8 Maiores produtores de azeite do mundo

Publicado por Jéssica Trabuco em 13 de julho de 2023

Não dá para negar que os maiores produtores de azeite do mundo ficam na região do Mediterrâneo. Por lá, além da maior produção, a gente encontra também a melhor qualidade deste produto. 

Com certeza você já deve saber da importância de alguns desses países que estão na lista, mas eu confesso que a ordem me surpreendeu um pouco. O que mais produz, por exemplo, é responsável por quase metade de todo o azeite de oliva consumido no mundo. Isso é muito significante!

O consumo desse produto tem aumentado bastante no planeta, principalmente com o incentivo à uma alimentação mais saudável. Por isso, se você quer atuar na área gastronômica ou comercial, é muito interessante ter acesso a esse tipo de informação. 

Fica comigo até o final do texto e aproveita!

Confira 8 dos maiores produtores de azeite do mundo!


Maiores produtores de azeite do mundo

Como te garanti, a partir de agora você vai conhecer quais são os países que mais produzem azeite no planeta. Eles possuem um papel fundamental na economia e gastronomia mundial e é bem interessante entender isso melhor. 

Confira: 

1. Espanha

Sabe qual país é o maior produtor de azeite do mundo? A Espanha! É isso mesmo! Ela sozinha produz cerca de 45% de todo o azeite de oliva que existe no mundo. É bastante coisa! 

Só que a gente precisa ficar atento para um dado alarmante. Enquanto sua produção era de aproximadamente 1,5 milhão de toneladas de azeite, até 2021/22, em 2022/2023 isso foi reduzido drasticamente para 680 mil toneladas. 

Outra coisa que é preciso dizer é que apesar de ser quem mais produz azeite, a Espanha não é quem oferece a melhor qualidade. A maior parte do seu azeite é vendido para a Itália, que acaba tratando ele e vendendo pelo mundo com uma qualidade muito superior. 

Só para você ter uma ideia, a estimativa é que apenas 20% do azeite de oliva da Espanha seja extra virgem.

2. Itália

Depois da Espanha, é a Itália quem mais produz azeite de oliva. Sua produção costuma ficar entre 557 toneladas por ano – o que representa aproximadamente 25% do que é consumido no mundo todo. 

O ponto alto da Itália é que é lá onde tem o melhor azeite do mundo! Sem falar na questão de variedade. Por lá são produzidos 700 tipos diferentes de azeite. É muita coisa! 

Outro ponto é que o país é o maior importador e exportador de azeite de oliva do mundo. Ela compra azeite não só da Espanha, como da Grécia, trata eles para que fiquem de uma qualidade superior e vende para outros países.

3. Grécia

A produção da Grécia também tem muito potencial. São mais de 340 mil toneladas por ano, cerca de 20% de tudo que é consumido na Terra. São 3 milhões de hectares só para esesa atividade, com mais de 3 mil empresas focadas nisso. 

Outros dois dados que me chamaram atenção sobre a Grécia é que lá é o país que mais consome azeite de oliva no mundo e que 70% do que eles produzem é extra virgem! 

4. Tunísia

Esse é o maior produtor de azeite de oliva do continente africano. Ela exporta seu produto para Espanha e Itália, que por muitos anos tratavam ele, engarrafavam como seus e vendiam por aí. Isso acabou diminuindo a visão da produção do país que agora começou a engarrafar seu azeite no país com uma etiqueta especial que tem essa informação. 

Para você ter uma ideia da importância do azeite de oliva no país, ele representa 40% de todas as exportações agrícolas por lá.

5. Turquia

A Turquia produz azeite por milênios e isso explica a qualidade do que eles fazem por lá. Os que são considerados mais gostosos são os feitos próximos do Mar Egeu. 

Um dado que me chamou muito atenção é que pelo país a quantidade de oliveiras é 3 vezes maior do que o da população, chegando a cerca de 250 milhões de árvores pelo país. É impressionante!

qual o maior produtor de azeite do mundo

6. Síria

A produção de azeite da Síria já foi maior que 165 mil toneladas por ano! Ela tem um papel importante no mercado mundial. Quando a gente fala de azeite de oliva sempre vai lembrar desse país porque “reza a lenda” que a primeira espécie de oliveira do mundo, foi encontrada por lá há mais de 6 mil anos. Isso é bem importante. Parece que foi de lá que a árvore começou a se espalhar até chegar ao mediterrâneo.

7. Marrocos

Com uma produção que ultrapassa a marca de 77 mil toneladas por ano, o Marrocos não podia faltar na nossa lista de países que mais produzem azeite de oliva no mundo. Por lá, essa atividade representa cerca de 5% do PIB agrícola e 15% das exportações agrícolas. 

8. Portugal

Apesar de estar entre os maiores produtores de azeite de oliva do mundo, Portugal não tem uma produção tão expressiva. Por lá são cerca de 49 mil toneladas por ano.

O que a gente precisa destacar, no entanto, é a qualidade do que é feito! Mais da metade do que é produzido é de azeite virgem! Um dos pontos que pode ser a causa disso é que a produção data de muito tempo atrás, da época do império romano.

O ouro do Mediterrâneo


Este é, sem dúvidas, um produto muito valorizado no mundo, mas principalmente no Mediterrâneo. Ele faz parte do dia a dia das pessoas, está no costume, sabe? Além de ser muito saboroso e dar um toque especial na comida, ele ainda é saudável e tem muitos benefícios para a saúde do ser humano. 

Agora você entende a importância de saber quais são os maiores produtores de azeite do mundo? Pois então!

Agradeço muito a sua companhia hoje e te desejo tudo de bom.

Um abraço e até mais!

Descubra quais são os Melhores Negócios para abrir com até R$ 500 Reais! Clique no botão abaixo e tenha acesso gratuito à Lista de Negócios mais Baratos para montar atualmente!
Jéssica Trabuco
Sou baiana de Salvador, formada em Jornalismo e fundadora do Negócio de Cozinha. Trabalhei com vendas por mais de cinco anos e estudar e falar de negócios faz parte do meu dia a dia! Sou apaixonada em ajudar o outro a mudar o seu mundo e faço o que estiver ao meu alcance para conseguir!

Deixe o primeiro comentário