Cuscuz no pote para vender: Dá dinheiro? Veja como fazer

Publicado por Jéssica Trabuco em 25 de fevereiro de 2021

Para começar a fazer cuscuz no pote para vender você precisa de flocão de milho, água, sal, um pouco de açúcar, uma cuscuzeira e potes.

Abaixo eu vou te mostrar uma receita de cuscuz tradicional e te dar dicas e informações que vão te ajudar a ganhar dinheiro trabalhando com essas maravilhas. Confira:

Receita de cuscuz para vender no pote


cuscuz no pote para vender

A receita abaixo é em uma quantidade para uma cuscuzeira normal, mas independente do quanto você queira fazer, a base é a mesma: A quantidade de xícaras de água precisa ser a metade de flocão de milho. 

Ingredientes

  • 2 xícaras de flocão de milho;
  • 1 xícara de água;
  • Uma pitada de sal;
  • Uma pitada (menor) de açúcar.

Modo de preparo

  • A primeira coisa a fazer é despejar o flocão de milho em um recipiente, com o sal e a pitada de açúcar e aos poucos a água, mexendo com as mãos para misturar; 
  • É muito importante que não fique nem seco e nem empapado;
  • Depois de misturar e a farinha ficar úmida, deixe descansar por 10 minutos;
  • Após esse período, você vai colocar água na cuscuzeira abaixo da medida da bandeja e ir jogando por cima a mistura;
  • Tenha cuidado para não apertar a mistura, ok? Você vai jogando e deixe que ela mesmo vá se moldando à panela;
  • Leve ao fogo e deixe cozinhar por 10 minutos;
  • Depois retire do fogo, despeje em um bowl e acrescente manteiga/margarina ao seu gosto e misture bem;
  • Por último é só colocar nos potinhos. 

Inove nos sabores de cuscuz!


Essa receita de cuscuz que eu trouxe aqui em cima é a tradicional, a base para você vender, sabe? Só que eu acho que vale a pena ir além do “normal” para conquistar os clientes e ganhar mais dinheiro.

Por exemplo, você pode vender o cuscuz com manteiga e calabresa misturado, com frango, bacon, carne do sol, carne seca… Tem tanto acompanhamento que você pode aproveitar para suas receitas!

Por isso, pense com carinho nos sabores de cuscuz no pote que vai fazer para vender. Isso pode te diferenciar dos concorrentes e te ajudar a ter sucesso!

Não esqueça do cuscuz doce

Além dos sabores salgados, você também pode investir no cuscuz doce. Desde o de milho normal feito com leite de coco e açúcar, até mesmo o cuscuz de tapioca para vender, que é algo adorado por muitas pessoas. 

Para te ajudar com isso, eu vou te apresentar uma receitinha rápida:

Receita de cuscuz de tapioca para vender no pote

Ingredientes

  • 1 xícara 1/2 de açúcar
  • 1 litro de leite
  • 200 g de coco ralado
  • 200 ml de leite de coco
  • 500 g de tapioca

Modo de preparo

  • A primeira coisa a ser feita é adicionar a tapioca em uma tigela e reservar;
  • Em uma panela acrescente o leite e deixe ferver, após isso adicione o leite de coco, o açúcar e o coco ralado;
  • Misture bem e jogue a tapioca. Espere mais cinco minutos e mexa de novo;
  • Deixe que esfrie um pouco e coloque nos potinhos;
  • Para dar o toque final, despeje leite condensado com coco por cima.

Trabalhe com ingredientes de boa qualidade


Se o seu objetivo é ganhar dinheiro com cuscuz, a sua maior preocupação deve ser em levar ao cliente além de sabor, qualidade e segurança! Isso você só consegue trabalhando com marcas de confiança! 

Como todos os seus ingredientes são, no geral, baratos e fáceis de serem encontrados, eu acho que o melhor é investir na compra em mercados atacadistas. Assim você tem a chance de comprar com preço de atacado, marcas de qualidade e até em maiores quantidades. 

Faça uma pesquisa na sua região e compare os preços. 

Encontre os potes certos!


Os potes são peça chave para seu futuro negócio, por isso, assim como no caso dos ingredientes, você precisa fazer uma pesquisa na sua região para encontrar lugares que vendem embalagens. 

Seu objetivo deve ser encontrar potes de tamanhos diferentes, de boa qualidade e com custo baixo para você ter margem de lucro. 

O mais comum é vender esse cuscuz em potes de plástico redondos com tampa, mas se você quiser inovar pode procurar outros formatos ou até materiais.

Informações que precisam estar no pote!

Sua embalagem é uma espécie de cartão de visita do seu negócio. Por isso, além de limpa e bem vedada, ela precisa de algumas informações para servir de divulgação, olhe:

  • Logo do seu negócio (você pode imprimir em adesivo e colar);
  • Etiqueta com data de fabricação e validade (no geral a validade do cuscuz é de até três dias);
  • Informações de contato (pelo menos WhatsApp e Instagram);
  • Ingredientes utilizados (nem todo mundo coloca, mas eu acho muito importante).

Divulgue bastante!


cuscuz no potinho

Além de usar sua própria embalagem como divulgação, você precisa aproveitar o velho e bom boca a boca! Essa é ainda uma das melhores formas de divulgar algo, por isso comece por caprichar bem com relação ao sabor, qualidade, decoração e atendimento aos clientes para que eles mesmos façam a propaganda positiva.

Além disso, é fundamental utilizar o poder das redes sociais a seu favor! Além do WhatsApp, faça pelo menos uma conta no Instagram e construa conteúdo diário de qualidade.

Tire fotos bonitas do cuscuz no potinho, fale sobre curiosidades, faça sorteios, promoções… Enfim! Faça tudo que puder para chamar a atenção das pessoas para a sua marca e as fidelize de forma a só comprarem com você.

Investimento inicial para fazer cuscuz no pote para vender


Essa é a melhor notícia: Você não precisa de quase nada para começar. Dá para trabalhar de casa com seus utensílios, só será necessário comprar os ingredientes e os potes. Com um valor de R$300 dá para iniciar bem.

Ah, um detalhe importante: Você precisa de uma bolsa térmica para poder transportar o cuscuz sem que tenha problema com a temperatura e/ou qualidade. Acredito que pode ser um cooler.

Defina como vai trabalhar


Existem pelo menos duas formas diferentes de começar a vender seu cuscuz:

Venda direta

É a mais comum. Por meio da sua bolsa térmica você vai levar o cuscuz no pote e oferecer diretamente ao cliente final. Isso dá muito dinheiro se você escolher os locais certos para a abordagem.

A questão é o local ter fluxo grande de pessoas com fome e sem tempo, como em frente a faculdades, colégios e principalmente em shoppings center. Essas pessoas procuram algo pronto e gostoso, além de barato para se alimentarem.

Sob encomenda

Trabalhar com encomenda de cuscuz no pote também é uma ótima oportunidade para ganhar dinheiro. Para isso é preciso focar nas divulgações na internet e com as pessoas mais próximas.

Isso tudo para que as pessoas possam se apaixonar pelo seu produto e passem a encomendá-lo. Desse jeito a suas possibilidades de ganho são ainda maiores. Você só precisa ter bastante organização e dedicação.

Leia também: Comidas diferentes para vender

Vender cuscuz dá dinheiro!


A ideia de te mostrar como fazer cuscuz no pote para vender veio da necessidade que existe em ganhar dinheiro por conta própria, sem precisar de patrão e amarras. 

Se você se planejar direito, criar um cardápio gostoso e for um bom vendedor, pode ter excelentes resultados e começar a viver somente disso. 

Espero que o artigo tenha te ajudado e inspirado e que a partir de agora comece a correr para transformar seu sonho em realidade. 

Agradeço muito a sua companhia e te desejo sucesso!

Jéssica Trabuco
Sou baiana de Salvador, formada em Jornalismo e fundadora do Negócio de Cozinha. Trabalhei com vendas por mais de cinco anos e estudar e falar de negócios faz parte do meu dia a dia! Sou apaixonada em ajudar o outro a mudar o seu mundo e faço o que estiver ao meu alcance para conseguir!

5 comentários

Deixe o seu comentário