Você está interessado em trabalhar no ramo de bolos e ganhar um dinheiro extra ou quer abrir seu próprio negócio e não sabe como começar? Então eu vou te ajudar com algumas dicas sobre como montar um pequeno negócio de bolos.
Não existem dúvidas que a venda de bolos caseiros se tornou um investimento muito rentável para diversos brasileiros, nos últimos tempos. Nem adianta achar que o negócio já deu – ainda existe espaço suficiente para explorar.
Só que como cada empreendimento, entender como montar um pequeno negócio de bolos e começar a trabalhar nisso exige conhecimento, esforço, dedicação, planejamento e muito trabalho.
A verdade é que nem todo mundo está disposto a trabalhar tanto por algo, mesmo que seja seu. Tem gente por aí achando que ser empreendedor é moleza, é fácil e não precisa nem trabalhar – leve engano!
Se você está pronto para pagar o preço para ter a sua liberdade financeira e pessoa, fica aqui comigo. Vou te dar dicas que vão te ajudar a mudar de vida!
Entenda o negócio de bolos caseiros
Vender bolos caseiros virou realidade de negócio para muitos brasileiros. Isso porque, além de ser um investimento que não requer muito dinheiro ou formação, o negócio permite que o empreendedor trabalhe em casa.
Outro fator importante é que, no mundo corrido em que vivemos, muitas pessoas optam por comprar alimentos já prontos para o consumo. Isso facilita a vida de quem não gosta ou não tem tempo de preparar refeições ou outras receitas.
É aí que entra o negócio de bolos caseiros. Afinal, quem resiste a essa guloseima, especialmente quando ela tem gosto de receita feita em casa? Deu até água na boca, não é mesmo?
O melhor: os sabores são os mais variados e podem ir dos simples até os recheados. Isso faz com que as pessoas tenham maior interesse em adquirir bolos caseiros e, consequentemente, o negócio se torna muito lucrativo para o pequeno empreendedor.
Leia também: Como montar uma loja de bolos
Como montar um pequeno negócio de bolos: Dicas que vão te ajudar!
Você está pensando em investir na produção de bolos feitos em casa? Então as próximas dicas sobre como montar um pequeno negócio de bolos são para você. Pegue papel e caneta e comece já a planejar o seu negócio!
Só não se esqueça de uma coisa: De nada adianta ler todo esse texto, ver e aprender todas essas dicas se você não estiver disposto – de verdade – a colocá-las em sua vida.
É no dia a dia, na ação que a gente consegue construir as coisas. Se elas ficarem só nas nossas mentes a nossa vida continua igual e os sonhos ficam cada vez mais distantes. Pense nisso!
1. Local para montar um negócio de bolos
O primeiro passo é decidir se você quer montar o seu pequeno negócio em casa ou se pretende alugar um espaço onde irá funcionar a sua “casa de bolos”.
Se optar por trabalhar em casa, você tem a vantagem de economizar na compra de equipamentos que são necessários para a produção de bolos e que você verá no próximo tópico.
Mas você deve se certificar de que a sua cozinha é ampla o suficiente para abrigar uma área de produção de bolos. Outro fator fundamental é garantir que haja um espaço para a recepção dos clientes, que pode ser a sala de casa, por exemplo.
Agora, se você pretende investir em um espaço físico para abrir o seu negócio, a coisa muda de figura. Além de ter que comprar os equipamentos para a produção dos bolos, você deve garantir que o negócio funcione em um local com boa localização, especialmente no centro da cidade ou onde haja um grande movimento de pessoas durante todo o dia.
Uma dica valiosa é procurar a Prefeitura do seu município para saber sobre os procedimentos necessários para abrir uma empresa.
Além do mais, respeite sempre as normas da vigilância sanitária, principalmente porque seu negócio é voltado à área de alimentação.
2. Equipamentos e estrutura
Como já foi dito, se você optar por trabalhar em casa, terá a vantagem de não precisar investir muito na compra de equipamentos, mas se você quer alugar um espaço e começar o negócio do zero, confira abaixo quais são os equipamentos essenciais para começar a produzir bolos.
Lembre-se: esses são os equipamentos básicos para você começar o seu negócio e a quantidade irá variar de acordo com o quanto você deseja produzir.
Esse é um item importante de como montar um pequeno negócio de bolos, então preste muita atenção!
Na cozinha, você irá precisar basicamente de:
- Fogões e fornos;
- Geladeiras e freezers;
- Liquidificadores e batedeiras;
- Panelas, vasilhas, tigelas e formas;
- Pequenos utensílios como colheres, facas, panos de prato e outros que julgar necessário.
Já para a área administrativa (escritório), você terá que contar com os seguintes equipamentos:
- Computador;
- Telefone;
- Impressora e impressora de nota fiscal;
- Máquina de cartão de crédito e débito.
Invista também em balcões de atendimento e vitrines para serem colocados na recepção da sua loja e não se esqueça de garantir que haja sanitários, um depósito e uma garagem para carro, caso você vá oferecer o serviço de entrega de bolos.
Uma dica valiosíssima: mantenha todos os espaços sempre limpos e organizados, desde a entrada da loja até o depósito.
3. Ofereça variados sabores
Boa parte do sucesso do seu negócio de bolos caseiros vem da variedade de sabores que você irá oferecer. Por isso, coloque no cardápio bolos comuns, como de laranja, fubá, bolo de cenoura, limão, abacaxi, chocolate, e outros mais trabalhados, com coberturas e recheios.
Outra dica é dar ao cliente a opção de montar um bolo. Se você quer vender bolo de chocolate, por exemplo, pode deixar que o cliente escolha a cobertura que mais lhe agrada, seja com brigadeiro, granulado, confetes e muito mais. Você só precisa usar a criatividade e oferecer uma grande variedade de sabores e opções!
4. Defina onde vender os bolos caseiros
Se você vai abrir uma casa de bolos, já terá um local específico para vender seus produtos, mas você pode procurar fazer parcerias com outros estabelecimentos na sua região, como padarias, lanchonetes e bares. Assim, você irá dobrar os lucros!
Para quem deseja preparar os bolos em casa, pode vendê-los na própria residência e seguir a dica anterior de firmar parcerias com outros tipos de negócios.
Além disso, é possível recorrer àquela famosa tática de bater de porta em porta ou colocar os bolos dentro do carro e sair por aí (aprenda como fazer isso aqui). Muitas pessoas também estacionam próximas a locais movimentados e vendem os bolos ali mesmo.
5. Divulgue o seu negócio
Uma dica importante sobre como montar um pequeno negócio de bolos é investir na divulgação do seu negócio.
A começar pela fachada da sua casa de bolos ou da sua própria casa (nesse caso, utilize cartazes e outras peças personalizadas) até a criação de um site próprio da empresa.
Outra dica valiosa é apostar na divulgação de seus produtos nas redes sociais. Para isso, crie um perfil em cada uma dessas mídias – Facebook, Instagram, Twitter e outras – e adicione sempre fotos atraentes de seus bolos caseiros.
Mantenha seus contatos e informações sempre atualizados e não se esqueça de interagir com os clientes, tirando dúvidas e respondendo solicitações.
Agora é agir!
Gostou das nossas dicas sobre como montar um pequeno negócio de bolos? Está esperando o que para investir nisso? É a sua hora de ser um pequeno empreendedor e faturar um bom dinheiro no final do mês. Aproveite!
É como eu te falei antes, se você aprender tudo aqui e não colocar em prática só estará perdendo seu tempo e gastando os seus sonhos.
A vida é feita de riscos e atitudes: Corra atrás mesmo!
Aproveite e confira aqui também o artigo com ideias de frases para divulgar bolos. Porque vai lhe ajudar a atrair ainda mais clientes na hora da divulgação.
Bem verdade, estou desejando abrir um negócio de venda, numa garagem da minha casa. Por isso estou pesquisando. Embora, eu não tenho o capital, mas, ainda tenho disposição para o trabalho e, nunca deixei de sonhar…..
Qual tamanho de forma ideal para cada bolo. O de Aipim, leite, milho e Cenoura?
QUANDO SE DESEJA algo,deve-se começar debaixo,portanto consiga um pequeno balcão e exponha teu produto na tua garagem e anuncie para os vizinhos ,nada de orgulho,seja humilde e com o passar dos dias você vai adquirindo as coisas necessárias para ter um comercio num espaço legal.
é eu sei de tudo isto,, só preciso de grana pra montar a loja, tenho um espaço, (GARAGEM3X6) só não tenho grana,para começar,seria quanto o investimento.