LG e Samsung são a mesma empresa? Saiba a verdade sobre elas

Publicado por Lidia Massari em 21 de setembro de 2023

Sempre que encara aquela vitrine repleta de belas televisões, você se questiona se LG e Samsung são a mesma empresa? Saiba que você não é a única pessoa.

À medida que a tecnologia evolui e as empresas se guiam pelas preferências dos consumidores, mais parecidos os produtos ficam. Se por um lado essa padronização é interessante, por outro, isso cria um nó na cabeça de muitos consumidores.

Como eu acho fascinante entender a trajetória das empresas, decidi montar um conteúdo bem completinho para você. Espero que aproveite as dicas de hoje!

LG e Samsung são a mesma empresa? Saiba a verdade sobre elas!

LG e Samsung são a mesma empresa

Não, definitivamente LG e Samsung não são a mesma empresa, nem pertencem ao mesmo grupo ou conglomerado, pelo contrário. Está para nascer uma rivalidade tão notória e marcante para a evolução de ambas no mercado.

Só para você entender, costumo dizer que esse embate está no mesmo nível que Coca-Cola e Pepsi. Posso dizer ainda que se assemelha à concorrência entre McDonald’s e Burger King, ou seja, puxam a fila no mercado.

Na verdade, essa concorrência acirrada já dura pelo menos 50 anos, onde a LG tem mais tempo de atuação. “Poxa vida, acho que estou por fora do mercado mesmo, né?”.

Não necessariamente, pois existe um ponto central que faz as pessoas acharem que LG e Samsung são a mesma empresa. Me refiro ao país de origem de ambas, que é a Coreia do Sul, sabia disso?

Isso mesmo, tanto LG quanto Samsung são empresas sul-coreanas e quase dividem o mesmo berço. Vale ressaltar, a Coreia do Sul é polo tecnológico de muita expressividade hoje, sendo referência no desenvolvimento de soluções inovadoras.

Qual empresa é maior Samsung ou LG?

Perguntinha traiçoeira, hein? Se você pegar um fanático pela LG, não tem conversa, a LG será sempre a melhor. O mesmo para a Samsung, onde quem ama seus produtos, dificilmente troca por outra marca, ainda mais pela concorrente.

Em se tratando de relevância no mercado, número de vendas e, sobretudo, popularidade, diria que a Samsung leva o troféu. Não me leve a mal, não estou tomando partido aqui, apenas apontando fatos trazidos pela Omdia, companhia de pesquisas.

Por conseguinte, o veículo de comunicação BusinessKorea, especializado no mercado sul-coreano, nos mostra dados interessantes. De acordo com a divulgação, o ranking dos líderes globais de participação no mercado de TV em 2022, ficou assim:

  1. Samsung: através de linhas de TVs para distintos consumidores, a Samsung ficou com 19,6% do mercado.
  2. TCL: para surpresa, a chinesa TCL pulou à frente da LG, abarcando 11,7% de participação no mercado de TVs.
  3. LG: com cerca de 11,69%, a LG Electronics garante boa fatia do concorrido segmento.
  4. HiSense: a chinesa HiSense traz uma proposta que promete equilibrar qualidade e preço justo. Com isso, 10,5% do mercado global é seu.
  5. Xiaomi: a multinacional chinesa Xiaomi ganha espaço diariamente e, hoje, tem 6,2% do mercado mundial de TVs.

Diante dessas informações, posso concluir que a maior empresa entre LG e Samsung, ainda é a Samsung. Afinal, a relevância no mercado e a preferência dos consumidores dizem muita coisa, né?

LG e Samsung precisarão juntar forças em pouco tempo?

Eu acho que a palavra não é juntar forças, mas sim reforçar qualidade e trabalhar preços. Não à toa, o ponto de atenção para ambas já não é apenas a concorrência direta entre elas, isso mudou.

Veja bem, as marcas chinesas reforçam seu posicionamento competitivo global ano após ano, como mostrado. No fim, quando o consumidor compara entre gastar mais e comprar melhor, e economizar e ter uma TV, ele economizará.

Nesse contexto, as TVs chinesas trazem esta oportunidade ao cliente atual e, por consequente, vendem mais. Querendo ou não, tanto a Samsung quanto a LG têm algumas das TVs mais caras do mercado, especialmente no Brasil.

Conheça um pouco da trajetória da LG no mercado

Começando pela marca mais experiente, o conglomerado da LG foi fundado em 1947, na cidade de Busan, Coreia do Sul. Porém, ela não veio ao mundo para fabricar eletrônicos ou celulares, e isso pouca gente sabe.

Na realidade, a LG, originalmente chamada de Lak Hui Chemical, estava inserida na indústria química. Conforme o sucesso se consolidou e o dinheiro girou, a empresa deu uma guinada ao universo dos eletrônicos.

Aproveitando o boom tecnológico da época, a LG criou a GoldStar em 1958, específica para sua linha de eletrônicos. Consequentemente, 16 anos mais tarde, em 1974, a empresa mudou seu nome para Lucky Co.

Nessa altura do campeonato, o mundo já estava bem diferente daquele de quando começou, e o marketing fazia diferença. Tanto é, que a Lucky Co se transformou uma vez mais na Lucky-GoldStar, fazendo alusão às suas principais divisões.

Entretanto, o nome não pegava de jeito nenhum e, em 1995 surge a marca LG, como uma estratégia para “grudar”. Bem, o restante é decorrência do sucesso, que perdura até hoje, fazendo parte da vida de milhares de pessoas.

Quem é dono da LG atualmente?

Atualmente, uma mesma empresa pode ter diferentes ramificações, subsidiárias e segmentos de atuação. É isso que leva, por exemplo, as pessoas a perguntarem se Philco e Philips são a mesma empresa.

No caso da LG, a empresa matriz ainda é a LG Corporation, que responde por tudo vinculado à marca. E por falar em marca, veja como a LG está estruturada na fabricação dos eletrônicos:

  1. LG Electronics: de certa forma, essa divisão é o carro-chefe, produzindo TVs, eletrodomésticos, eletroeletrônicos e itens de informática.
  2. LG Display: a divisão Display da LG abastece o mercado com as mais modernas telas. Isso mesmo, a LG vende suas tecnologias para outras empresas, como as telas OLED.
  3. Divisão LG Innotek: por fim, a divisão Innotek é focada na fabricação de partes eletrônicas e componentes, como semicondutores.

DÚVIDA: a LG ainda fabrica celulares?

Não, a LG descontinuou sua produção de celulares, embora tenha se tornado referência há mais de uma década. Não se sabe ao certo o que houve, mas tudo indica que a competitividade no segmento tenha forçado a decisão. Portanto, a LG não fabrica mais celulares desde 2021, quando fez o anúncio oficial!

Como a Samsung surgiu e evoluiu diante da concorrência?

A Samsung é mais recente que a LG, pois foi fundada em 1969, justamente quando o mundo estava em transformação. Por conta disso, a empresa teve um impulsionamento incontestável, já que entrou com tudo no mercado.

Ainda nos anos 70, a Samsung presenciava um reconhecimento global ao produzir eletrodomésticos em massa. Em poucos anos, a empresa sul-coreana se tornou a principal fabricante de TV em preto e branco. Veja a continuação em linha temporal:

  1. Samsung nos anos 80: além da liderança nas TVs, a Samsung conquistou o posto de principal fabricante de semicondutores. Com isso, fundou dois centros de pesquisa e desenvolvimento que a alavancaram.
  2. Samsung nos anos 90: o resultado do investimento em pesquisa, rendeu ao mercado muitos produtos inovadores. Logo, lançaram a primeira DRAM de 64, TV digital, celular com MP3, entre outros.
  3. Empresa atualmente: a Samsung lidera diferentes divisões do mercado e, hoje, tem valor de mercado que supera US$87 bilhões.

Até onde eu consigo pensar, a Samsung é sinônimo de qualidade, verdadeira inovação e produtos que se destacam nas prateleiras.

CURIOSIDADE: o que significa Samsung, você sabe?

Se você sabe quem fundou a Samsung, certamente você entende o significado do nome, certo? Seu fundador, o visionário Lee Byung-chull, escolheu o nome da sua empresa a dedo.

Isso porque a palavra Samsung significa “Três Estrelas”. Com isso, o fundador queria passar a ideia de sua marca “brilhar eternamente como as estrelas”.

O três está associado à grandeza, força e abundância, já a estrela, seria algo como brilho eterno, bacana demais, né?

LG e Samsung são a mesma empresa apenas no imaginário do consumidor

E então, consegue responder com autoridade se LG e Samsung são a mesma empresa? Algo que confunde muito as pessoas, é que a Samsung estaria comprando painéis OLED da LG, segundo a Reuters. Porém, tudo é especulativo.

O importante mesmo é ter consciência do papel dessas empresas, principalmente para quem pensa em montar uma loja de eletrodomésticos.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não esqueça de compartilhar para tirar a dúvida de mais pessoas. Até a próxima!

Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

1 comentário

  • Josefina marques

    Graças a Deus não é, estou com uma Tv 50 4K queimada, entrou no modo liga desliga, fui no autorizado, condenou a Tv, o concerto daria pra comprar outra. Atualmente uso a minha LG antiga sem smart nem 4K é, está ótima, cores bonitas. Parente do comprar outra quando puder e é claro LG,
    Ouvi falar de vício de fabricaçao na Sansung, indignada, nosso dinheiro não é capim. Eles deveriam indenizar por esta falha, só queria concertar, nunca houve queda da Tv, pra não ter mais concerto como disseram.

Deixe o seu comentário