Como vender brinquedos usados?

Publicado por Jéssica Trabuco em 17 de março de 2022

Hoje eu vou te mostrar 6 formas de vender brinquedos usados! Que tal tirar esses itens que estão de lado na sua casa e ainda ganhar um dinheiro com eles? Isso pode ser muito mais fácil do que você imagina.

A maioria dos caminhos que eu vou te apresentar são online e não é preciso nem sair de casa para lucrar. 

Aproveite essa oportunidade, fique comigo até o final do texto e veja de qual maneira é mais fácil e eficaz para você agir. 

Confira abaixo alguns lugares para vender brinquedos usados:

1. Enjoei


Como vender brinquedos usados

O Enjoei é um site de vendas que já conquistou muita gente aqui no Brasil! Ele começou como um espaço para vender o que não se usava mais e hoje é fonte de renda de várias pessoas. 

Por lá é muito comum (e forte) o comércio de brinquedos usados. Por isso, eu não poderia deixar de falar dele na minha lista. 

Para vender basta você se cadastrar na plataforma e começar a organizar sua lojinha. É muito importante ter fotos nítidas dos produtos, mostrando os detalhes e criar descrições detalhadas com o máximo de informação. 

Dê uma olhadinha na página de vendas de brinquedos da plataforma para se inspirar na hora de começar a sua divulgação. 

2. Ficou Pequeno


O Ficou Pequeno é considerado o maior brechó infantil online do país. Ele foi criado em 2013 e é uma excelente opção de lugar para vender e comprar brinquedos usados, mas também todas as outras coisas do mundo infantil. 

Tudo que você precisa fazer é um cadastro no site com seus dados pessoais e depois publicar quais são os seus produtos. O foco precisa ser parecido com o do Enjoei: Tenha fotos bonitas, iluminadas, mostrando bem os brinquedos e faça uma descrição detalhada. 

No site você pode classificar seus itens em “nunca usado”, “pouco usado quase novo”, “usado em bom estado” e “com marcas de uso”. Dê uma olhada e se cadastre!

3. Mercado Livre e OLX


Eu dei uma pesquisada e percebi que tem muito anúncio de brinquedo usado em sites como OLX e Mercado Livre. Eu tenho uma prima, inclusive, que vende muitos artigos dos filhos através dessas plataformas e dá super certo. 

Crie anúncios que sejam chamativos, coloque muitas fotos e tenha cuidado com a iluminação e nitidez. Explique tudo que puder sobre o brinquedo, desde marca, tempo de uso, qualquer função que tenha ou qualquer avaria. 

Também é importante estar atento às perguntas das pessoas e responder tudo de forma muito clara e sem demora, ok? Isso pode ajudar bastante!

4. Grupos de compra e venda no Facebook


Você pode até não usar muito o Facebook hoje em dia, mas eu te garanto que tem muita gente que usa diariamente! Um dos maiores exemplos disso são esses grupos de venda que existem em toda cidade e até em alguns bairros. 

Esses locais online são ótimos para venda de brinquedos usados. O segredo é criar um anúncio bem detalhado, com boas fotos e trabalhar com um preço que realmente chame a atenção das pessoas. 

Faça primeiro um levantamento de todos os grupos que envolvem o local que você mora, participe deles e comece a anunciar o quanto antes. Lembre-se de deixar as notificações do aplicativo ativadas para que responda com rapidez às perguntas das pessoas.

5. Instagram


Que tal aproveitar o seu perfil pessoal para vender esses brinquedos usados? Essa também pode ser uma alternativa rápida e eficiente para o seu problema. Basta postar nos stories as fotos dos brinquedos com as informações. 

Você também pode enviar diretamente por mensagem para algumas pessoas que podem ter interesse por esses produtos. 

6. WhatsApp


Existem basicamente duas formas de anunciar brinquedos usados através do WhatsApp: Postando no seu status e/ou mandando mensagem para seus contatos. 

Eu acho que sempre vale a pena usar essas duas ferramentas para anunciar qualquer coisa que se tenha para vender. Normalmente a gente possui bastante contato no WhatsApp e quem sabe alguém ali não está procurando justamente o que você está vendendo?

7. Brechós


Por último, mas bem interessante, tem a opção de você procurar por um bazar ou brechó de brinquedo usado na sua região. Esses locais funcionam com a compra e venda de produtos usados e se os brinquedos estiverem em bom estado eu acho que é fácil conseguir um valor justo. 

Faça a pesquisa antes e marque o dia para sair levando os produtos bem limpos e apresentáveis. 

No momento lembre-se de dar todos os detalhes, falar do uso, do tempo que ficou com você, do motivo da venda… Esse é o momento de saber vender o seu peixe! 

Algumas dicas simples para ter bons resultados


brechó de brinquedos usados

Todas as maneiras de lucrar com brinquedos usados que eu te mostrei acima são válidas, mas para que funcionem é importante prestar atenção a algumas coisas simples e que fazem toda a diferença. 

Olhe:

Deixe o brinquedo apresentável

Mesmo que o brinquedo seja quase novo, se ele ficou muito tempo parado é bem possível que esteja sujo ou com alguma pequena avaria. Se o seu objetivo é vender e ganhar dinheiro, cuide dessas coisas antes de anunciar. 

Às vezes uma limpeza já faz com que ele pareça ter acabado de sair da loja. Em outras situações um reparo simples também já dá outra aparência. 

Pense como consumidor: Do jeito que esse brinquedo está aí, você compraria?

Trabalhe com preço justo

Ninguém vai sentir vantagem em comprar um brinquedo usado com um valor quase igual ao de um novo. Por isso, seja justo na hora da sua venda! Colocar o preço lá em cima não vai te dar nenhuma vantagem! Pode só fazer as pessoas se afastarem de você. 

Mostre a funcionalidade

Alguns brinquedos a gente já entende logo de cara o que faz e não precisa de muita explicação, enquanto que outros precisam sim! 

Seja na internet ou pessoalmente, lembre-se de mostrar ao possível comprador o que ele faz, quais as maneiras de brincar e todas as suas vantagens. Esse pode ser o empurrãozinho a mais para comprar o que a pessoa estava precisando. 

Comece a trabalhar!


Agora que você já sabe como vender brinquedos usados, só basta começar! Se organize, escolha a maneira que quer trabalhar e comece o quanto antes.

Espero que o artigo tenha te ajudado de alguma maneira e que tenha muito sucesso com sua empreitada!

Jéssica Trabuco
Sou baiana de Salvador, formada em Jornalismo e fundadora do Negócio de Cozinha. Trabalhei com vendas por mais de cinco anos e estudar e falar de negócios faz parte do meu dia a dia! Sou apaixonada em ajudar o outro a mudar o seu mundo e faço o que estiver ao meu alcance para conseguir!

Deixe o primeiro comentário