Maiores produtores de frango do mundo: Descubra quais são eles

Publicado por José Neto em 9 de dezembro de 2022

Você já se perguntou quais são os maiores produtores de frango do mundo? Esse setor do mercado que movimenta bilhões tem crescido a passos largos na última década, devido ao aumento no consumo dessa proteína.

E o Brasil ocupa lugar de destaque no cenário mundial. Continue a leitura para entender o panorama da produção, consumo e exportação de frangos de corte em nível nacional e internacional.

Qual é o maior produtor de frango do mundo?


Os maiores produtores de frango do mundo

Segundo dados divulgados pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o maior produtor de frango do mundo é os Estados Unidos, com uma produção de 20,37 milhões toneladas por ano.

Em seguida, vêm China e Brasil, ambos com volume de produção acima de 14 milhões de toneladas. Na quarta posição desse ranking, temos a União Europeia, que somou 10,8 milhões de toneladas.

Valores menos expressivos apresentam a Rússia, seguida por México, Tailândia e Argentina.

Em termos de volume de consumo da carne de frango, os top 4 produtores seguem na mesma ordem, seguidos por México, Rússia e Japão.

Por outro lado, em termos de exportação da carne de frango, nosso país lidera o ranking, com 4,2 milhões de toneladas embarcadas em 2021.

Em 2022, no mês de outubro, a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) divulgou  um crescimento de 15% dessas exportações, em comparação à mesma época do ano anterior. Os principais países de destino foram Emirados Árabes Unidos, Filipinas, União Europeia e Coreia do Sul.

Maior produtor de frango do mundo
Fonte: Embrapa

Quais são as maiores empresas produtoras de frango do mundo?


Segundo dados da Avisite, a maior fatia desse mercado, nos Estados Unidos, pertence às empresas Tyson Foods, Perdue Foods e Koch Foods. Na China, a liderança na produção de carne de frango pertence às empresas New Hope e Wen’s Food.

No Brasil, esse segmento da produção agrícola é dominado pelas empresas BRF e JBS. Essa última, que já encabeçava o ranking nacional há décadas, ficou ainda maior a partir de 2009, quando adquiriu parte das operações das empresas Tyson Foods e Pilgrim’s, dos EUA.

Desde então, a JBS tem crescido cada vez mais, alcançando o posto de maior empresa do agronegócio brasileiro, em 2021.

Quais são os maiores produtores de frango do Brasil?


No cenário nacional, o estado de maior destaque no abate de frangos de corte em 2021 foi o Paraná, que representou mais de 35% dessa atividade, segundo dados do Embrapa. Em seguida, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo, respectivamente, figuram na lista.

Como vimos, em território nacional, a maior representatividade da produção e exportação de frangos, fica por conta das empresas JBS e BRF. Ambas detém a maior fatia do setor frigorífico, através de várias de suas marcas.

Operando em nível nacional e internacional, a  BRF detém 23 marcas, abrangendo setores alimentícios variados. As mais conhecidas no mercado de frangos de corte são Sadia e Perdigão. Já a JBS, conta com 60 marcas, somando suas atividades no Brasil e no Exterior. Em termos de produção de frango, seus principais nomes são Big Frango, Swift e Seara.

Contudo, o setor avícola nacional não se restringe às gigantes JBS e BRF. Outras empresas também se destacam nesse segmento, como  Aurora, GT Foods e Copacol, entre outras.

A carne de frango é a mais consumida no mundo


Diversos fatores contribuem para o volume expressivo de consumo da carne de frango em diversos países, inclusive no Brasil, onde esse alimento passou a ser a principal fonte de proteína consumida em 2021.

Confira alguns motivos que justificam o aumento da popularidade da carne de frango:

  • Custo mais acessível: o custo de produção mais baixo desta ave se reflete no preço final para o consumidor. Considere ainda que a redução no poder aquisitivo que se seguiu em diversos países no cenário pós-pandemia contribuiu para a preferência por alimentos de preço mais baixo.
  • Percepção de saúde: a carne branca costuma estar relacionada a dietas mais saudáveis. Enquanto isso, a carne vermelha tem sido associada a condições patológicas como câncer, doenças cardiovasculares e neurodegenerativas.
  • Questões socioculturais e ambientais: a redução do sofrimento animal e da emissão de gases de efeito estufa são apontados como justificativa para muitas pessoas que decidem abolir o consumo de carne bovina, dando preferência às carnes brancas.
  • Palatabilidade: questões relacionadas ao sabor do alimento também têm peso na preferência pelo frango como fonte de proteína. Além do sabor ser facilmente aceito entre vários públicos, a digestão mais rápida dessa carne em comparação à bovina também impacta na preferência do consumidor.

Esses são alguns dos principais fatores que contribuem para o consumo crescente de carne de frango no Brasil e no mundo.

Como resultado desse cenário, a avicultura apresenta papel de destaque no cenário econômico dos principais países produtores de frango.

Lugares que mais produzem frango

Conclusão


A produção de frango é um dos setores agrícolas mais lucrativos, uma vez que essa carne é a mais consumida em vários países do mundo, inclusive no Brasil. O atual cenário econômico e sociocultural tem contribuído para o fortalecimento desse padrão.

Nesse artigo você pode ter um panorama deste segmento em nível mundial e nacional. Mostrei aqui que o nosso país está entre os maiores produtores de frango do mundo, sendo o principal exportador dessa commodity.

Espero que este artigo tenha esclarecido suas principais dúvidas sobre o assunto. E se esse conteúdo foi útil para você, pode ser também para outras pessoas. Por isso, compartilhe com seus conhecidos e familiares interessados no assunto. Até a próxima!

José Neto
Técnico em comércio pelo CEEP-BA, experiência em gestão de cursos na área de informática e empresário desde 2011. Sempre foi um apaixonado por pequenos negócios e tudo que envolve o mundo do empreendedorismo.

Deixe o primeiro comentário