Balas mais vendidas no Brasil: 7 Marcas populares e tradicionais

Publicado por José Neto em 1 de setembro de 2023

Quer saber quais são as balas mais vendidas do Brasil? Bem, se você possui um mercado de qualquer porte ou comércio do gênero, deve ter percebido o poder dessas guloseimas estrategicamente localizadas perto do caixa, não é mesmo?

Mas há muito mais do que apenas impulsos de última hora envolvidos nesse cenário. Por isso, compreender as tendências que cercam as balas mais vendidas é um diferencial e tanto!

Neste artigo, vamos mergulhar nesse delicioso segmento, revelando as 7 marcas de balas mais vendidas no Brasil. De nomes clássicos que atravessaram gerações até os sucesso mais atuais, você descobrirá quais sabores e marcas adoçam as vendas e o que faz essas balas serem as queridinhas do público.

Vamos lá? Então vem comigo e confira tudo sobre as top marcas:

Top 7 marcas de balas mais vendidas do Brasil

Marcas de balas mais vendidas no Brasil atualmente

Antes de iniciar essa doce jornada, vale esclarecer que o nosso ranking a seguir vai tratar apenas de marcas de bala mais clássicas.

Para esse propósito, vamos considerar balas duras, mastigáveis, de goma e de gelatina. Assim, produtos do tipo drops como o famoso Halls, e pastilhas, como Mentos, ficarão de fora da nossa lista, ok?

1. Dori

Se você tem um supermercado, mercadinho de bairro, conveniência ou qualquer comércio do gênero, certamente já está bem familiarizado com a marca das balas mais clássicas do Brasil.

Por outro lado, se você está iniciando no ramo e quer saber logo de cara qual é a principal fabricante das balas mais vendidas em todo o território nacional, aqui entregamos o ouro: a Dori é a top 1 nesse tipo de guloseima.

Se esse nome não parece familiar à primeira vista, então vamos refrescar as memórias da sua infância: lembra da bala Iogurte 100? E das tradicionais balas duras de mel e de hortelã? Todas elas fizeram e fazem parte da infância de qualquer brasileiro, não é mesmo?

Entre as balas mais vendidas da Dori também podemos mencionar a tradicional Gota Cola, bala chiclete Bolete, balas de goma Gomets e as balas mastigáveis Lua Cheia. Portfólio de peso!

E não para por aí! A marca das balas mais nostálgicas também produz outras guloseimas que são sucesso imbatível entre crianças e adultos, como os confeitos coloridos Disqueti (aqueles parecidos com MM’s), amendoins cobertos de chocolate e até snacks salgados, principalmente de amendoim.

Bem, não resta dúvida sobre o porquê de a Dori merecer o posto de top 1 balas mais vendidas do Brasil, não é mesmo?

2. Arcor

Essa transnacional é a uma das maiores produtoras mundiais de balas e caramelos, sendo, atualmente, a principal empresa de alimentos da Argentina. A Arcor chegou ao Brasil em 1981, e, desde então, faz parte do estoque de praticamente todos os super e mini mercados do país, sempre com volumes altíssimos de vendas.

As balas mais populares da Arcor são os deliciosos caramelos recheados Butter Toffees e a nostálgica 7 Belo, uma das preferidas de grande parte dos brasileiros. O portfólio da marca inclui ainda outras das guloseimas mais populares nos pontos de venda como os chicletes Big Big e os chocolates Tortuguita.

3. Florestal

Com mais de 85 anos no mercado, a Florestal tem seu lugar garantido entre as marcas de balas mais populares.

Seu catálogo inclui tantas balas super bem vendidas que fica até difícil listar em pouco espaço. Entre as principais podemos citar a Balinha do Coração, a tradicional bala de café Brazilian Coffee e as balas mastigáveis Juquinha.

A empresa especializada em doces e guloseimas não para de expandir sua atuação: em 2017, lançou sua marca própria de suplementos nutricionais, a Flofarma. Sem contar que a Florestal também é detentora das marcas de chocolates de Gramado Planalto e Caracol.

4. Caramelos Embaré

Com mais de 80 anos no mercado, a proposta central da Embaré é oferecer produtos feitos com o leite puro do campo.

Seguindo essa linha, a empresa desenvolveu sua marca especializada em caramelos, a Caramelos Embaré, sendo a líder nesse segmento específico.

A Embaré possui catálogo de respeito, que inclui balas de iogurte, toffees e caramelos recheados de diversos sabores. Mas sem dúvida, seus produtos mais amados são os seus tradicionais caramelos de doce de leite e de chocolate. Irresistíveis!

5. Fini

Quando se fala de marcas de balas de gelatina, esse é o primeiro nome que vem à cabeça, não é mesmo?

A Fini é a principal representante desse tipo de produto. Seu diferencial está na variedade de cores e formatos divertidos como as balas em formato de dentaduras, melancias, bananas, beijos minhocas e muito mais!

Com seu visual super estiloso, as balas Fini conquistam primeiro os olhos, sendo um grande atrativo principalmente para as crianças. O sabor não decepciona!

Além das suas diversas versões gelatinosas, seus tubes doces e azedinhos também são presença garantida entre as guloseimas mais queridinhas dos supermercados Brasil afora!

6. Docile

Conhecida principalmente pelos seus marshmallows e balas de gelatina, a Docile é a principal concorrente da Fini.

Da mesma forma, a Docile capricha na apresentação de suas guloseimas, sempre super coloridas e com belíssimas embalagens que nunca passam despercebidas naquela estante estratégica próxima ao caixa do supermercado.

Seu delicioso catálogo de produtos inclui canudinhos e fitinhas das mais diversas cores e sabores, caramelos, pastilhas doces e azedinhas e balas de goma tradicionais e veganas. Legal, né?

7. Fruit- tella

Super difundida pelo mundo, a Fruit-tella é uma das representantes da Perfetti Van Melle, detentora também das marcas Mentos e Chupa Chups.

Embora não seja tão difundida no comércio brasileiro quanto os nomes citados acima, a Fruit-tella merece menção entre as balas mais vendidas atualmente. Seu carro chefe são as balas de morango, disponíveis em versões duras e mastigáveis.

Marcas de balas

Doces estratégias: desvendamos o poder das marcas de balas mais vendidas

Conhecer as marcas de balas mais vendidas no Brasil não é apenas sobre indulgência, é uma estratégia inteligente.

É sobre entender o que atrai os clientes, criar um estoque alinhado e oferecer o que eles desejam. Assim, as balas se tornam pequenas ferramentas para adoçar o sucesso do seu negócio.

Hoje você conheceu as 7 marcas de balas que voam das prateleiras dos comércios de todo o Brasil.

Espero que esse artigo tenha ajudado nas suas decisões de compras e estoque. Para mais dicas saborosas confira também nossos artigos sobre os chocolates mais vendidos e as caixas de bombom mais vendidas. Te vejo lá!

Descubra quais são os Melhores Negócios para abrir com até R$ 500 Reais! Clique no botão abaixo e tenha acesso gratuito à Lista de Negócios mais Baratos para montar atualmente!
José Neto
Técnico em comércio pelo CEEP-BA, experiência em gestão de cursos na área de informática e empresário desde 2011. Sempre foi um apaixonado por pequenos negócios e tudo que envolve o mundo do empreendedorismo.

Deixe o primeiro comentário