Como os brinquedos são feitos? Materiais e processo de fabricação

Publicado por Lidia Massari em 19 de junho de 2023

Criança ou não, todos já perguntaram como os brinquedos são feitos, como é o processo de fabricação e materiais utilizados. Prepara-se para descobrir tudo agora!

Os brinquedos são aquele tipo de coisa que quando você pensa a respeito, você entende que sabe pouco, né? É comum, pois a indústria divulga poucos materiais acerca do tema, mesmo porque, o público-alvo não se importa muito. Você entende, né?

Em vista disso, decidi resgatar meu espírito infantil para abordar o tema. Apresento a você o guia sobre como os brinquedos realmente ganham vida, vamos?

Como os brinquedos são feitos? Entenda toda a cadeia produtiva, dos materiais à fabricação!

como os brinquedos são feitos

Você já percebeu como não tem mais propaganda de brinquedo? Eu acho isso no mínimo esquisito, pois, por mais que as crianças tenham a tecnologia como foco, brinquedo é brinquedo.

Talvez esteja faltando inovações na indústria de brinquedos ou tudo se tornou muito genérico, mas uma coisa é certa. Cada produto tem lugar garantido nas mais distintas prateleiras, porque sempre terá uma criança à procura daquela novidade.

Não à toa, as marcas de brinquedos famosas no Brasil ainda operam a todo vapor para suprir uma demanda crescente. Afinal, quando chega a época do Natal, ninguém resiste ao rasgar dos embrulhos, não é mesmo?

1. Primeiro vem o desenvolvimento e o design do produto

Então a sua intenção é montar uma fábrica de brinquedos, daí a urgência em saber como os brinquedos são feitos? Sem problemas, pois o ponto de partida sempre será a escolha do design e o desenvolvimento inicial do projeto.

Antigamente, tudo era feito na “base da raça”, ou seja, a tecnologia não era uma constante nas indústrias. No entanto, a adoção de tecnologias impulsionou a industrialização, facilitando o processo e viabilizando mais qualidade.

Por isso, hoje em dia tudo é automatizado, desde a concepção do design ao prévio desenvolvimento dos detalhes:

  1. O tipo do brinquedo, o material, suas dimensões, funções e diferenciais, tudo isso é definido pela equipe de planejamento.
  2. Em seguida, entra em cena o designer, que pode ser interno ou terceirizado, de acordo com os contratos.
  3. Depois as equipes elaboram uma prévia do produto, chamado de protótipo.
  4. Nessa mesma etapa, testes preliminares garantem segurança, funcionalidade e qualidade.

Uma vez que o projeto inicial é aprovado, o brinquedo então passa pela escolha dos materiais ideais.

DICA EXTRA: tudo isso que eu falei é de uma forma bem superficial. Isso porque cada indústria possui processos diferentes, que resultam em projetos exclusivos. Por consequência, as demandas de desenvolvimento e design acompanham o cenário. Inclusive, se for uma fábrica de brinquedos de madeira, isso varia ainda mais!

2. Quais os principais materiais usados na fabricação de brinquedos?

Antes de mais nada, você também pensava que o processo de fabricação de um brinquedo usava apenas plástico? Sabe aquele brinquedo que parece ter sido injetado em plástico puro?

Então, sinto desapontar, mas a escolha dos materiais usados na fabricação de brinquedos sofre alterações constantes. Primeiro, cada brinquedo é único, e outra, a faixa etária do público-alvo também influencia na escolha. Nesse contexto, você encontra diferentes materiais, como:

  • Plástico é responsável pela durabilidade e facilidade de modelagem.
  • Madeira é mais utilizada na criação de brinquedos tradicionais.
  • Metal é algo que ajuda a dar articulação e acabamentos metálicos.
  • Tecidos entram em cena para oferecer maciez e conforto.
  • A borracha prolonga a vida útil, mas também ajuda na proteção.
  • Espuma é mais utilizada nos estofamentos e na segurança.
  • Componentes eletrônicos, como circuitos e chips, dão vida ao produto.
  • Tintas, corantes, adesivos e decalques, entregam customização.

Portanto, tudo isso pode ser usado de infinitas formas diferentes. Vale ressaltar que nem tudo é utilizado ao mesmo tempo e isso é definido pelo projeto inicial!

3. A fabricação dos componentes é uma etapa crucial na linha de produção

A etapa da fabricação dos componentes pode ser interna ou terceirizada. Inclusive, não é raro encontrar indústrias que fabricam suas peças em locais diferentes da montagem. Tudo depende da logística e da redução de custos.

Os processos mais tradicionais envolvem a modelagem das peças através do processo de injeção da solução plástica. Por meio de uma injetora de plástico pneumático, o material aquecido é “soprado” em um molde específico.

Assim, o componente sai prontinho para ser montado, encurtando o tempo de fabricação.

Agora, se o brinquedo tiver peças de metal, a indústria pode trabalhar na usinagem das peças. Esse processo garante integridade e funcionalidade ideais, ou seja, as partes de metal são cortadas, polidas e recebem o acabamento.

Por outro lado, a indústria também pode trabalhar com o corte da madeira, caso haja componentes relacionados. Por último, entra a etapa de corte e costura dos tecidos, que deve ser milimétrico. Quem já viu a fabricação de bolsas entende bem!

DICA EXTRA: o interessante aqui é que uma mesma fábrica pode ter inúmeros setores trabalhando em conjunto. O alinhamento desse ecossistema é algo incrível que surpreende muito!

4. A magia ganha forma nas etapas de montagem, pintura e decoração

Quando todas as peças estão prontas, acabadas e revisadas, elas são encaminhadas para suas respectivas linhas de montagem. Falando dessa forma, parece que tem uma pessoa que leva cada pecinha para ser montada, né?

Contudo, a verdade é que a automatização é completa nas indústrias. Na prática, quer dizer que há pouco contato humano com a matéria-prima ou mesmo nos processos de montagem, que envolvem:

  • Encaixe das peças
  • Colagem dos materiais
  • Soldagem de partes metálicas e de ligação
  • Tratamento especial dos circuitos eletrônicos e elétricos

O que determina a complexidade desses procedimentos é o formato de atuação de fábrica.

Por exemplo, uma fábrica de brinquedos de baixo investimento, pode atuar a partir de processos manuais. Nesse caso, as partes e componentes são anexados individualmente, o que impacta no tempo de produção.

Em contrapartida, se você pega uma empresa como a Estrela, pode apostar que a montagem é toda automatizada. Aliás, a pouco mais de 20km da minha cidade tem uma fábrica da Estrela. Certa vez eu visitei, que coisa mais incrível e moderna.

Desse jeito dá até gosto vender brinquedos usados, pois a garantia de qualidade é a tecnologia que proporciona. Por último, vem a pintura e decoração, estes estágios sim são completamente automatizados:

  1. Pintura com pincel (em alguns lugares é artesanal assim).
  2. Aplicação de adesivos e decalques.
  3. Impressão moderna de padrões.
  4. Detalhamento em relevo.

Pronto, aqui você já pode responder por conta própria como os brinquedos são feitos. Afinal, eles chegam ao término da cadeia produtiva e estão prontos para ser auditados.

5. Produto testado? Qualidade aprovada? É o momento de embalar e distribuir!

Antes de a empresa embalar, é crucial realizar incansáveis testes para determinar a qualidade, mas sobretudo, identificar potenciais falhas. Na realidade, os rigorosos testes objetivam garantir conformidade às regulações.

Por acaso você já ouviu falar do Selo do Inmetro? Então, um brinquedo só recebe o selo se atender aos padrões exigidos pelo órgão fiscalizador. Porém, conforme a faixa etária do público-alvo diminui, isso se torna ainda mais imprescindível.

Nos brinquedos para uma criancinha pequena, por exemplo, a fiscalização é ainda mais rigorosa e visa assegurar:

  • Segurança total do produto.
  • Resistência prevista no projeto original.
  • Ausência de agentes tóxicos, como chumbo e substâncias químicas.
  • Plena funcionalidade da proposta de uso, como peças articuladas.
  • Alinhamento da idade apropriada com a faixa etária estipulada.
  • Finalmente, a durabilidade do produto.

Somente depois de se certificar de tudo isso é que a fábrica pode embalar e despachar os produtos. Enquanto isso, você está na outra ponta só aguardando para montar sua loja de brinquedos, acertei?

Quer saber mais detalhes de como a magia é criada? Então, o vídeo a seguir vai surpreender você:

Conclusão sobre como os brinquedos são feitos

Agora que você descobriu como os brinquedos são feitos, você gostou de aprender como a sua infância foi construída? Todo mundo tem pelo menos uma recordação viva daquele brinquedo da infância, né?

Espero que você consiga condensar as informações do conteúdo de hoje, seja para vender por conta ou montar um negócio. Independentemente disso, estou torcendo pelo seu sucesso, boa sorte.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, aproveite o momento para compartilhar com os amigos e até a próxima!

Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

Deixe o primeiro comentário