Coca-Cola comprou a Pepsi? Descubra se é verdade ou não

Publicado por Lidia Massari em 23 de março de 2023

A disputa no setor global de bebidas reúne empresas monumentais, criando dúvidas recorrentes. E a mais nova da vez é se a Coca-Cola comprou a Pepsi. Será que é verdade?

Estas são duas das maiores e mais colossais empresas que determinam o passo em que o setor de bebidas evolui. Detentoras de marcas consolidadas há décadas, a concorrência é fortíssima.

Então, continue aqui e descubra a verdade sobre essas empresas que estão em todos os lugares dessa terra. Acompanhe as informações fresquinhas que eu separei!

Será mesmo que a Coca-Cola comprou a Pepsi? O que é verdade e o que é mito?

Coca-Cola comprou a Pepsi

A notícia de que a Coca-Cola adquiriu a Pepsi é tão antiga quanto às próprias empresas. Vira e mexe surge um “burburinho” que faz muito barulho entre os concorrentes e, sobretudo, os clientes.

No entanto, essa é uma notícia falsa, já que a Coca nunca comprou a Pepsi. Então, até os dias de hoje, ambas continuam sendo de propriedade de donos distintos. “Nossa, mas por que eu sempre escuto a mesma notícia, por que sempre ganha força?”.

É difícil apontar um único motivo, mas na minha opinião é porque as duas ocupam o topo da “cadeia alimentar”. São elas que ditam e transformam as regras do setor de bebida e a maneira como consumimos diariamente nossos produtos.

Dessa forma, a ideia de que a maior delas tenha comprado sua concorrência é mera fantasia. Acredito que isso tenha lá seus motivos, mas a sorte é que a Coca não fez tal aquisição, sabe por que?

Você já ouviu falar no termo “monopolização do mercado”? Recentemente o termo ganhou destaque quando a justiça americana processou o Facebook, lembra?

O contexto todo se resume à Empresa Meta, dona do Facebook, ter comprado praticamente todas as outras empresas concorrentes. Aqui eu me refiro a empresas como:

  • WhatsApp
  • Instagram
  • Messenger

Como resultado, a concorrência simplesmente diluiu e os lucros da companhia se tornaram inimagináveis. O problema é que a empresa se tornou dona das principais marcas que faziam frente aos seus serviços, ou seja, ofereciam concorrência.

É como se você fizesse biscoitos amanteigados para vender, mas de repente saísse comprando a marca de todos os concorrentes. O que aconteceria? Você seria a única pessoa vendendo e lucrando, isso é a monopolização do mercado.

Sendo assim, o mesmo poderia acontecer com a Coca-Cola se ela tivesse realmente comprado a Pepsi, o que nunca aconteceu.

Quais marcas a Coca-Cola é dona?

A Coca-Cola é uma das maiores empresas do setor de bebidas, como já mencionado, mas é também uma das maiores globais. Atualmente ela está presente em mais de 200 países, acredite se quiser.

Então, é quase uma obviedade que existam incontáveis marcas pertencentes à empresa. Outro fato interessante, é que em cada país ela é detentora de produtos únicos e produzidos voltados à região.

Conheça quais marcas que a Coca-Cola é dona aqui no Brasil:

  1. Coca-Cola
  2. Kuat
  3. Sprite
  4. Fanta
  5. Del Valle
  6. Schweppes
  7. Powerade
  8. Nestea
  9. Água Crystal
  10. Matte Leão

Essas são apenas algumas marcas famosas que eu posso citar, mas existem muitas outras. Por exemplo, você conhece o Monster Energy, certo? Pois é, a Coca Cola é responsável direta pela distribuição em todo o território nacional, dá para acreditar?

DÚVIDA FREQUENTE: e já houve tentativas de compra pela Coca-Cola?

Mesmo nunca tendo comprado a Pepsi, provavelmente você deva imaginar que infinitas tentativas foram feitas, certo? Errado, não existe registro algum de que a Coca tenha tentado comprar a Pepsi.

Para não cometer injustiças aqui, em alguns momentos da história a Pepsi passou por maus bocados, financeiramente falando. E foi nestas ocasiões pontuais em que ela foi disponibilizada para aquisição.

Contudo, a Coca acabou não levando em consideração a possibilidade da aquisição e ambas seguiram seus rumos. Se você é uma pessoa comum assim como eu, tudo isso é mera curiosidade, né?

Agora, caso você seja fornecedor de bebidas, pode ser até válido para sua própria publicidade saber dessas coisas, não é?

Quem é a dona da Pepsi atualmente?

Bom, se a Coca-Cola não é dona da Pepsi, alguém deve ser, não é verdade? Afinal, uma empresa tão significativa no mercado precisa ter uma administração igualmente coerente.

Em vista disso, saiba que a Pepsi pertence à PepsiCo Inc. que é uma empresa norte-americana. Sua atuação também é global, onde em cada país a empresa detém rótulos exclusivos e uma presença que faz frente à Coca-Cola.

Não por menos, as duas seguram firmemente as rédeas do setor de bebidas. Mas no caso da Pepsi, faz parte até mesmo do setor de alimentação. Isso mesmo, produtos como Doritos e Cheetos são da PepsiCo. Na verdade, são salgadinhos da Elma Chips, que faz parte do Grupo.

E essa rivalidade é fantástica para o consumidor, que pode se aproveitar de incontáveis produtos de qualidade. E friso bem a “qualidade”, pois diante da concorrência acirrada, a única forma de prosperar é com produtos realmente bons.

Quais marcas pertencem à Pepsi hoje em dia?

Vamos lá, a Pepsi é uma das marcas da empresa PepsiCo, tudo bem? Digo isso porque precisamos separar as coisas, senão vira tudo uma bagunça. Para você entender melhor, dá uma olhada na variedade da lista a seguir:

  1. Pepsi-Cola
  2. H2OH!
  3. Toddynho
  4. Toddy
  5. Gatorade
  6. Kero Coco
  7. Trop Coco
  8. Lipton Ice Tea
  9. Soda Tônica Antártica
  10. Água Schin

Aposto que você entra em contato diariamente com diversas dessas marcas e nem percebe que pertencem ao mesmo grupo, né?

Agora você sabe a completa verdade sobre se a Coca-Cola comprou a Pepsi

Saber se a Coca-Cola comprou a Pepsi talvez não mude nada em nosso cotidiano. Porém, é uma maneira interessante de conhecer um pouco mais das marcas que estão presentes em nossa vida desde sempre.

E você, achou algo muito interessante? Ou então, se surpreendeu com a verdade por trás destas gigantes do setor de bebidas? Que tal compartilhar nas redes sociais com os amigos para espalhar a notícia?

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, até a próxima!

Descubra quais são os Melhores Negócios para abrir com até R$ 500 Reais! Clique no botão abaixo e tenha acesso gratuito à Lista de Negócios mais Baratos para montar atualmente!
Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

Deixe o primeiro comentário