Como montar uma criação de abelhas: dá lucro? como começar?

Publicado por Jéssica Trabuco em 23 de maio de 2021

Se você quer saber como montar uma criação de abelhas, então continue comigo que eu vou lhe mostrar exatamente tudo o que precisa!

A criação de abelhas para produção de mel é um negócio que existe há anos. Sendo assim, é algo que já está consolidado no mercado e sempre tem uma boa demanda.

Se tornando uma boa oportunidade para quem deseja iniciar no ramo da apicultura. Mas, nem todo mundo sabe por onde dar os primeiros passos.

Então eu decidi trazer aqui um guia explicando como montar uma criação de abelhas do zero:

Entenda o mercado de abelhas


como montar uma criação de abelhas

O mel é um dos produtos mais consumidos em todo o mundo. Estima-se que todo o ano são produzidas 1.200.000 toneladas de mel.

Além do sabor agradável, que é utilizado em alimentos, ele também é muito consumido por conta dos seus nutrientes. Ele tem ferro, magnésio, fósforo, potássio, cálcio e vitaminas B,C,D, e E. É comum a gente ver as pessoas utilizando o mel para combater problemas inflamatórios.

Ele é analgésico, antimicrobiano, antisséptico, anti-inflamatório e também ajuda no sistema digestivo. O mel também é muito utilizado para a indústria cosmética tanto em cremes, shampoos, máscaras de limpeza, cremes hidratantes e outros. Já percebeu quantas vantagens tem esse produto?

Demanda e necessidade é o que não faltam e essa com certeza pode ser uma grande oportunidade para você. Apesar de já ser uma prática feita há alguns anos, ainda tem espaço para você montar também a sua criação de abelhas e se tornar bem sucedido com ela. 

Outras vantagens da criação de abelhas

Você não vai ganhar dinheiro só com o mel, apesar de que ele será o carro chefe e te possibilitará um melhor faturamento. É possível aproveitar outros produtos e ganhar dinheiro também com eles.

Você poderá vender a própolis, que é o que cobre a parte interna da colmeia, para a indústria cosmética e farmacêutica e também a geleia real.

Outro produto muito utilizado e que dá para ganhar dinheiro é a cera. Ela é usada tanto em cosméticos, como para a produção de velas e para medicamentos.

A apitoxina, o veneno das abelhas purificado, também pode ser comercializada, já que ele é utilizado como medicamento para o tratamento de reumatismo.

É possível também vender o pólen que serve como suplemento alimentar por causa dos seus nutrientes.

Faça o seu planejamento


Esse é o momento que você vai sentar para organizar o seu projeto. Coisas como o investimento que tem disponível, o local que quer trabalhar, o tipo de abelha que pretende criar e até o seu objetivo.

Analisar tudo isso de frente, no papel, vai te ajudar a criar a melhor estratégia possível para que o seu negócio tenha uma base forte e mais chances de resultados positivos.

Defina como vai adquirir as abelhas


Existem basicamente três maneiras de conseguir abelhas para sua criação: Comprando de outro apicultor, capturando as colmeias na natureza e instalando no seu local ou usando técnicas para atração de enxames. 

A meu ver, a melhor maneira é fazendo a compra de outro empreendedor do ramo. Isso vai garantir que você trabalhe com as abelhas brasileiras, que não possuem ferrão – o que facilita muito todo o contato. 

As duas outras formas podem atrair abelhas africanas ou as chamadas Apis Melífera e isso exigirá alguns cuidados especiais para não haver acidentes. 

Como atrair abelhas

A atração das abelhas precisa acontecer por meio de um isco. As que forem capturadas precisam ser colocadas em uma colmeia que já tenha sido morada de outras abelhas e que tenha quadro de favos.

É preciso borrifar água fria nas abelhas para que elas não fujam e para fazer com que elas entrem na colmeia é preciso usar escovas de abelhas ou de fumo. O período ideal para atrair abelhas é no final do clima frio e início do clima seco.

Local para montar uma criação de abelhas


Esse é um ponto importantíssimo porque isso influencia diretamente no sucesso ou não do negócio. 

Se o seu objetivo for começar uma criação de abelhas nativas, é possível até fazer dentro de casa. No caso das africanas, o cuidado precisa ser maior e o ideal é que o local seja na zona rural, longe do fluxo de pessoas. 

Fora essa questão, é importante que a área não tenha muitos ventos fortes, que não seja de fácil acesso a animais domésticos ou outras pessoas, e que seja seca. 

Outra coisa que precisa ser considerada é que a região precisa ter água próxima, porque as abelhas vão usar isso para se refrescarem e refrigerar a colmeia em dias mais quentes. 

Também é preciso evitar locais próximos a indústrias de açúcar, cana e cachaça porque isso pode fazer com que o mel perca a qualidade. As colmeias precisam ficar próximas a árvores que dão frutos, como no caso de bananeiras, laranjeiras e eucaliptos.

Escolha o tipo de colmeia que vai construir


Existem três tipos de colmeia diferentes que podem influenciar na produção do mel. A gente listou aqui os três tipos e as suas características para que você conheça.

Observe a seguir:

Colmeia Top-Bar

Esse é um tipo de colmeia que tem baixo custo e que os materiais podem ser encontrados na região sem dificuldade. Ele produz de 20 a 40 kg de mel por ano, fora a cera. 

A durabilidade desse tipo de colmeia é de 10 anos. Ele é feito com dois cestos, um em cima do outro, produzidos com madeira. A única desvantagem desse tipo de colmeia é que é necessário construir pelo menos 10 delas para ter uma produção bacana.

Colmeias de madeira

Esse tipo de colmeia é simples e barato e é feito por meio de amarrações a árvores. Ela tem forma cilíndrica e é o tipo de colmeia que mais produz própolis. 

Uma dificuldade desse tipo é que fica mais difícil verificar a qualidade do mel. Também é mais complicado ter o controle e fazer a separação depois. 

A produção por ano de mel é de 6 a 10 kg.

Langstroth

É a mais cara colmeia que tem por aí. Ela produz de 50 a 60 kg por ano e esse tipo permite que o monitoramento do mel seja feito de forma mais eficiente, além da separação dos favos. 

Para construir esse tipo, porém, é preciso ter um extrator especial. Esse tipo de colmeia é o mais recomendado para apicultores experientes.

Equipamentos para criação de abelhas


criação de abelhas

De acordo com o Sebrae, é preciso ter alguns equipamentos de apicultura específicos para começar o seu trabalho, veja: 

  • Peneira de aço inox para filtrar o mel;
  • Decantador 110 quilos aço inox;
  • Coletores de pólen modelo de alvado ou melgueira;
  • Coletores de própolis modelo melgueira, ninho ou núcleo;
  • Centrífuga 8 quadros de aço inox;
  • Mesa desoperculadora de aço inox;
  • Balde para receber mel da centrífuga;
  • Equipamentos de proteção individual (luvas, botas brancas cano médio, macacão com máscara e chapéu acoplados, formão apícola em aço).

Criar abelhas dá lucro?


Sim, investir na criação de abelhas dá lucro e algumas pessoas conseguem faturar mais de R$70 mil por mês com esse tipo de negócio. 

O bacana é que a margem de lucro é alta e o investimento é baixo. Com boa organização e estratégia é possível ter excelentes resultados. 

Investimento para montar criação de abelhas


Ainda de acordo com o Sebrae, o investimento médio para criar abelhas a partir de 20 colmeias é de aproximadamente R$15 mil.

Isso engloba a aquisição de equipamentos de segurança, os equipamentos para o processo do mel, a estrutura das colmeias e todos os outros equipamentos necessários. Também está incluso o valor do local para a montar a criação.

Comece!


Agora que já sabe como montar uma criação de abelhas, comece a se organizar para iniciar suas atividades. 

Espero que o artigo tenha te ajudado e que você tenha muito sucesso. 

Um abraço e até mais!

Jéssica Trabuco
Sou baiana de Salvador, formada em Jornalismo e fundadora do Negócio de Cozinha. Trabalhei com vendas por mais de cinco anos e estudar e falar de negócios faz parte do meu dia a dia! Sou apaixonada em ajudar o outro a mudar o seu mundo e faço o que estiver ao meu alcance para conseguir!

Deixe o primeiro comentário