Como montar um abatedouro de frangos

Publicado por Jéssica Trabuco em 19 de maio de 2021

Para montar um abatedouro de frangos é preciso investir pelo menos R$50 mil e conseguir boas matrizes, além de ter os equipamentos certos para o trabalho.

No artigo de hoje eu vou te mostrar tudo que precisa resolver para construir o seu projeto do zero e ter muito sucesso. Confira:

Estude o mercado de frangos


como montar um abatedouro de frango

O mercado de frangos no Brasil tem grande potencial, mas é preciso analisar como é que funcionam as coisas aí na sua região. Quem são os concorrentes e como eles trabalham? Entender isso vai te ajudar a se preparar muito melhor e a começar o empreendimento com o pé direito. Por isso, é importante que você leve o tempo que for necessário nessa etapa.

Faça um bom planejamento


Todas as informações que colheu na sua pesquisa de mercado vão te ajudar a construir um plano de negócios para seu abatedouro de frangos. 

Esse é o momento de analisar todas as informações e detalhes do projeto e começar a traçar as melhores estratégias para conquistar seus objetivos. 

Minha dica é que seja o mais detalhista possível nessa etapa. Coloque no papel tudo que imagina ser importante e depois visualize como pode aproveitar da melhor forma o investimento que tem disponível. 

Cuide da sua legalização


O primeiro ponto é abrir um negócio formal como qualquer outra empresa. A melhor maneira de fazer isso é contratando um escritório de contabilidade. Eles vão entender o seu negócio e te indicar a melhor formatação legal para ele. 

Por se tratar, no entanto, de um empreendimento que trabalha com abate e venda de carne animal, é preciso seguir algumas recomendações e exigências, além de se registrar em alguns órgãos. 

O primeiro passo é ir até a sua Prefeitura e analisar o que ela exige, além da Vigilância Sanitária e do Corpo de Bombeiros. 

Depois disso, resolva os seguintes passos:

  • Se registre no órgão responsável pela atividade, que pode ser o MAPA (Ministério da Agricultura), SIF (Serviço de Inspeção Federal) Ou SISBI-POA (Sistema Brasileiro de Inspeção de produtos de Origem Animal);
  • Registre-se no órgão ambiental do seu estado;
  • Consiga a licença da Inspeção Municipal. 

Escolha o local correto para se instalar


A localização de um abatedouro de frangos precisa ser longe da área urbana e de qualquer espaço que possa ser um risco de contaminação. 

Além disso, ele precisa ser de fácil acesso para clientes e funcionários, ter área de estacionamento, infraestrutura básica e segurança. Outro ponto importante é que o valor de aquisição ou locação do espaço precisa caber no seu orçamento. 

Monte sua estrutura


A estrutura deve ser dividida da seguinte maneira, segundo o Sebrae;

  • Área de recepção dos frangos que chegam da granja;
  • Sala de abate (que deve ser azulejada, ter piso antiderrapante e telas de nylon nas portas e janelas);
  • Câmaras frigoríficas;
  • Sanitários para os funcionários;
  • Área administrativa;
  • Copa para funcionários. 

Lembrando que todo o seu negócio precisa ser montado se baseando nas configurações que os órgãos responsáveis vão te passar.

Equipamentos


Os equipamentos para montar um abatedouro de frangos variam de acordo com o projeto e os serviços de cada negócio. Abaixo eu vou te apresentar uma lista com os que são considerados mais comuns, ainda segundo o Sebrae. 

Veja: 

  • Facas; 
  • Afiador;
  • Caldeira para aquecer a água;
  • Câmara fria;
  • Cone de aço para sangria;
  • Depenadeira;
  • Escaldadeira;
  • Máquina de fazer gelo;
  • Mesa de aço inoxidável com ducha; 
  • Mesa de aço inoxidável normal;
  • Tanque de aço.

Além desses equipamentos usados na parte de produção, você vai precisar de alguns materiais de apoio para recepção, depósito e área administrativa:

  • Prateleiras e estantes;
  • Mesas e cadeiras;
  • Computador e impressora;
  • Material de escritório;
  • Arquivos;
  • Geladeira, micro-ondas e cafeteira.

Contratação de funcionários


O ideal é que você contrate gente que já tenha experiência em abate de frangos e no trabalho com esse tipo de material. Independente disso, será necessário que todos passem por um treinamento rígido de higiene, manuseio e até de segurança.

Além de funcionários na parte de produção, será preciso manter alguém na parte administrativa e contratar vendedores experientes para comercializar o seu produto.

Seus vendedores precisam ter um treinamento especial e diferenciado, pois serão a cara da sua empresa e os responsáveis pelas vendas. São eles que irão manter uma boa relação da sua empresa com os clientes e por isso é importante cuidar não só da venda como do pós venda também.

Cuidado na escolha das matrizes


o que é preciso para montar um abatedouro de aves

Para que o seu negócio funcione bem é muito importante que você escolha aves saudáveis e que tenham mais massa corporal para serem a base de toda a produção. 

Escolhendo frangos com boa estrutura você estará garantindo que a sua produção seja de frangos com qualidade. Essas aves precisam ter uma boa genética e estarem longe de qualquer tipo de doença.

Entenda como funciona a produção de um abatedouro de frangos


A produção de um abatedouro de frangos é baseada em algumas fases que precisam ser respeitadas e seguidas cronologicamente: 

  • Momento do abate;
  • Recolhimento do sangue;
  • Remoção das penas;
  • Evisceração;
  • Lavagem da ave.

Algumas coisas são importantes para salientar. Na lavagem da ave, por exemplo, é importante eliminar todos os resíduos e manchas, além do sangue. A ave precisa estar inteiramente limpa, sem sinais de sujeira. 

Após a lavagem a carne precisa ficar alojada em um local refrigerado até que as carnes tenham maturação necessária e sejam cortadas em pedaços especiais para separação e embalagem.

Conservação do produto


As aves precisam ser muito bem armazenadas para que sejam comercializadas e cheguem até a casa do consumidor de forma sadia e sem causar nenhum tipo de problema.

A falta de conservação adequada pode provocar problemas graves de saúde para quem consumir a sua carne e é por isso que a higienização e a refrigeração do local são os pontos mais importante!

A carne do frango precisa estar livre de qualquer contato com agentes contaminadores.

Além da refrigeração, são utilizadas técnicas (como as de acondicionamento) para embalagem em uma atmosfera diferente, além do uso de aditivos antimicrobianos e irradiação. 

Fazer isso ajuda a inibir a ação de microrganismos estranhos e evita a contaminação do alimento.

Controle de qualidade no abatedouro


Ao abrir um abatedouro de frangos você precisa ser completamente severo com relação a qualidade dos seus produtos. Lembre-se que sem esse cuidado, se a carne não for de qualidade o consumo poderá provocar danos severos, até levar à morte de alguém.

Além disso, quanto maior a qualidade dos seus produtos, mais famosos eles ficam e mais gente comprará na sua mão. Quando alguém compra um produto desse tipo, mais do que o preço, a segurança é o que importa.

Siga as normas de armazenamento e ação da vigilância sanitária e da Associação Brasileira de Normas Técnicas, seja rígido com seus funcionários em relação a isso e com certeza terá bons frutos com seu negócio.

Cuidados para apresentação da carne


Ao apresentar as carnes das aves é importante que elas tenham um aspecto fresco e saudável. Por isso devem ser mostradas refrigeradas, frescas ou congeladas:

  • Quando a opção for apresentá-las frescas, é preciso que passem por processo de aragem natural ou de ligeira refrigeração.
  • Quando são refrigeradas, elas precisam ser mantidas em uma temperatura baixa até chegarem a temperatura de zero grau, em menos de vinte e quatro horas. 
  • No caso das carnes serem apresentadas congeladas, precisam estar em uma temperatura de dezoito graus negativos.

Existem também outras partes dos frangos que são comercializadas e podem ser apresentadas das formas que mencionamos aqui: São os despojos que podem ser internos ou externos.

Chamamos de despojos externos as partes comestíveis da ave como pé, asas e pescoço. No caso dos despojos internos, estamos falando do que é extraído das partes abdominais e da cavidade pulmonar: Fígado, moela, baço e coração.

Como embalar o frango depois de abatido?


Existem várias formas para embalar as carcaças das aves, confira abaixo:

  • Por meio de um fecho automático e posterior imersão em uma água a 100°C durante dois segundos;
  • Com sacos de celofane ou polietileno;
  • Com sacos de papel parafinados ou encerados;
  • Em embalagens de cloreto de vinila com vácuo.

Para quem vender as carnes de frangos?


Antes de entrar nesse negócio é importante que o empreendedor estude o mercado e veja quais são as possibilidades de imersão. No geral, os principais clientes de um abatedouro de frangos são os supermercados, bares, restaurantes, bufês, feiras e empresas de salgados.

A demanda costuma ser alta e as possibilidades de negócio são grandes já no seu próprio bairro e em pouco tempo poderá expandir para toda a sua cidade.

Como vender?


Como já mencionamos, os seus principais clientes serão outros empreendedores. Eles precisam ver vantagens em comprar o alimento com você. Para isso é importante ter uma equipe de vendas treinada e capacitada para essa ação.

É interessante que haja material explicativo mostrando os passos e as instalações do seu abatedouro, para nutrir confiança sobre a higienização e armazenamento do produto. Outra forma interessante e inovadora seria levar uma amostra para que o cliente consumisse.

A conversa com o futuro comprador precisa ser feita com muito conhecimento e autoconfiança, deixando claro que comprar do seu abatedouro de frangos é fazer um ótimo negócio. 

Dê qualidade, higienização, cuidado com armazenamento e para completar: Preço!

Não se esqueça de investir pesado na sua divulgação! Fazer panfletos, pagar por carro de som, outdoor e principalmente construir uma boa imagem na internet são ações que aumentarão o seu alcance e te ajudarão a conquistar mais pessoas. 

Investimento


O investimento para abrir um abatedouro de frango pequeno é de R$50 mil, sendo que um maior pode custar até mais de R$500 mil. 

A melhor forma de saber quanto você vai precisar é fazendo um excelente planejamento do seu projeto, como falei mais acima.

Comece a trabalhar


Aproveite que já sabe como montar um abatedouro de frango e comece a colocar a mão na massa para tirar o seu projeto do papel. 

Espero que o artigo tenha te ajudado e que você tenha excelentes resultados. 

Um abraço e até mais!

Jéssica Trabuco
Sou baiana de Salvador, formada em Jornalismo e fundadora do Negócio de Cozinha. Trabalhei com vendas por mais de cinco anos e estudar e falar de negócios faz parte do meu dia a dia! Sou apaixonada em ajudar o outro a mudar o seu mundo e faço o que estiver ao meu alcance para conseguir!

2 comentários

  • Quero começar um negócio mas estou em dúvida, o que vender,moro em uma RA do DF bem movimentada, pensei em colocar um pequeno abatedouro de ave ja que nao ha em minha cidade, acho que muitos consumidores podem penssar como eu, nao gostar de frangos gongelados e com muito conservante, me der sua opinião por favor.

Deixe o seu comentário