Como ganhar dinheiro no meu quintal

Publicado por Jéssica Trabuco em 5 de agosto de 2021

Para ganhar dinheiro no seu quintal você pode abraçar vários modelos de negócios que vão desde ideias mais simples como criar uma horta a ideias mais complexas como a abertura de uma fábrica. 

Abaixo vou falar um pouco sobre oito propostas distintas para você escolher a que mais condiz com seu objetivo de mercado. Confira:

1. Crie uma horta no quintal


Como ganhar dinheiro no meu quintal

Para montar uma horta é preciso um espaço de pelo menos 10 m² livre. A partir disso, a maior preocupação que você deve ter é com o preparo do terreno e a disponibilidade de água. 

Cada tipo de cultivo exige especificidades, por isso é aconselhado que reserve um tempo para estudar cada tipo de plantação que existe, beleza?

Depois disso dê uma pesquisada na internet e na região onde reside sobre o que plantar no quintal de casa para ganhar dinheiro e veja o que tem maior procura e aceitação, para começar a investir pesado. 

Entre as possibilidades, dá para você plantar frutas sazonais, verduras, raízes, legumes e folhas como o alface e a cebolinha.

Outra opção interessante é fazer mudas e vender para incentivar o cultivo caseiro. Por fim, dá para focar na comercialização de plantas ornamentais para decoração de diferentes espaços. 

2. Venda de temperos


Dá para cultivar os temperos no seu terreno ou buscar por fornecedores com preços acessíveis onde você possa comprar para revender. 

Pelo fato de outros estabelecimentos comerciais disponibilizarem esse tipo de produto, é interessante que sua venda tenha a maioria dos temperos do mercado, trazendo inclusive propostas diferenciadas de outros estados e até mesmo países, para atrair mais clientes. 

Você pode vender os produtos a granel (no peso) ou empacotar e vender a preços individuais. 

Conheça algumas opções para montar um estoque e disponibilizar na sua vitrine:

  • Curry;
  • Pimenta do reino;
  • Pimenta calabresa;
  • Páprica doce;
  • Páprica picante;
  • Fumaça em pó;
  • Alho em pó;
  • Colorau;
  • Orégano;
  • Cominho em pó;
  • Gengibre;
  • Canela;
  • Alecrim;
  • Tomilho;
  • Chimichurri;
  • Manjericão desidratado;
  • Salsinha desidratada;
  • Lemon pepper;
  • Ervas finas.

3. Negócio de costura


Que tal abrir um espaço de customização e costura para atender as demandas da sua cidade? Se você tem habilidades, basta comprar uma máquina um pouco mais profissional e começar a divulgar diferentes subnichos de produtos personalizados. 

Além de consertar roupas, dá para fazer criações com modelos apresentados pelos seus clientes e criar peças completamente sob medida. 

Você pode focar na criação de sousplat para se inserir no universo de mesa posta, em roupinhas de cachorro, moda praia e moda íntima. Se quiser aumentar ainda mais o leque de clientes, dá para fazer roupas sociais e disponibilizar para aluguel. 

4. Venda de comida


O ramo alimentício tem crescido muito nos últimos anos e este cenário se reproduz na maioria dos estados do nosso país, fazendo desta atividade um excelente oportunidade para quem quer ganhar dinheiro. 

Se você tem um terreno grande, basta distribuir mesas e cadeiras para recepcionar os clientes e estruturar uma cozinha ou quiosque para atender aos pedidos de forma mais eficaz.

Agora, para ganhar dinheiro com terreno pequeno o ideal é abraçar a modalidade de delivery ou colocar algumas mesinhas no passeio e o usar o quintal só para a produção mesmo.

Dá para comercializar marmitas, salgados fritos e de forno, doces, lanches, bebidas e o que mais quiser. 

5. Criação de animais


A criação de animais é uma forma de ganhar dinheiro em fazenda ou terrenos maiores. Ainda que você seja um produtor pequeno e feche contratos com poucas empresas, é indicado que tenha área suficiente para criar os bichos de maneira adequada. 

Agora, se você tem um terreno um pouco menor e sente vontade de iniciar nessa atividade ainda assim, dá para começar com a criação de abelhas (tendo cuidado especial com as africanas), criação de peixes, de codornas poedeiras e de galinhas caipiras.

À medida em que a grana for entrando, dá para você ampliar seu quintal ou investir em um terreno maior e começar a criar gado para leite, cavalos e até mesmo javalis.

6. Faça um camping


ganhar dinheiro com terreno pequeno

As pessoas que investem em camping costumam ter terrenos de pelo menos 500 m², mas a verdade é que você pode disponibilizar essa estadia com bem menos espaço. Se o seu quintal tiver cerca de 100 m² já dá para montar dois banheiros pequenos, um chuveirão e um espaço com uma mesa e pia como uma espécie de cozinha coletiva. 

As barracas podem ter cerca de 2,8 m² (para casais) e ficarem dispostas com uma distância de pelo menos 1,5 m² de cada lado. Esse tipo de negócio costuma dar muito certo em regiões litorâneas, destinos turísticos muito procurados e locais que tenham shows grandes com certa frequência. 

O bacana dessa experiência é fazer um cronograma bem rural para deixar as pessoas sentirem um pouco mais a natureza, então disponibilize troncos para montagem de uma fogueira, tenha hortas para colheita livre e criação de alguns animais. 

7. Alugue o espaço


Se você tem uma boa área e não tem muita ideia do que pode fazer, nem pretende ter muito trabalho, saiba que dá para lucrar alugando para outras pessoas. Dá para compartimentar o seu quintal em pequenos boxes, pequenas salas ou apenas disponibilizar o terreno para que o empreendedor explore como achar melhor. 

Caso tenha dificuldade de alugar a um preço bacana, tente divulgar o espaço em troca de comissionamento. Fazendo com que pequenos empresários com pouca grana possam ter um espaço físico de vitrine e em troca disso, repassem uma porcentagem do lucro do negócio para você. 

Esse comissionamento pode girar em torno de 20% do lucro bruto mensal. 

8. Estruture uma pequena fábrica


Existem muitas ideias de pequenas fábricas de fundo de quintal e se você tem alguma aptidão na confecção seriada de alguma coisa ou possui alguma máquina que te possibilite produzir em grande quantidade, abrace essa opção. 

Você pode abrir uma fábrica de vassouras, de sapato, de MDF, de reciclagem, entre outras coisas. 

A ideia é estruturar um espaço de produção e de estoque de forma organizada.

Teste seu espaço e comece a ganhar dinheiro!


Agora que você já sabe como ganhar dinheiro no seu quintal, teste algumas ideias, avalie o que tem maior aceitação na sua região e divulgue em todos os cantos. 

Espero que o artigo tenha clareado sua mente e te ajude a materializar um negócio rentável usando o espaço e recursos que o seu terreno te proporcionam. 

Estou torcendo para tudo dar certo!

Forte abraço!

Jéssica Trabuco
Sou baiana de Salvador, formada em Jornalismo e fundadora do Negócio de Cozinha. Trabalhei com vendas por mais de cinco anos e estudar e falar de negócios faz parte do meu dia a dia! Sou apaixonada em ajudar o outro a mudar o seu mundo e faço o que estiver ao meu alcance para conseguir!

Deixe o primeiro comentário