar com os melhores doces. Portanto, veja algumas delícias que podem ser preparadas:

  1. Arroz doce cremoso e caramelizado com açúcar “queimado”.
  2. Maçã do amor com chocolate e calda especial.
  3. Canjica doce amarela e cremosa.
  4. Paçoca caseira com pedaços de amendoim.
  5. Pipoca gourmet para atrair a criançada.
  6. Cocada de leite condensado.
  7. Cocada de colher.
  8. Aprenda como fazer quindim para vender.

Aproveite as sugestões de comidas de festa junina para vender bastante

Acredito que com este guia repleto de ideias de comidas de festa junina para vender, você consiga se posicionar melhor. Tenha em mente que a criatividade, qualidade e bom atendimento são os principais ingredientes dessa receita de sucesso.

Afinal de contas, essa é uma época em que as pessoas estão inclinadas a saborear comidas diferentes e deliciosas. Então, esse é o seu ponto de partida, aproveite e boas vendas.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas. Se foram úteis para você, certamente podem ajudar outras pessoas. Então, compartilhe as dicas nas redes sociais para que mais pessoas possam aproveitar para obter uma renda extra. Até a próxima!

Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

Deixe o primeiro comentário