Sabia que dá para ter uma produção de vinagre em casa? É verdade! Talvez você não saiba o que é preciso fazer para produzir vinagre, mas é exatamente sobre isso que vou falar durante esse artigo!
Muita gente tem curiosidade sobre esse processo. Você nunca se perguntou de onde e como é feito o vinagre? Eu já me perguntei várias vezes e aprender como isso acontece não é só interessante por questão de conhecimento, como pode ser tornar uma maneira de ganhar dinheiro.
É claro que a produção de vinagre em casa não é a mesma de forma industrializada. Esta precisa de equipamentos e capacidade para uma grande quantidade de litros por dia, afinal a demanda será maior.
Independente se é por curiosidade, ou se você realmente está interessado em fazer vinagre para vender, eu tenho certeza que esse artigo pode te ajudar muito!
Fica comigo aqui até o final, que além de te explicar como é esse processo eu vou te dar receita simples e fácil para você fazer em casa.
Conhecendo um pouco mais sobre o vinagre
Antes de ver o passo a passo da produção de vinagre, eu acho que vale a pena você conhecer um pouco mais sobre ele. Se trata de um produto que é obtido por meio de fermentação acética de vinho e de outros produtos.
O nome, na verdade, significa vinho azedo e talvez você já tenha ouvido alguém falar que deixou um vinho aberto na geladeira e que ele mais parecia vinagre do que outra coisa. É mais ou menos por aí mesmo!
Ao contrário do vinho, o vinagre não é uma bebida! Ele serve para dar gosto a alguns alimentos, usado principalmente em saladas e para limpar peixe e frango.
Além disso, ele também é utilizado para preservar alimentos – isso é muito comum com as pimentas. Você já viu aquelas compotas de pimenta? São feitas à base de vinagre para preservar o sabor e o produto por algum tempo.
Não dá para deixar de falar que o vinagre também é utilizado para limpeza, muitas pessoas gostam de utilizá-lo para retirar odores em chão, sofás e outros locais.
Leia também: Produção de cimento
Produção de vinagre: O que você precisa para fazer em casa
Bom, agora chegou o momento! Quero te mostrar como fazer vinagre em casa pode ser muito mais saboroso e rentável do que comprar pronto no supermercado. Quem sabe a partir disso você não montar o seu negócio?
Do jeito que as coisas estão hoje em dia, um produto feito de forma artesanal conseguiria muito mais adeptos do que os comuns. As pessoas procuram produtos mais naturais, mais saborosos e com maior qualidade.
Na situação de fazer isso em grande escala, seria ideal comprar alguns equipamentos que lhe permitisse trabalhar de forma mais acelerada, mas ainda assim daria para começar em casa com baixíssimo investimento.
Minha sugestão é que você comece uma produção de vinagre por experiência, veja os resultados, escute o que as pessoas dizem e a partir disso você decide se investe ou não. Beleza?
Então vamos lá! Veja agora como é feita a produção de vinagre:
Você vai precisar de:
- Cascas de frutas ou de legumes orgânicos;
- 1 pedaço de gaze;
- 1 frasco de vidro ou de barro ou até mesmo uma panela de esmalte;
- 1 barbante ou elástico;
- Água destilada (nada de água da torneira).
Produção de vinagre passo a passo
A primeira preocupação no seu negócio será esterilizar o frasco que você escolheu. É só encher ele de água quente e deixar por cinco minutos. Retire a água e em seguida acrescente as cascas no seu fundo.
Adicione a água destilada por cima e tampe o frasco com a gaze ou o pano. Utilize o barbante ou o elástico para fazer a vedação – isso é muito importante! Agora é preciso deixar o frasco em um ambiente sem muita luz por algumas semanas.
Logo você vai começar a sentir cheiro do vinagre bem forte, quando isso acontecer é porque ele está pronto.
Dicas para uma melhor produção
Viu que o passo a passo não é difícil? É bem simples, prático e você só precisa ter paciência que o seu vinagre ficará pronto. Para que você tenha um melhor resultado com o seu negócio, eu resolvi trazer algumas dicas que ajudam no resultado final:
#1 – Armazenamento
É fundamental que o frasco fique armazenado em uma área escura e bem fresca. Isso vai permitir que o gosto seja melhor.
#2 – Período
O prazo médio para a produção de vinagre é de seis meses. Claro que isso pode variar. O importante mesmo é verificar o cheiro.
#3 – Varie no sabor
É possível utilizar diferentes ingredientes para dar aromas e gostos diferentes para o seu vinagre. É importante que você inove e faça experiências. O grande segredo é acrescentar o ingrediente aromatizando logo depois de esterilizar o frasco.
Em seguida você despeja o vinagre que fez e faz a vedação novamente até umas cinco semanas. Depois desse período coe e retire o agente para não estragar o vinagre.
Entre os ingredientes que você pode usar, estão:
- Lavanda;
- Pimenta;
- Cebola;
- Alho;
- Morango;
- Maçã;
- Coentro;
- Gengibre;
- Pêra;
- Framboesas.
Mercado de vinagre no Brasil
Todos os anos são mais de 170 milhões de litros de vinagres que vão para os mercados aqui no Brasil! Esse é um produto do dia a dia do brasileiro e o seu uso é constante.
Como te falei, investir em uma produção mais artesanal pode ser uma grande sacada de negócio! Nunca antes na história as pessoas se preocuparam tanto com a sua saúde e bem estar.
É por isso que estão dispostas até a pagar um pouco mais por produtos que não tem nenhum tipo de influência industrializada.
Se você conseguir fazer toda uma produção artesanal, comprovar isso e fizer uma boa divulgação, poderá conquistar um espaço enorme e ganhar um bom dinheiro. Só precisa de estrutura e uma localização para começar a sua produção de vinagre para vender.
Leia também: Produção de silagem
Comece a sua produção de vinagre
Eu espero que esse artigo tenha te ajudado a entender como é feito o vinagre e se esse é um negócio que vale ou não a pena.
Tudo depende muito da sua mentalidade e de onde você quer chegar. Uma coisa eu posso te dizer: Com conhecimento e garra para trabalhar você vai longe!
Boa sorte nessa nova caminhada e nos vemos por aí nos próximos artigos.
Boa noite, estou fazendo vinagre de maça em casa e tem ficado muito bom mesmo!
Estou na terceira produção e estou seriamente em vender, pois me trouxe muitos beneficios.
O que preciso para regularizar e abrir na minha casa pois tenho espaço.
Obrigado.