Como vender queijo coalho na praia?

Publicado por Lidia Massari em 22 de março de 2024

Pode até parecer que calor, praia e queijo coalho não têm nada em comum, mas garanto que é um dos petiscos mais consumidos nas praias brasileiras. Prova disso é a quantidade de pessoas que querem aprender como vender queijo coalho na praia.

Não tem outro jeito, para vender bem você precisa ter qualidade, máxima higiene, transparência, atendimento personalizado e muita resiliência. É impossível dizer que é um trabalho fácil, pois o “solzão” de 40° judia ao longo da jornada diária.

Porém, a perspectiva de criar renda estável e recorrente sobrepõe qualquer receio e dificuldade. Veja as melhores estratégias para vender queijo coalho na praia!

Como vender queijo coalho na praia? 6 estratégias para diferenciar seu produto

como vender queijo coalho na praia

Quando o investimento em uma franquia na praia não é uma possibilidade, o brasileiro aprende a se virar como pode. Na maioria dos casos, preparar petiscos deliciosos se torna uma oportunidade e tanto para ganhar dinheiro. Mas afinal, o que dá mais lucro para vender na praia? Olha, o queijo coalho tem muita procura!

1. Trabalhe com profissionalismo e com queijos de qualidade

O queijo coalho já foi alvo de muita controvérsia na praia, porque existe o risco real de contaminação. Tanto é que em algumas capitais o coalho foi proibido há algum tempo, mas o cenário mudou nos últimos anos.

Isso porque antigamente não existia um Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade (RTIQ) específico para o queijo coalho. Na prática, os produtos artesanais não tinham parâmetros e padrões legais na produção do queijo, mas hoje há.

É por isso também que você deve prezar sempre pelo produto de qualidade que, embora seja mais caro, proporciona experiências únicas ao cliente.

Atualmente, o consumidor tende a comprar mais de vendedores que apresentam uma oferta mais profissional. E aqui me refiro à higiene no manuseio do alimento, na limpeza dos equipamentos e no uso de luvas.

Além da qualidade, o método de preparo é primordial para entregar um queijo crocante por fora e macio por dentro.

Anote dicas rápidas para preparar o melhor queijo coalho:

  1. Tenha um excelente armazenamento para preservar a temperatura baixa do queijo.
  2. É fundamental retirar da refrigeração apenas na hora de assar.
  3. O truque para um queijo crocante, é passar os queijos em uma mistura de 100ml de água e 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio.
  4. Em seguida, pincele óleo na grelha que deve estar em alta temperatura.
  5. Por fim, leve ao primeiro andar da churrasqueira e pressione levemente os queijos.

2. Incremente seu cardápio com os melhores acompanhamentos

Se você quer mesmo ganhar dinheiro de verdade na praia, então, o queijo coalho é apenas parte do processo. O que você realmente precisa é oferecer variedade de produtos, incrementar seu carro-chefe com os melhores acompanhamentos.

Só para exemplificar, uma vez eu conheci um vendedor de queijo coalho lá no Guarujá, imagina uma pessoa bondosa. Então, ele era obcecado em vender seu coalho de muitas maneiras diferentes, tinha até uma versão com mel.

Embora vendesse bem, ele mesmo disse que só o queijo não chamava tanta atenção. Foi então que ele passou a levar outros petiscos, lanches e complementos. Tudo para ampliar o público atendido e chamar a atenção de quem já comprava dele.

  • Ofereça versões diferentes de molhos para acompanhar o coalho, como mel, molhos especiais e até geleia de pimenta.
  • Milho cozido na manteiga tem público fiel.
  • Pequenos pastéis recheados são ótimos para vender.
  • Espetinho de carne com coalho e bacon.
  • Pão com linguiça, vinagrete e molho especial é venda certa.

DICA EXTRA: o tal vendedor acima era famoso por vender uma farta porção de queijo coalho glaceado com mel e salame fatiado. Na finalização, aquele punhado de suco de limão, onde o cliente fica feliz da vida e ele com o bolso cheio!

3. Crie combos ou pacotes promocionais para grandes grupos de turistas

Dentre as maiores estratégias de vendas no mercado, estimular a percepção de valor no consumidor é a mais assertiva. Quando você dá descontos, oferece combos para grandes grupos e gera valor, pode acreditar, o cliente gasta que nem sente.

Outra jogada de mestre é trabalhar com preços próximos para diferentes quantidades. Dessa forma, você instiga o cliente a comprar mais e aumenta o ticket médio em cada venda.

Inclusive, experimente dar descontos em refrigerantes e até mesmo na cervejinha, isso atrai clientes fiéis.

4. Tenha equipamentos eficientes para dar conta do recado

Independentemente se você tem uma pequena churrasqueira ou uma grelha de porte médio, a eficiência é primordial. O coalho não é o queijo mais rápido para grelhar, especialmente se você o armazena resfriado.

Na minha opinião, o primeiro passo é dominar completamente o braseiro da churrasqueira. A partir disso você conseguirá projetar o tempo médio para preparar o produto, o que impacta muito na satisfação.

Outro ponto relevante, eu sei que o coalho causa muita sujeira, mas mantenha a grelha limpa entre um cliente e outro. Desse modo, você evita vender um produto com resquício daquele queimadinho, agiliza a cocção e transparece mais higiene.

DICA ESPECIAL: sempre que um consumidor comprar coalho de você, fique por perto, enrole um pouco para “seguir viagem”. As chances de a mesma pessoa comprar mais queijo são grandes, pois geralmente ela está com fome e com uma lata gelada na mão!

5. Estude os pontos de maior movimento na praia

O cenário perfeito para um vendedor de queijo coalho na praia não é se movimentar desenfreadamente pela areia quente. Pelo contrário, é preciso muito jogo de cintura para ter assertividade na venda e minimizar o desgaste do trabalho.

Por isso, conforme você se desloca entre a multidão, identifique pontos em que os banhistas mais se concentram, principalmente em locais com poucos comércios ao redor, como bares e petiscarias.

Pelos relatos de vídeo e através de conversas com vendedores, chega um momento que você reconhecerá seu perfil ideal de cliente. Com isso, aproveite o conhecimento até aqui para vender mais através de um ticket médio alto.

6. Procure legalização a partir da prefeitura local

Em cada estado deste país de proporção continental que é o Brasil, existem regras e regulamentações específicas. Por isso, nem sempre as obrigações são as mesmas, tampouco as autorizações para você trabalhar.

Ainda que vender como ambulante não seja crime, é importante atuar pela lei para evitar problemas, como apreensão de mercadorias. Portanto, vá até a prefeitura  local e se inteire do que é preciso para começar a vender seu coalho com segurança.

Viu só como vender queijo coalho na praia depende de etapas simples, mas bem pensadas para render frutos?

Uma dica valiosa: caso você conheça algum comerciante próximo da praia, faça parceria para armazenar itens como refrigerantes, sucos, cervejas e ingredientes perecíveis.

Assim, você trabalha com oferta completa e produtos frescos que atendem as exigências do consumidor. Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, compartilhe-as e até a próxima!

Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

Deixe o primeiro comentário