Pensando em um mercado que só cresce, de pessoas que gostam, preferem e buscam artesanato para comprar, hoje eu vou te dar algumas dicas de artesanato para vender!
Se tem uma palavra que está em alta hoje em dia é artesanato. As pessoas têm dado cada vez mais valor a essa arte, porque está cada vez mais raro conseguir objetos e até alimentos que não foram produzidos em larga escala.
Para aproveitar essa oportunidade, talvez você só precise de um empurrãozinho, de uma luz e eu tenho certeza que depois dessa leitura você se sentirá mais empolgado e motivado a começar o seu trabalho.
Não importa qual seja a sua situação hoje, se você quiser e estiver pronto a se dedicar por isso, você tem chances sim de começar a ganhar dinheiro e até mudar a sua vida. O primeiro passo é acreditar em você.
Com essas informações você pode começar a trabalhar em casa com artesanato e além de dinheiro, ter tempo e liberdade de viver a vida que quiser. Não é uma maravilha?
Então vem comigo aprender essas dicas de artesanato para vender!
Por que o artesanato é tão valorizado?
Além de artístico, o trabalho artesanal é sempre único, como tudo que não é feito por máquinas, mesmo que se repita o modelo. E, também, mais minucioso e feito com carinho, se tornando algo mais belo e delicado do que o que se compra de fábrica.
Falando em fábrica, não é tudo que se pode comprar dela, como o crochê, por exemplo. A maioria dos trabalhos artesanais não podem ser produzidos por máquinas, em grande escala, e essa também é uma grande vantagem do artesanato!
Além desses diferenciais, é normal encontrar muitos trabalhos artesanais que são bem criativos e originais, e eles acabam chamando muita atenção por isso.
Um outro forte marco do artesanato, é que ele está, muitas vezes, ligado a questões culturais locais – muitos trabalhos artesanais são feitos com técnicas passados de geração em geração, e isso fica fortemente expressado nos produtos finais.
É por esses motivos, também, que ele é tão valorizado pelos turistas.
Se você é – ou quer – se tornar um(a) artesã(o) e está querendo entrar nesse mercado para conseguir ganhar dinheiro, essas dicas de artesanato para vender vão te ajudar muito!
Leia também: Como montar uma loja de artesanato
Dicas de artesanato para vender: 6 opções para começar
Esse é provavelmente o motivo pelo qual você está aqui, então vamos logo começar falando dele: quais artesanatos vender para conseguir lucrar e tirar uma boa renda?
Vou separar uma listinha em tópicos, para ficar mais fácil de compreender e escolher qual melhor se adapta com o tipo de artesanato que você quer fazer para vender, vamos lá!
1. Artesanato em Crochê
Vamos começar pelos nossos queridinhos crochês! Com o crochê você tem um leque de opções do que fazer para vender, como:
- Bolsas e necessaires.
- Meia para celular
- Itens para bebês (que as mães amam): sapatinhos, roupinhas, mantas para batizados, enfeites para a maternidade, entre várias outras coisas.
- Colchas para cama de solteiro e cama de casal.
- Itens de copa e cozinha: pano, porta-pano, capa para bujão, galões de água, tampa de fogão, avental, porta-guardanapos etc.
- Vestuários femininos: tops, shorts, blusinhas, saída de praia, vestidos, saias…
- Carteiras e niqueleiras.
Qualquer um desses produtos vai te ajudar a ganhar dinheiro com crochê. São muito utilizados no nosso dia a dia e as pessoas adoram!
2. Artesanato em Patchwork
O patchwork é o famoso “trabalho com retalho”, quase tão queridinho quanto os crochês – e bastante lucrativo, já que pode ser feito de roupas e outros tecidos velhos. Ele é tão versátil quanto o crochê.
Alguns artesanatos feitos com a técnica patchwork que você pode fazer para vender são:
- Quadros
- Panos, para a cozinha.
- Cobre leito, para a cama.
- Colchas
- Enfeites para a sala e cozinha.
3. Artesanato em Cerâmicas
As cerâmicas são ótimas aliadas dos artesãos e também da clientela. Você pode fazer objetos de enfeite, assim como pode fazer utensílios de cozinha. Há uma enorme variedade de artesanatos para se fazer de cerâmica para vender, como:
- Abajur
- Vasos
- Canecas
- Bibelôs e objetos de enfeite
- Louças de cerâmica.
- Porta-incensos.
- Caqueiros
- Quadros
4. Artesanato de Madeira em MDF
Nessas dicas de artesanato para vender não podia faltar o MDF. Ele é bastante versátil e tem sido muito utilizado nos artesanatos, pois é barato, bonito e fácil de se trabalhar com ele.
Há vários cursos especializantes que ensinam como trabalhar com esse material. Se você escolher escolher esse tipo de artesanato para vender, vale a pena investir em um curso de MDF.
Algumas das coisas que você pode fazer de MDF:
- Porta-joias.
- Caixinhas guarda tudo.
- Caixinha de costura.
- Pequenos móveis
- Objetos de enfeite
- Baús
Inclusive tem um artigo aqui no site onde nós mostramos dicas de como ganhar dinheiro com artesanato em MDF. Vale a pena conferir!
5. Artesanato em Biscuit
Os famosos biscuits são grandes aliados dos artesãos há bastante tempo. Por serem maleáveis e moldáveis – ou seja, adaptáveis ao tipo de artesanato que o artesão quiser fazer – assim como por terem uma boa durabilidade, eles vendem bastantes.
Algumas opções de como trabalhar com biscuit:
- Ponteiras para lápis, canetas e similares.
- Bonequinhas, bonecos e mini esculturas de personagens.
- Frutinhas
- Enfeites para bolo (de casamento, aniversário etc.)
- Ímãs de geladeira.
6. Artesanato em Scrapbook
O scrapbook é uma técnica de recortes/personalização usada para customizar vários tipos de livros e cadernos. O resultado é sempre lindo, original e bem atraente.
Esses são alguns exemplos de onde se pode aplicar o scrapbook:
- Álbuns de foto (bebês, recordações em geral, casamentos, quinze anos etc.)
- Cadernos
- Convites
- Agendas
Comece a trabalhar!
Esses 6 itens são apenas algumas das técnicas de artesanatos que você pode fazer, mas elas são incontáveis!
Algumas dessas outras técnicas que não citei acima, e que também são bem comuns, são: bordado, pintura em tecido, trabalhos em vela, cestarias e outros trabalhos com palha (como lustre, porta-guardanapos, abajures e jogo americano).
Escolha um (ou mais de um) método de trabalho que você deseja usar para fazer seus trabalhos com artesanato para vender, mas não se esqueça de fazer do seu jeito, de colocar a sua personalidade.
Você pode inovar as técnicas e quem sabe fazer artesanalmente objetos menos comuns de se encontrar feitos dessa forma – isso pode ser um diferencial.
Então deixe a criatividade te guiar, mas tenha sempre foco e faça com amor!
Comece a trabalhar o quanto antes e faça cursos que possam te capacitar ainda mais para aumentar as suas chances de sucesso!
Parabéns, muito obrigada. Deus a abençoe
Adorei seu conteúdo! Parabéns pelo seu blog.