Para montar um cardápio de sorvete você precisa escolher um tipo de sorvete para trabalhar, definir uma paleta de cores, determinar todos os itens que serão disponibilizados e apostar em uma linguagem fácil de entender.
Abaixo vou te explicar cada um dos aspectos que devem ser colocados na balança na hora de montar o seu próprio cardápio.
Acompanhe:
Primeiro decida que tipo de sorvete você vai comercializar
Antes de definir os sabores de sorvete, os adicionais e outros produtos complementares para compor o seu leque de opções, é importante entender qual o tipo de sorvete que você vai comercializar para criar um cardápio mais direcionado.
Dentro desse mercado você pode escolher a modalidade mais comum, que é a venda de sorvete pela quantidade de bolas em casquinhas, copos ou barcas (conseguir montar um cardápio chamativo para essa modalidade é complicado pela simplicidade que a proposta carrega).
Você também pode optar por vender seu sorvete no quilo e nesse caso é indicado que o seu cardápio fique preso na parede com letras grandes, já que os clientes irão montar o produto do jeitinho que quiser.
Por fim, existe uma modalidade nova que vem sendo abraçada por muitos empreendedores visionários e que carrega um preparo dos sabores bem diferenciado: O sorvete tailandês ou sorvete na chapa.
O sorvete tailandês é preparado na hora, portanto, os clientes escolhem os ingredientes para compor o sabor ao invés de ingredientes para complementar.
Entenda o que pode ter em um cardápio de sorveteria
Um cardápio de sorveteria pode ser muito variado e os produtos e componentes vão depender muito da sua proposta.
Faça uma pesquisa dos tipos e sabores de sorvete mais vendidos, entenda quais as novidades do mercado e implemente no seu estabelecimento.
Veja algumas ideias de produtos para o seu cardápio:
- Sorvetes na casquinha;
- Sorvete de um quilo;
- Mini sorvete;
- Picolés simples;
- Paleta italiana;
- Açaí;
- Sundae;
- Milkshakes.
Você pode colocar muitas outras opções, inclusive de produtos que não sejam gelados como chocolate quente, sorvete frito e petit gateau que são excelentes produtos para vender na sorveteria no inverno.
A grande sacada é entender o seu público alvo e focar em trazer inovações e muito sabor para eles.
Veja abaixo algumas ideias para cardápio de sorveteria
Para fazer o cardápio de sorveteria é preciso escolher uma quantidade de opções para disponibilizar aos clientes e trazer algumas formas variadas do produto.
Lembre-se que tudo o que você decidir colocar é preciso ter em estoque e em quantidade, então, cuidado para não disponibilizar muitas possibilidades e acabar tendo que fazer um investimento alto e desnecessário.
Abaixo vou dividir as possibilidades de cardápio em duas, uma com os produtos para venda a quilo ou para venda de bolas (que é o mais comum) e a outra para a itens presentes na venda de sorvete tailandês (que é mais inovadora).
Veja:
Cardápio de sorvete a quilo ou a bola
Você pode dividir os itens de um cardápio mais comum em:
- Sabores: Trazendo sabores tradicionais, sabores gourmet e sabores originais (criados e vendidos exclusivamente por você);
- Caldas: Apresentar as caldas comuns e trazer opções como leite condensado, chocolate amargo e brigadeiro;
- Adicionais: Trazer os mais diversos tipos de complementos como jujuba, canudinhos e confetes;
- Outros produtos: Disponibilizar sundaes, açaís e outras opções para o cliente.
Cardápio de sorvete tailandês
O cardápio de sorvete na chapa permite que o cliente monte o produto do jeito que quiser, nele geralmente tem as seguinte opções:
- Chocolates: Trazendo marcas conhecidas como kit kat, diamante negro, sonho de valsa, twix e charge;
- Frutas: Traz frutas com sabores mais acentuados e que são bem queridinhas, como: Morango, maracujá, kiwi e banana;
- Complementos: Apresenta possibilidades de deixar o sabor ainda mais diferente com ingredientes como o leite Ninho, bala de tutti frutti e jujubas.
Afinal, de que maneira posso criar o meu cardápio?
Você pode contratar uma empresa especializada para colocar toda a sua ideia em prática de uma forma mais rápida e eficaz, mas se não tiver grana para investir, dá para buscar cardápios de sorveteria para editar prontinhos na internet ou se basear em grandes empresas que atuam nesse segmento para criar o seu.
O importante é que você tenha atenção a alguns aspectos essenciais dessa criação.
Para te ajudar a seguir na linha e começar com o pé direito, vou te apresentar abaixo três aspectos essenciais que devem ser avaliados:
Utilize uma linguagem simples de entender
Por mais que o sorvete não tenha composições muito complexas é importante que você monte o seu cardápio de forma extremamente explicativa.
É necessário descrever os ingredientes utilizados na composição de sabores com nome próprio ou sabores que fujam um pouco do habitual.
Isso é importante para os clientes não ficarem perguntando toda hora e para evitar que pessoas com alguma alergia ou intolerância sejam prejudicadas.
Atenção a sua identidade visual
Todo tipo de negócio possui uma identidade visual e trabalhar em cima disso é permitir que a sua empresa se destaque cada vez mais.
A ideia é que defina uma paleta de cores do cardápio de acordo com as cores utilizadas no seu espaço interno, na sua logomarca e em suas campanhas de marketing.
O importante é que essas cores conversem de forma harmônica e passem uma associação imediata para os consumidores.
Lembre-se que por mais que a sua paleta geral seja composta por mais de cinco cores é interessante não colocar todas no cardápio para não gerar uma poluição visual e sensação de desorganização.
Use outros cardápios de inspiração
Utilize os cardápios de sorvete da concorrência para se inspirar e criar a sua própria combinação de forma organizada e bem formatada.
Sempre se lembrando de destacar o nome da sorveteria (que deve carregar a identidade do negócio e ser fácil de pronunciar) e a logomarca (que deve possuir um formato de fácil identificação e memorização).
O importante mesmo é criar um cardápio único e chamativo.
Abaixo trago um modelo que você pode utilizar como base para criar o seu:
Avalie o mercado, se inspire e crie agora o seu!
Agora que você já sabe como fazer um cardápio de sorvete, basta adequar as ideias presentes no mercado a sua proposta e criar o seu.
Espero que o artigo tenha te ajudado e que o seu cardápio dê o que falar aí na sua região.
Estou na torcida desde já!
Deixe um comentário