Por que muitos restaurantes estão usando luz vermelha? Entenda como esse truque pode aumentar as vendas

Publicado por Lidia Massari em 17 de março de 2024

Não há nada mais satisfatório do que conhecer um restaurante que combina boas experiências gastronômicas e ambientes agradáveis. Entre decoração, móveis confortáveis e layout instigante, a iluminação ganha destaque de muitas formas únicas.

É por isso que diariamente surgem estudos para entender algo específico: por que muitos restaurantes estão usando luz vermelha? A resposta não é tão simples, mas o objetivo sim, o jogo de luzes estimula um consumo mais abundante.

Para entender melhor o contexto da estratégia por trás da iluminação do restaurante preferido, continue a leitura!

Você sabe por que muitos restaurantes estão usando luz vermelha? Descubra o truque que pode aumentar as vendas

Por que muitos restaurantes estão usando luz vermelha

Primeiramente, o conceito da estratégia de iluminação ambiente não é algo inédito, aposto que você sabe disso. Porém, essa é uma área alvo de pesquisas frequentes, pois a cada nova descoberta, entende-se melhor o efeito das luzes.

No caso dos restaurantes, a adoção da luz vermelha é capaz de influenciar na experiência de consumo, bem como na quantidade consumida. Muito se assemelha ao ambiente de um cinema, onde a escuridão parcial “oculta” o quanto a pessoa consome.

Contudo, no restaurante a ideia tem como foco criar uma atmosfera mais íntima e acolhedora, logo, um momento prazeroso. Somado a isso, a oferta de pratos irresistíveis instiga ainda mais a vontade de prolongar a experiência.

E olha que isso nem sempre tem conotação romântica, pois a tonalidade certa de vermelho nos influencia em diferentes ocasiões.

Dessa maneira, quando o consumidor entende e valoriza a experiência diante dele, as chances de pedir o menu completo, abrir um vinho especial e até abusar na sobremesa, aumentam exponencialmente. Com isso, mais lucro para o estabelecimento.

Como os restaurantes utilizam a luz vermelha para criar experiências incríveis

Atualmente, existe um verdadeiro cabo de guerra entre pessoas dependentes da vida conectada ao digital e pessoas que querem fugir dela. Tanto é que em muitos estabelecimentos, como cafeterias, os clientes ganham descontos por não usar o celular.

Inclusive, tantos outros comércios baniram o Wi-Fi como estratégia para aproximar as pessoas durante o momento de pausa. É o caso dos restaurantes, ou seja, apostam na ideia de atingir o público que procura experiências não tão “instagramáveis”.

Afinal, este tipo de cliente valoriza o momento especial, seja em um jantar especial, comemoração ou reunião familiar. E veja só, a luz certa eleva a ocasião a ponto de fixar na cabeça da pessoa como aquele restaurante é especial.

Quando eu falo em luz certa, me refiro aos tons que variam entre âmbar escuro e marrom suave. Por consequência, o restaurante constrói ambientes estimulantes, e ao mesmo tempo, reduz a tensão naturalmente existente.

Se a luz vermelha geralmente significa alerta, como a estratégia funciona?

luz vermelha para estimular o consumo

Confesso que até eu pensei: “se a luz vermelha geralmente associa-se a pontos de alerta, como a luz vermelha do sinal de trânsito, como ela pode ajudar um restaurante aumentar o ticket médio dos clientes?”. E a resposta está na psicologia.

Então, para entender melhor por que os restaurantes escolhem a luz vermelha ao invés das tradicionais, dê um passo para trás. Que tal entender o efeito e o impacto psicológico das luzes e cores?

Com isso em mente, saiba que estudos da psicologia moderna afirmam o seguinte:

A luz tem a capacidade de criar além dos efeitos visuais perceptíveis, como forma, imagem, percepção, intensidade e contraste. Isso porque a luz também promove efeitos psicológicos e biológicos capazes de colidir com a nossa saúde e bem-estar”.

Quais os impactos biológicos da luz?

A luz é algo fantástico que facilmente transforma os ciclos e ritmos circadianos do ser humano, calma, vou explicar. O ciclo circadiano nada mais é do que a alteração nas funções biológicas dos seres vivos, aquelas que acontecem em 24 horas. Nesse sentido, olha os impactos da luz em nosso sistema biológico:

  • Melhoria do sono e cognição
  • Aumento do bem-estar geral
  • Ganhos de humor e relaxamento
  • Estabilização do ciclo circadiano (processo de acordar, dormir, sentir fome, ter atividade, entre outros)

Tudo isso reforça a nossa percepção de momentos valiosos e, mesmo que pareça não fazer sentido dentro de um restaurante, saiba de uma coisa. Aquela refeição que você faz no restaurante, não passa da reprodução de uma ação que você faz diariamente, que é comer.

Portanto, todos os aspectos da lista caem diretamente nesta necessidade básica de todo ser humano, logo, é algo influenciável.

BÔNUS: estudos apontam que a melhor estratégia para manhãs produtivas, é acordar cedo e abrir imediatamente a janela. A incidência de luz solar direta nos olhos pela manhã ativa e ajuda a regular o ritmo circadiano, segundo o neurocientista Andrew Huberman, professor na Universidade de Stanford.

Quais os impactos psicológicos da luz?

Já no campo psicológico, a luz nos impacta de uma maneira mais direta, por assim dizer. Dentre os principais benefícios, destaco a diminuição dos níveis de estresse e depressão, além do ganho de desempenho cognitivo.

Desse modo, quando um restaurante conta com estratégias embasadas, ele consegue direcionar a presença da luz vermelha a seu favor. Como resultado, proporciona algo exclusivo que marcará a experiência dos clientes, bacana isso, né?

Não é todo restaurante que usa luz vermelha, mas quem usa alcança resultados expressivos!

Vale ressaltar que nem todo estabelecimento no ramo alimentício se utiliza desta estratégia.

Primeiro, não basta simplesmente decidir adotar a luz vermelha no ambiente para que ela magicamente surta o efeito que se espera. Pelo contrário, é uma coisa que deve caminhar de mãos dadas com a essência da marca e suas estratégias.

Veja bem, alguns comércios entendem que seus clientes gostam de compartilhar os pratos no Instagram, aquela famosa “foto de cima”.

Consequentemente, não utilizam a luz vermelha que poderia ofuscar, por exemplo, uma entradinha chique de brusquetas, ou até o macarrão artesanal com molho de tomate caseiro, entende?

E você, já teve alguma experiência gastronômica em um restaurante que faz uso da estratégia? Deixe aí nos comentários o que você achou de entender por que muitos restaurantes estão usando luz vermelha para fazer você comer mais, até a próxima!

Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

Deixe o primeiro comentário