Comidas nordestinas para vender

Publicado por Jéssica Trabuco em 7 de maio de 2021

Neste artigo vou te apresentar 16 possibilidades de comidas nordestinas para vender aí na sua cidade, incluindo algumas sobremesas.

Abaixo vou falar um pouco sobre cada proposta para que você monte um cardápio de forma estratégica e consiga levar um pouquinho do Nordeste para a rotina das pessoas. Confira:

1. Acarajé e abará


Comidas nordestinas para vender

Essas duas iguarias são bem típicas no estado da Bahia e são compostas por uma massa de feijão fradinho, cebola, sal a gosto e azeite de dendê.

O grande diferencial entre uma e outra é que o abará tem a massa cozida, ficando mais uniforme e amarelinho por fora, enquanto que o acarajé é frito, o que garante uma crosta crocante na parte de fora e um interior bem macio. 

Ambas são servidas com acompanhamentos que se resumem a vatapá, salada vinagrete, caruru, camarão e pimenta (que são escolhidos de acordo com o gosto do cliente).

As profissionais especialistas nesse tipo de confecção são chamadas de baianas do acarajé e elas garantem que o segredo do preparo está no braço, que precisa ter força para mexer bastante essa massa que é super densa e pesada.

2. Caruru e vatapá


O caruru e vatapá como dito acima, podem ser servidos como acompanhamento do acarajé e do abará, mas também podem ser servidos como prato principal.

Nesse último caso, eles geralmente têm acompanhamentos, como arroz branco, banana frita, o famoso xinxim de galinha (que leva em seu preparo um toque especial de dendê) e até mesmo pedacinhos de cana como sobremesa.

Na gastronomia nordestina esses pratos e acompanhamentos são bem comuns em celebrações católicas como Sexta-feira Santa e no dia de São Cosme e Damião.

3. Sarapatel


O Sarapatel está na listinha de comidas nordestinas estranhas, por utilizar no preparo apenas as vísceras do porco, como rins, fígados, coração e até mesmo sangue.

Na hora de fazer a receita, a mistura costuma exalar um cheiro muito forte, que acaba inibindo a galera de comer, então, se você tem um restaurante, o ideal é cozinhar o sarapatel em um horário que não tenha muita gente no estabelecimento, para não acabar espantando a clientela. 

Se você for preparar quentinhas, é interessante que coloque arroz e farofa ou coloque apenas o arroz e envie um saquinho com farinha. 

Por ter um sabor bem marcante, esse é o tipo de comida que não combina com muitos acompanhamentos, então, não perca tempo tentando inventar. 

Foque na simplicidade que você vai estar entregando o ouro ao cliente.

4. Baião de dois


Se você tem dificuldades e dúvidas de como fazer comida nordestina, esse é um prato que vai facilitar demais a sua vida. 

O baião de dois trata-se de uma mistura de arroz, feijão, bacon, calabresa, queijo coalho e temperos a gosto.

Basicamente você vai preparar cada um dos ingredientes separadamente (lembrando de deixar o arroz ao dente) e depois vai fazer todos esses ingredientes incorporarem em uma mistura só (ao fogo), gerando uma explosão de sabores. 

Simples assim, sem mistérios. 

5. Buchada


A buchada mais comum é a de bode, mas dá para você fazer com o boi ou com o carneiro.

O preparo dessa iguaria exige que você lave bem as vísceras e refogue com muitos limões. Já o bucho (que será usado com uma espécie de bolsa), precisa ficar de molho no limão por um bom tempo, para evitar o mau cheiro. 

Depois de fazer isso é só temperar bem o picado e costurar dentro do bucho, adicionar as tripas enroladas no pé do animal e outras vísceras maiores.

Muita gente pega esse picadinho de dentro do bucho e já aproveita para fazer um sarapatel. 

6. Tapioca


receitas nordestinas para vender

A Tapioca ou beiju recheado pode ser feito com recheios doces ou salgados e vem sendo muito abraçado pela galera fitness, por ter a possibilidade de ser feito com ingredientes low carb. 

Essa é sem dúvidas a melhor comida do nordeste para comercializar em lanchonetes, feiras e delicatessens (que disponibilizam opção de café da manhã e da tarde para os clientes). 

Pela grande versatilidade que apresenta, ela pode ser servida como lanche ou como sobremesa.

7. Moqueca


Existem tipos diferentes de moqueca no Brasil e a comida típica baiana engloba uma das variantes desse prato. 

Essa variante é chamada de moqueca baiana e traz em seu preparo o dendê que caracteriza bastante as comidas desse estado. 

Você pode usar os mesmos temperos para fazer também uma moqueca de camarão ou de outro fruto do mar.

8. Caldo de Sururu


Esse caldo é feito com um molusco chamado de sururu que parece muito com uma ostra. 

Ele é muito vendido em praias, bares e restaurantes e forma um par perfeito com uma cervejinha ou refrigerante bem gelados.

Você pode vender o caldo em porções pequenas, médias e grandes e utilizar esse molusco para o preparo de outras receitas também. 

9. Arroz de cuxá


Esse arroz é temperado com o molho de cuxá que é característico do estado do Maranhão. 

O preparo do molho leva vinagreira, farinha de mandioca seca, camarão seco, pimenta de cheiro e gergelim. 

Esse prato pode ser servido como acompanhamento ou como prato principal. 

10. Cuscuz


O cuscuz é a comida nordestina para vender que ocupa um espaço especial no coração da galera.

Tem gente que gosta de comer o cuscuz de milho puro, outras pessoas temperam com bacon, calabresa e salsinha e outras comem com ovo. 

Já o cuscuz de tapioca pode ser consumido com coco ralado ou com leite condensado. 

Dá para você vender o cuscuz no pote, servir inteiro em pratos ou pequenas porções.

11. Escondidinho de carne seca


O escondidinho geralmente é feito com purê de aipim, queijo (para adicionar bastante cremosidade e sabor) e a carne seca desfiada. Lembrando que essa carne pode ser substituída por calabresa, camarão ou carne de sol. 

Dá para vender o escondidinho em marmitinhas individuais ou em porções maiores com arroz e batata frita de acompanhamento.

12. Bobó de camarão


O bobó de camarão faz parte da história da culinária nordestina e traz um sabor e consistência super marcantes. 

Uma das formas mais diferentes de apresentar essa comida é como recheio de salgados e tortas. 

13. Arrumadinho


O arrumadinho é um excelente tira-gosto para happy hour e um prato principal para um almoço bem completo.

Ele leva na composição charque, calabresa, bacon, feijão tipo fradinho, farinha, tomate, cebola e cheiro verde.

14. Bolo de rolo


Como fazer comidas nordestinas para vender

Começando no universo das sobremesas, o bolo de rolo é bem típico em Pernambuco e traz na sua proposta uma massa de bolo bem fininha com recheio enrolada como um caracol.

Ele pode ser vendido no kg ou na peça.

15. Bolinho de estudante


Esse bolinho é feito com tapioca e coco e recebe uma camada de açúcar e canela depois que ele é frito.

É muito comum na Bahia e pode ser encontrado em baianas de acarajé, junto às cocadas.

16. Bolo de aipim


Excelente opção para o café da tarde, o bolo de aipim é um dos mais queridinhos do nordeste, sendo um dos pratos principais das festas juninas. 

Teste algumas receitas e monte o seu cardápio


Agora que você teve acesso a tantas opções de comidas nordestinas para vender, chegou a hora de comprar os ingredientes e ir testando as receitas. 

Comece dando para os seus familiares experimentarem, depois chame alguns amigos e por fim inicie a venda dos pratos que foram mais elogiados. 

Vale lembrar que as receitas originais podem ser modificadas, mas é preciso ter cuidado para não fugir da originalidade cultural que cada uma delas carrega.

Te encontro no próximo artigo !

Abraços!

Jéssica Trabuco
Sou baiana de Salvador, formada em Jornalismo e fundadora do Negócio de Cozinha. Trabalhei com vendas por mais de cinco anos e estudar e falar de negócios faz parte do meu dia a dia! Sou apaixonada em ajudar o outro a mudar o seu mundo e faço o que estiver ao meu alcance para conseguir!

Deixe o primeiro comentário