Qual ramo alimentício dá mais dinheiro? Veja os 7 mais lucrativos

Publicado por Lidia Massari em 13 de janeiro de 2024

A indústria de alimentos é um dos principais motores da economia brasileira, e é formada por negócios altamente lucrativos, como cafeterias, alimentação saudável, refeições prontas e, claro, as marmitas saudáveis, mas onde é melhor investir?

Muitos empreendedores se encontram na mesma encruzilhada, que é determinar qual ramo alimentício dá mais dinheiro. Então, se você estagnou no processo de decisão, você precisa deste conteúdo para desbloquear sua percepção comercial, confira!

Qual ramo alimentício dá mais dinheiro atualmente? Veja as características dos mais lucrativos

qual ramo alimentício dá mais dinheiro

Com a abordagem certa, todo ramo alimentício pode se tornar uma fonte abundante de renda. Isso graças à demanda de públicos que são fiéis às suas preferências e alimentos tradicionais ao seu estilo de vida.

Pegue como exemplo as pessoas que seguem uma alimentação saudável. Nesse contexto, a pessoa nunca substitui o consumo de lanches saudáveis por fast-food, entende?

Portanto, tudo é uma questão de ajustar sua proposta ao consumidor certo. Enquanto isso não acontece, veja qual melhor investimento no ramo alimentício!

1. Cafeteria e Coffee Shop

Onde quer que você vá hoje, independentemente do tamanho da cidade, as cafeterias estão presentes, no melhor estilo gourmet. Nos últimos anos, o aumento no consumo de café e a preferência por produtos Premium, fizeram o segmento “bombar”.

Atualmente, existe a questão da experiência diferenciada, logo, as cafeterias representam comércios lucrativos. Inclusive, a busca por variedade, seja com cafés especiais, chás naturais e produtos de confeitaria, certamente aumentam as vendas.

Nesse sentido, se você se interessar pela ideia, comece com opções simples, como: cappuccino, café expresso com torra artesanal, bolos artesanais, donuts, tortas, salgados e cafés sazonais. Capriche no atendimento e venda experiências únicas.

2. Alimentação saudável e fit

A grande jogada da atual indústria alimentícia é a crescente conscientização sobre saúde e o papel da alimentação. Só para ilustrar, nos últimos anos houve um crescimento de 98% no consumo de produtos sem glúten, vegetarianos e orgânicos.

Quem identificou a oportunidade no momento chave da mudança do mercado, hoje colhe os frutos de um segmento que movimenta mais de 100 bilhões de reais.

Então, a consciência da importância de hábitos alimentares saudáveis, cria oportunidades fantásticas no mercado, com produtos como:

  • Saladas personalizadas.
  • Sucos naturais.
  • Wraps saudáveis são uma sensação.
  • Mixes de oleaginosas.
  • Laticínios de procedência e controle de qualidade.
  • Vegetais, legumes e produtos de hortifrúti.

BÔNUS: trabalhe com opções personalizadas de acordo com a dieta e necessidades específicas, como as de uma pessoa celíaca. Destaque a procedência dos ingredientes e estabeleça programas de vantagem para estimular a fidelidade!

3. Delivery de comidas e refeições prontas

delivery de comidas

Todo mundo conhece um bom delivery de comida, que é um verdadeiro “salvador da pátria” quando a gente mais precisa. Mas você sabia que é um dos ramos alimentícios mais promissores ainda hoje?

Isso se deve à oferta de refeições prontas para entrega que atendem à famosa “demanda por conveniência”. O estilo de vida atual se resume à loucura e à correria diária, logo, o mercado sente o impacto do aumento da demanda por refeições práticas.

Sem contar que você pode comercializar basicamente de tudo, desde marmitex tradicional até massas congeladas. Para se acomodar no mercado, é fundamental trabalhar com qualidade, agilidade nas entregas e, sobretudo, com foco nas tendências.

4. Doces gourmet e confeitaria fina

Agora, quando você pensa em qual ramo alimentício dá mais dinheiro, você considera a confeitaria e os doces gourmet? Não é de hoje que as pessoas procuram opções gourmet de qualidade. Porém, a pandemia reforçou um mercado que se aquecia.

Hoje as pessoas procuram produtos que vão além do sabor doce, ou seja, o consumidor exigente quer exclusividade. Inclusive, a confeitaria fina anda de mãos dadas com as tendências gastronômicas e toda a experiência sensorial e visual por trás.

Sem contar que os produtos artesanais oferecem maior margem de lucro, tanto pelos ingredientes quanto pelo valor agregado das técnicas. O tipo de comércio independe e varia desde uma simples loja de doces até a confeitaria de primeiro mundo.

O que não pode faltar no ramo dos doces gourmet?

  • Bolos decorados
  • Macarons profissionais
  • Cupcakes temáticos
  • Chocolates finos e artesanais
  • Brownies tradicionais e elaborados

5. Delivery de marmitas saudáveis

É impossível falar em segmentos com alta lucratividade e simplesmente ignorar as marmitas fitness. Nesse universo, muitos consumidores deixaram de comprar comida fora, pois conseguiram montar um cardápio semanal e os seguem fielmente.

Por outro lado, muita gente ainda depende de marmitas saudáveis rápidas porque não dispõem de tempo para se planejar. É aí que sua oferta entra em cena para atender uma necessidade carente de bons deliveries que supram suas necessidades.

Ao invés de sugerir receitas e ingredientes, acho mais conveniente expor algumas estratégias para você arrasar nas vendas:

  • Invista em uma rede de suprimentos orgânicos e alimentos frescos.
  • Viabilize planos de assinatura e ganhe previsibilidade de faturamento.
  • Elabore kits completos de refeições semanais.
  • Estruture um delivery de alta eficiência e dissemine o bom atendimento.

BÔNUS: um diferencial neste ramo alimentício é focar nos públicos vegetariano e vegano. Alguns produtos que vendem muito são: hambúrgueres vegetais, sobremesas livres de ingredientes de origem animal, como cheesecake vegano e carne de jaca!

6. Restaurante de gastronomia internacional

restaurante de gastronomia internacional

Embora os restaurantes de gastronomia internacional tenham mais presença em cidades grandes, é um segmento que cresceu muito recentemente. Da culinária indiana, chinesa, japonesa (yakisoba) e árabe, aos pratos espanhóis e portugueses, todos têm alta procura no mercado.

Contudo, o sucesso do restaurante que traz a cozinha de regiões específicas do mundo, depende de um chef profissional. Além disso, você precisa gerenciar muito bem a divulgação do negócio, pois o público tende a ficar “escondido”.

Preze pela experiência gastronômica, crie receitas autênticas e dose bem sua margem de preços, aproveite-se dos aplicativos de delivery, como o iFood.

7. Gelateria artesanal

As gelaterias ficam meio escondidas nos shoppings e ainda têm muito a avançar no comércio das cidades. Mas não se engane, o setor de sorveterias e gelaterias movimenta mais de R$13 bilhões anualmente, segundo a Associação Brasileira de Indústrias e do Setor de Sorvetes (ABIS).

Não por menos, o brasileiro tem paixão por boas sobremesas, e o apelo artesanal do gelato atrai um público que se inclina a gastar sem muita consideração. Só que a concorrência é alta, consequentemente, o negócio precisa ampliar o cardápio:

  • Sabores autênticos de gelato e combinações exclusivas.
  • Sobremesas geladas com cremes, recheios e texturas únicas.
  • Milkshakes artesanais têm ótimo valor agregado.
  • Repense o cardápio para o período do inverno, com versões quentes.

E para você agora, qual ramo alimentício dá mais dinheiro? Saiba que dentro de cada sugestão acima, existem incontáveis formas de trabalhar em um mercado trilionário.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, que elas possam ajudar você a se encontrar no mundo do empreendedorismo de modo a alcançar somente o sucesso, até a próxima!

Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

Deixe o primeiro comentário