Saber o que vender em uma sorveteria no inverno é a segurança de não ter o seu negócio despencando ladeira abaixo. Infelizmente esse é um tipo de negócio que ao mesmo tempo em que faz sucesso no verão, cai muito nas vendas durante o frio.
Quem quer montar uma sorveteria e ganhar o dinheiro o ano inteiro precisa procurar alternativas inteligentes e saborosas para atrair o seu público e continuar com a comercialização forte.
É por isso que estou aqui hoje! Vou te dar algumas dicas sobre o que vender em uma sorveteria no inverno e sobre algumas outras coisas que você pode fazer para conseguir melhorar as coisas.
Fui atrás de algumas ideias e trouxe para você um manual completo que eu tenho certeza que vai te ajudar nessa caminhada!
Continue comigo até o final do artigo e você sairá daqui cheio de motivação do que fazer para continuar vendendo mesmo no frio.
Mudança na imagem do sorvete
A primeira coisa que você precisa trabalhar para vender bem no inverno é a imagem do sorvete no público da sua região. Esse é o foco principal e que vai te ajudar muito nesse seu processo.
Aqui no Brasil a gente olha para o sorvete como se fosse uma guloseima, uma sobremesa, mas não deveria ser assim. A partir do momento que você encara o sorvete como uma refeição, como alimento, as coisas podem mudar completamente.
Na Europa a venda do sorvete é forte mesmo com temperaturas baixas e é justamente por causa da forma como eles o encaram! Ele é utilizado para complementar refeições de todos os tipos que eles adoram.
O primeiro passo que você vai dar é esse! Pense no sorvete como um alimento, encontre as refeições que podem ser feitas a partir dele e parta para uma divulgação forte nas redes sociais e nas regiões próximas de onde é o seu estabelecimento.
Leia também: Equipamentos para sorveteria
O que vender em uma sorveteria no inverno: Produtos com sorvete
Seguindo a linha de modificar a forma como as pessoas veem o sorvete, pensei em alguns produtos que você pode vender na sua sorveteria que vão usar esse produto juntamente com outro e formar um prato delicioso.
É bom que você tente avaliar como é o costume da população local para levar para eles ingredientes e pratos que já tenham familiaridade, que gostem e que assim fique mais fácil para chamar a atenção.
Então dos que eu vou te apresentar, avalie, veja o que pode ser implementado no seu negócio e procure a melhor receita. Pratique, pratique, pratique até que o resultado seja positivo e que você ache que dê para vender.
Veja abaixo o que vender em uma sorveteria no inverno – produtos feitos com o próprio sorvete:
- Bolo com recheio de sorvete;
- Rocambole de chocolate com sorvete;
- Torta de limão com sorvete;
- Frozen de chocolate;
- Petit Gateau.
Sorvete frito
Outra opção que você tem é fazer o sorvete frito. Não muito popular no nosso país, mas delicioso, esse sorvete não é difícil de ser preparado e pode ser um bom chamariz para sua sorveteria no inverno.
Não dá para falar sobre o que vender em sorveteria no inverno sem falar sobre ele. Diferente dos que citei acima, resolvi trazer uma receita do sorvete frito para você já ir praticando.
Observe:
Ingredientes
- 3 claras batidas
- Óleo para fritar
- Cobertura de sorvete da sua preferência
- 300 g de Farinha Láctea
- 6 bolas de sorvete da sua preferência
Modo de preparo
Faça as bolas de sorvete bem redondinhas e enrole elas na Farinha Láctea, uma por uma. Leve ao freezer por duas horas. Depois disso retire e passe na clara batida. Passe de novo na farinha e leve para o freezer por mais 2 horas.
Repita isso umas duas vezes e por último frite as bolinhas em óleo bem quente! É importante que você deixe o óleo ficar bem quente antes. Em poucos segundos a casquinha já vai ficar dourada e você pode retirar.
O que vender em uma sorveteria no inverno: Outros produtos que você pode trabalhar
Além de vender em uma sorveteria no inverno produtos que podem ser feitos com sorvete, você também pode trabalhar com coisas complementares – que nada tenham a ver com o sorvete em si.
É claro que você precisa ter muito cuidado com isso e eu vou te explicar melhor logo depois, mas basicamente trouxe produtos que possuem alguma semelhança e que de alguma forma fazem parte do mesmo segmento.
Assim como falei anteriormente, nessa situação você também precisa analisar o costume de consumo da sua região para oferecer ao seu público coisas que eles gostem, que os agradem e que chame atenção.
Veja outros produtos para vender na sorveteria no inverno:
- Crepes recheados;
- Waffles;
- Panquecas;
- Chocolate quente;
- Lanches assados;
- Vitaminas e shakes (voltados para quem faz academia e esportes);
- Sucos de frutas (incluindo o detox);
- Fondue no potinho;
- Espetinho de chocolate.
Tome cuidado para não fugir da imagem de sorveteria
Na hora que as pessoas procuram o que vender em uma sorveteria no inverno, elas estão tão preocupadas em ganhar dinheiro nesse período difícil que acabam vendendo de tudo! Esse é um grande perigo.
Se você prestar atenção vai perceber que todas as coisas que citei acima têm algum tipo de ligação com o universo do sorvete. Dá para você vender em uma sorveteria sem descaracterizá-la.
Agora se você vender hambúrguer, por exemplo, ou uma coxinha de frango e catupiry, a imagem da sua sorveteria será confundida com a imagem de uma lanchonete como qualquer outra – só que vende sorvete.
Você precisa dar muita atenção para isso, caso não queira confundir a cabeça dos seus clientes e até mesmo a sua. Tomando esse cuidado você vai resolver o problema e conseguir vender bem em uma sorveteria no inverno.