Material para confecção de terços: Veja o que precisa

Publicado por Jéssica Trabuco em 29 de julho de 2023

Muita gente quer saber qual é o material para confecção de terços porque percebeu que esse pode ser um caminho para ganhar dinheiro. Algumas pessoas também querem aprender para uso próprio ou para presentear alguém. 

Seja qual for a sua situação, eu vou te apresentar duas listas com tudo que você vai precisar para começar a sua produção de casa mesmo. 

Lembrando que não basta criar o seu kit, é preciso pesquisar, conhecer tipos diferentes de modelos e testar várias formatações até encontrar o seu próprio jeito e modo de criação. 

E aí, pronto? Então fica comigo até o final!

Lista completa com o material para confecção de terços de cordão


Material para confecção de terços

Vamos começar falando sobre o terço mais tradicional, que é o feito com cordão, ok? Ele é o que a gente encontra com mais facilidade em lojinhas e na mão das pessoas também. 

Mesmo tendo um padrão bem estabelecido e utilizando praticamente os mesmos materiais, com um pouco de pesquisa e criatividade, dá para criar vários modelos diferentes, desde os infantis até os feitos com mais requinte, como os utilizados por noivas durante o casamento. 

Veja abaixo o que é preciso para fazer um terço:

Crucifixo

Acho que essa é a principal entre as peças para terços. O crucifixo tem um significado importante para os católicos, ele representa a cruz onde Jesus Cristo morreu. Significa o sacrifício que Deus fez pela humanidade, tem uma relação direta de vida e morte, mas principalmente com o amor. 

Tem crucifixo que é só a cruz, outros que também tem a imagem do Cristo junto. Alguns são feitos de metal, outros de plástico e tem também os emborrachados que são utilizados principalmente em terços infantis. 

Existem outras variações também como a tonalidade, pode ser de prata, de ouro, ouro velho e até aço. Os tamanhos também são inúmeros. Acho que o legal é comprar uma variedade de início para ir se acostumando e escolhendo com o que vai trabalhar. 

Entremeio

O entremeio é uma peça que costuma ficar entre os fios do terço. Normalmente vem o crucifixo, uma reta, o entremeio e os dois lados fechando o círculo. Existem muitas opções para esse local e você deve escolher a que achar que tem mais a ver com o seu objetivo e também com o estilo. 

Alguns usam imagens de Maria e suas representações, do próprio Jesus e/ou de outros santos. Em outros casos se usa só uma conta diferente ou uma medalha. Mais uma vez é questão de gosto mesmo. Faça testes e encontre seu caminho nesse sentido.

Fio de seda ou linha encerada

Muita gente fica na dúvida de qual é a linha usada para fazer terço e pelo que vi, as pessoas usam mais a linha encerada, mas tem quem prefere o fio de seda porque ele acaba deixando o produto final mais bonito e requintado. 

Não existe uma espessura específica para a fabricação desses itens, você vai escolher também de acordo com o seu gosto. Assim como a cor, apesar de que é mais comum a utilização das neutras. 

Miçangas

As miçangas são a base do terço, não é? Se você seguir o padrão para a confecção de um terço, vai precisar de 53 contas para representar as orações da “Ave Maria” e 6 contas de para o “Pai Nosso”.  

As pessoas costumam diferenciar uma conta da outra pela cor, mas também pelo tamanho. Lembrando que ainda tem pessoas que colocam mini contas, mini pérolas ou mini bolinhas de uma conta do pai nosso para a da Ave Maria – você pode testar se quiser para ver se fica legal. 

Como esse material costuma ser mais barato, eu acho que você deve investir em tamanhos e cores diferentes, nem que sejam uns 3 ou 4. Isso vai te dar uma base para construir várias combinações e aos poucos ir inventando mais. 

Isqueiro

O isqueiro não pode ficar de fora do seu kit para montagem de terços porque ele é o responsável por selar o fio e também por dar alguns acabamentos. 

Tesoura

A tesoura também vai ser bem importante para auxiliar em alguns acabamentos e no trabalho em si. 

Canudo

O canudo vai te ajudar a fazer os nós do terço. Ele precisa ser firme e fino. Tem gente que usa canudo de pirulito, de cotonete ou até aqueles que vem em caixinha de achocolatado, sabe? Vi um vídeo que a profissional recomendou também usar aquele canudinho de caneta BIC, vazio, claro. 

Aqui é claramente outro exemplo de item que você vai escolher de acordo com a sua experiência pessoal no trabalho. 

E o material para fazer terço de corrente?


Qual material é necessário para fabricar o terço

A gente precisa lembrar que o material para confecção de terços de corrente é um pouco diferente do de tecido. Além do crucifixo, do entremeio, da tesoura e das miçangas, você vai precisar de outras ferramentas para te auxiliar. 

Veja: 

Alicates

Esse é o material mais importante nesse tipo de produto. Será necessário um alicate para curvar e outro para cortar. São eles que vão te ajudar a construir a corrente do zero. Dando agilidade, acabamento e otimizando o seu tempo de produção. 

Contrapino

O contrapino é tipo um aramezinho que tem um botãozinho no final. Você vai colocar a miçanga nele e encurvar o arame restante para ir construindo a corrente do terço. Esse é um produto que você precisa comprar em boas quantidades porque vai usar muito. 

Argolinhas

As argolinhas são utilizadas para unir uma peça da outra e em muitos casos servem até de entremeio, dependendo do modelo que pense e/ou queira construir. 

Procure por bons fornecedores


Se você quer começar a fazer terços para vender precisa se preocupar com o local onde vai comprar o seu material. Além de ter qualidade e variedade, é importante que o preço seja interessante, de preferência seja atacado. 

Isso vai permitir que o seu custo seja baixo e você possa ter uma margem de lucro interessante nas suas vendas, mesmo com uma tabela de preço justa para o seu cliente, entende?

Na internet tem várias lojas que são interessantes e podem entregar na sua casa. Agora, se você for de São Paulo ou de locais próximos, vale a pena visitar a região da 25 de Março. 

Leia também: Como montar uma loja de artigos religiosos

Comece a fazer orçamentos


Agora que você sabe exatamente qual é o material para confecção de terços de cordão e de corrente, comece a sua pesquisa e encontre os melhores fornecedores para o seu projeto. 

Agradeço muito a sua companhia por aqui hoje e te desejo todo sucesso do mundo. 

Um abraço e até mais!

Jéssica Trabuco
Sou baiana de Salvador, formada em Jornalismo e fundadora do Negócio de Cozinha. Trabalhei com vendas por mais de cinco anos e estudar e falar de negócios faz parte do meu dia a dia! Sou apaixonada em ajudar o outro a mudar o seu mundo e faço o que estiver ao meu alcance para conseguir!

1 comentário

  • Wisner Sebastiao

    Olá eu vivo aqui em Angola, no continente africano e quero que me ajudem a ter o contacto de várias empresas ou fabricas de usinas de vendas de açúcar de grandes, porte porque aqui em angola eu tenho compradores e só preciso de conexão p

Deixe o seu comentário