Philips e Philco são a mesma empresa? São do mesmo dono?

Publicado por Lidia Massari em 13 de setembro de 2023

Na hora de equiparar produtos para comprar, você fica na dúvida se Philips e Philco são a mesma empresa. E agora, como está a atuação dessas grandes companhias?

Ainda que você encontre muitos bens de consumo dessas marcas, a verdade é que ambas já foram bem mais relevantes. Falo isso porque a evolução das necessidades e a entrada de novas marcas no mercado, impactam no seu alcance comercial.

Então, eu estou aqui para acabar de vez com essa dúvida, pois reuni tudo sobre cada uma delas. Convido você a conferir se Philips e Philco são concorrentes!

Philips e Philco são a mesma empresa? São do mesmo dono?

Philips e Philco são a mesma empresa

Não, Philips e Philco não são a mesma empresa, tampouco pertencem ao mesmo dono ou grupo. Embora elas tenham se relacionado ao longo da história, cada uma seguiu um direcionamento bem específico diante do mercado brasileiro.

Tanto é que as duas são concorrentes diretas em determinados segmentos de produtos, como na fabricação de televisores. A Philco, por exemplo, tem como foco o mercado dos eletrodomésticos e sempre foi assim.

Já a Philips, mudou diversas vezes sua atuação, sempre se remodelando e se reinventando para acompanhar as tendências. É justamente por isso que existe uma grande confusão, além é claro, da falta de informações transparentes.

Sério, enquanto garimpava conhecimento para você, eu identifiquei muita informação desencontrada que até colocava Philips e Philco no “mesmo barco”. Porém, você encontra a realidade das empresas logo a seguir.

Afinal, quem fabrica a marca Philips no Brasil?

Entre idas e vindas no Brasil, parte dos produtos Philips hoje é fabricada pela empresa TPV Technology Limited (TP Vision). Essa é uma Joint Venture (empreendimento conjunto) entre a Philips e a marca AOC.

Traduzindo para o consumidor, a TPV nasceu da união entre AOC e Philips, sendo a responsável pela fabricação de:

  • Televisores (Smart TV)
  • Monitores (uso caseiro, corporativo e monitores curvos)
  • Produtos de Áudio (fones de ouvido, caixas de som etc.)

Sabe aquela bela televisão moderna e 4K da Philips, com a tecnologia Ambilight e recursos aos montes? Então, ela foi fabricada e montada numa das instalações da TPV que, hoje, conta com mais de 30 mil colaboradores.

Portanto, todo produto Philips voltado ao entretenimento e bens de consumo no Brasil, é fruto desse empreendimento conjunto poderosíssimo. Inclusive, a TPV também atua em regime de OEM (Original Equipment Manufacturer), sabe o que é isso?

Na prática, o termo “Fabricante Original do Equipamento” é destinado às empresas que fornecem componentes de produtos para outras marcas. Dessa forma, a TPV fornece os componentes para a fabricação dos produtos Philips.

O que aconteceu com a Philips no Brasil?

A primeira reação quando as pessoas descobrem o posicionamento da Philips hoje é: “nossa, o que aconteceu com a Philips”? Bem, a Philips Brasil existe no país desde 1924, localizada inicialmente no Rio de Janeiro.

A evolução da empresa deu um passo enorme ao montar uma filial na Zona Franca de Manaus. A partir daí, a sua capacidade produtiva e o alcance de seus produtos se alastraram pelo território nacional.

Entre centenas de lançamentos, a Philips caiu nas graças do consumidor que enxergava a qualidade em suas criações. Todavia, em 2007 a empresa fez algo que mudou seu posicionamento, ao lançar a linha de televisores com tecnologia Ambilight.

Por sua vez, a tecnologia consistia em modernas televisões que tinham conjuntos de luzes de Led na parte de trás. Então, todas as cores mostradas na tela, eram fielmente projetadas na parede atrás, dando a sensação de completa imersão.

Essa eu posso falar por experiência própria porque até recentemente eu tinha uma TV dessas, e era simplesmente fantástica. Contudo, a chegada de marcas asiáticas ao Brasil, mais a concorrência doméstica e a economia volátil, fizeram a Philips repensar.

Como resultado, em 2011 a gigante holandesa anunciou que deixaria de lado sua linha de televisores. Mas como você sabe agora, ela deu lugar à TPV, que continua seu legado, mas de maneira econômica e eficiente.

Além do mais, um dos grandes focos da Philips hoje, é a área da saúde. Não por menos, na última década a empresa se tornou líder em tecnologia voltada à saúde.

Quem é o fabricante da marca Philco?

Se Philips e Philco não são a mesma empresa, e a TPV está à frente da Philips, quem fabrica Philco? Acredite se quiser, mas quem produz Philco atualmente é a Britânia.

Olha só que curioso, a Philco está no Brasil desde 1934, quando trouxe tecnologias inovadoras de rádio. Anos mais tarde, na década de 50, ela dedicou tempo e investimento no mercado de televisores.

Tanto é que a empresa foi a primeira a produzir televisão no Brasil, sendo um estouro de vendas em 1960. Por conseguinte, duas décadas depois, a Philco fechou parceria com a japonesa Hitachi, especializada em videocassetes e vídeo câmeras.

Você se lembra da marca “Philco-Hitachi”? Até então, a Philco era de responsabilidade da Ford (Philco-Ford). Mas a pesada carga tributária brasileira fez com que a Ford deixasse a empresa de lado, bem como a Hitachi.

Nesse momento, a grande empresa estadunidense estava à deriva no mercado brasileiro, até que a Itautec comprou seu controle acionário. Isso aconteceu em 1994 e se estendeu até 2005, quando a Gradiente finalmente comprou a Philco.

Como resultado, a Gradiente deu um “passo maior do que a perna”, ou seja, a aquisição a desequilibrou financeiramente. Nessa altura do campeonato, empresas como Samsung e LG começavam a dominar o mercado, pressionando as concorrentes.

Não teve outro jeito, a Gradiente precisou entrar com pedido de recuperação judicial e a Philco novamente voltou ao “limbo”. Por fim, a Britânia enxergou a oportunidade e adquiriu sua licença de uso, inicialmente por 10 anos.

Pelo que eu consegui analisar, até hoje a Britânia detém o direito de usar a marca, e faz isso com maestria. Afinal de contas, ela pegou todos os pontos fortes da Philco e transformou seu portfólio.

Philips e Philco são a mesma empresa? O que você tira dessa história!

Em um cenário parecido com a Consul e Brastemp, até poderíamos dizer que Philips e Philco são a mesma empresa. Contudo, as duas veteranas trilharam caminhos bem distintos, mas acabaram sendo concorrentes no mercado.

Aqui está um excelente começo para você que pretende montar uma loja de eletrodomésticos. Isso porque você sabe exatamente como abordar a gama de produtos oferecida por cada marca, bem como seu público-alvo.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, que as informações de hoje possam ter aberto seus olhos. Agora é só compartilhar com mais pessoas e até a próxima!

Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

Deixe o primeiro comentário