Criar tilápia dá dinheiro? Veja se dá lucro e como iniciar

Publicado por Lidia Massari em 11 de abril de 2024

Quem experimenta aquela deliciosa tilápia assada, geralmente nem pensa que por trás do peixe de qualidade, tem sempre um criador profissional. No campo do empreendedorismo, muita gente tem curiosidade se criar tilápia dá dinheiro.

Qualquer afirmação sobre isso sem considerar os aspectos da piscicultura da tilápia, é desaconselhável. De antemão, posso apenas divulgar que criar tilápia pode ser uma atividade altamente lucrativa, apenas nas condições corretas de produção.

Se você quer entender o contexto da criação de tilápia, os custos, o investimento e o retorno, confira um conteúdo completo!

É verdade que criar tilápia dá dinheiro?

vender tilápia é lucrativo?

Estima-se que em 2022, o Brasil produziu mais de 550 mil toneladas de tilápia, e a tendência indica apenas crescimento. Naturalmente, há grandes empresas por trás, mas a cadeia produtiva como um todo contempla também os pequenos produtores.

Nesse sentido, dá para perceber que criar tilápia dá dinheiro, do contrário, os números seriam bem menores, né? Entretanto, é fundamental apontar que o investimento na criação de tilápia é um investimento de médio a longo prazo.

O custo para montar um sistema simples de criação só é recuperado no segundo ou terceiro ciclos. Isso porque a tilápia leva em média 10 meses para atingir um peso comercial ideal.

Além do mais, o manejo, o aproveitamento do sistema na hidroponia de verduras e a redução do desperdício energético, certamente são fatores que impactam diretamente no quanto você pode ganhar.

Mas você sabe o que ninguém conta para você? Para ter um lucro significativo com a criação de tilápias, você precisa de um criadouro de grande porte.

Afinal, o pequeno sistema rende um valor baixo que, se administrado indevidamente, pode apenas se pagar e não gerar lucro significativo.

Qual o lucro na criação de tilápia?

Determinar o lucro na criação de tilápia não é uma ciência exata, pois cada método de criação tem gastos específicos. Geralmente, a maioria dos criadores pode atingir um lucro médio entre 35% e 40%, mas não é uma regra.

Eu já presenciei uma criação em caixa d’água, onde o lucro líquido foi de apenas R$400,00 no prazo de 6 meses. Mas o piscicultor em questão criou propositalmente para mostrar como o sistema simples sem planejamento não é o mais recomendado.

Em contrapartida, criadores experientes conseguem elevar o lucro líquido porque têm maior controle sobre a produção:

  • Equilíbrio correto entre sistema de criação e quantidade de peixes.
  • Uso de ração de qualidade para desenvolver melhor o alevino.
  • Cronograma de alimentação que segue o peso e o ciclo de crescimento.
  • Manutenção da qualidade e oxigenação da água.

Portanto, são diferentes variáveis que influenciam o peso final da tilápia, a diminuição das perdas e a maior precificação. Além do que, apenas o fato de você vender o peixe limpo ou inteiro muda o valor comercial.

No vídeo a seguir, você pode ver em primeira mão como um produtor com sistema mais complexo gerencia sua criação de tilápia:

Qual o segredo para rentabilizar melhor a criação de tilápia?

Uma estratégia certeira para melhorar a lucratividade do seu criadouro de tilápias, é montar um sistema hidropônico de verduras. Assim, você aproveita o consumo energético e potencializa o investimento inicial.

Por exemplo, muitos criadores pequenos complementam o retorno da criação de tilápia com a venda de alface. Quer dizer que na prática, o produtor eleva o ganho mensal da atividade, visto que a tilápia tem ciclos que podem chegar até 12 meses.

4 dicas para você começar a criar tilápia para vender

Nessa altura do conteúdo, você viu a verdade se criar tilápia dá dinheiro. Ou seja, pode ser lucrativo, desde que você monte uma produção em larga escala.

A não ser, é claro, que você apenas utilize um espaço que está sobrando aí para criar uma renda extra complementar. Em outras palavras, criar poucas tilápias e esperar ganhar muito é incompatível e você precisa deste choque de realidade.

Por outro lado, se você pretende seguir em frente, veja os principais pontos sobre como iniciar uma produção de tilápia.

1. Localização e infraestrutura

O local ideal para criar tilápia é aquela região com clima de temperatura média. Isso porque áreas com extremos climáticos prejudicam o desenvolvimento dos alevinos.

Nesse cenário, climas frios inibem a alimentação, enquanto o calor estimula uma alimentação acima da média necessária. Além do mais, garanta a disponibilidade de água limpa e realize a limpeza do terreno.

Quanto à infraestrutura, invista num criadouro que caiba no seu orçamento, de modo a conciliar os demais custos. Por conseguinte, compre tanques de qualidade, sistemas de aeração e equipamentos de filtragem de ponta.

Tudo isso ajuda a manter a qualidade da água e o completo bem-estar dos peixes.

Por falar nisso, muitos me perguntam quanto custa para montar um sistema de criação de tilápia em caixa d’água, mas não há resposta oficial para isso. Eu prefiro deixar um vídeo que mostra um sistema similar, assim você tem uma ideia realista:

2. Seleção de alevinos de qualidade

Na hora de comprar os peixes, é primordial investir em alevinos saudáveis, de procedência e que o fornecedor garanta qualidade. Apesar de parecer detalhe, a qualidade dos peixes influencia fatalmente na taxa de crescimento e chance de sobrevivência.

Só para ilustrar, aqui perto de casa tem um criador que paga muito mais caro nos alevinos em seu criadouro, o motivo? Bem, suas tilápias chegam a pesar até 150g a mais do que outros criadores e sob o mesmo tempo de desenvolvimento.

3. Alimentação correta e balanceada

Sempre que falamos na alimentação da tilápia, é importante considerar a etapa de crescimento. Isso mesmo, cada etapa exige uma ração específica que fortalece o desenvolvimento correto do peixe.

Há produtores que ignoram essa questão, mas isso tende a reduzir o lucro no fim das contas. Pela lógica, quanto mais o peixe crescer e engordar, mais pesado ele fica, consequentemente, sua precificação vai além da média da concorrência.

4. Manejo adequado

Assim como em todo tipo de criação, a piscicultura depende exclusivamente de um manejo profissional. Embora a complexidade e a proporção do criadouro se alterem facilmente, eis o que você precisa fazer:

  • Limpeza periódica dos tanques, filtros e bombas.
  • Troca parcial da água para melhorar a climatização dos peixes.
  • Acompanhamento da temperatura da água.
  • Monitoramento da saúde das tilápias.
  • Ajustes no pH para manter a saúde da água intacta.

Esse conjunto de práticas ajuda a preservar a saúde dos peixes, prevenir doenças e fungos, além de maximizar a produtividade!

Vender tilápia dá dinheiro quando você começa com organização e planejamento

Não vou mentir, a criação em pequena escala de tilápia ainda é lucrativa, mas também em menor escala. Da mesma forma que montar estruturas complexas e criadouros modernos têm um investimento alto, mas um retorno satisfatório.

Então, criar tilápia dá dinheiro, mas antes de qualquer decisão, considere cada ponto que discutimos hoje. Em caso de dúvidas, procure algum produtor local para trocar informações e buscar insights, claro, de forma amistosa.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, compartilhe e até a próxima!

Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

1 comentário

  • Claudiney Vieira

    Bom dia!
    To preparando pra montar meu sistema de alvenaria pra engorda de tilápia, meus 3 tanques vão ser redondos e vão caber aproximadamente 80 mil litros de água com sistema de filtragem com soprador e um gerador de energia caso falte 🤠 moro nem Pouso Alegre Sul de Minas Gerais caso alguém tenha um contato de fornecedores de alevinos de procedência favor me enviar o contato 🙌🏼

Deixe o seu comentário