Por que não tem mais propaganda de brinquedos? Saiba o que de FATO aconteceu

Publicado por Jéssica Trabuco em 1 de março de 2023

Você sabe por que não tem mais propaganda de brinquedos na televisão ou em qualquer outro meio de comunicação? Confesso que até pouco tempo atrás ouvi várias teorias, mas nunca tinha parado para pesquisar o que de fato aconteceu. Até hoje! 

Entender o que está por trás disso é muito importante porque envolve a segurança das crianças e também das nossas famílias. Infelizmente, para alguns, o dinheiro vem acima de tudo, mas as coisas não podem ser assim. 

A realidade é que as propagandas feitas para os pequenos eram muito persuasivas e se aproveitavam da inocência deles para incentivar um consumo exacerbado, que causava uma série de prejuízos. 

Durante o texto eu vou te explicar um pouco mais sobre isso e tenho certeza que vai começar a ver essa situação de uma forma diferente. 

Entenda de FATO porque não tem mais propaganda de brinquedos por aí


Por que não tem mais propaganda de brinquedos

Hoje em dia não se pode fazer propaganda de brinquedo porque o Estatuto da Criança e do Adolescente junto com o Código de Defesa do Consumidor e o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, perceberam que a publicidade feita diretamente para crianças é completamente abusiva. 

Não é a toa que depois dessa percepção ela passou a ser ilegal! Essa lei que proíbe esse tipo de publicidade não existe só aqui no Brasil, como em muitas outras partes do mundo. 

Pense comigo, você acha mesmo que um ser humaninho, em fase de desenvolvimento, que mal conhece as coisas do mundo, tem capacidade para entender o que é uma propaganda? É claro que não! Elas são facilmente influenciadas e manipuladas! 

Sabendo disso, muitas empresas investiam pesado em propagandas para conseguirem aumentar seus números de faturamento, a qualquer custo. A saúde física e mental dos pequenos não era prioridade, sabe? Fora que isso ainda gerava uma série de outros problemas para a família e as pessoas ao redor. 

Entendeu agora o motivo de não existir propaganda de brinquedos? Elas foram proibidas para garantir a segurança dos nossos filhos, sobrinhos e enteados. 

Entenda o que causa a publicidade infantil


Para que você consiga entender melhor porque existe essa proibição da publicidade infantil, eu quero te apresentar alguns dos malefícios que essa prática pode causar na criança e na família como um todo.

Veja abaixo: 

proibição da publicidade infantil

Incentiva o consumismo desenfreado

Esse é um dos grandes problemas da publicidade voltada para crianças. Por não saberem distinguir o que estão vendo, as crianças criam o desejo desesperado pelo objeto em questão. 

Isso mexe tanto que elas acabam construindo ideias erradas de que só podem ficar felizes ou satisfeitas se tiverem aquele brinquedo ou produto. Aquela velha ideia de que a gente precisa ter certa coisa para ser alguém, sabe? 

Essa é uma cultura perigosa para adultos, imagina para crianças que estão desenvolvendo agora o seu caráter e sua percepção da vida?!

Manipula a compra

Com essa ideia de que é preciso ter o brinquedo de qualquer jeito, o que você acha que a criança vai fazer? Ela vai falar sobre isso até conseguir convencer os seus pais. 

Pode parecer que não, mas os pequenos conseguem influenciar demais em relação às compras que a família faz. A realidade  é que mais da metade de mães pais acabam cedendo aos pedidos deles. 

As empresas criavam justamente propagandas irresistíveis para deixar as crianças realmente envolvidas e agirem exatamente desse modo.

Pode incentivar a violência

Imagina a cabeça de uma criança que pertence a uma família sem condições financeiras e em estado de vulnerabilidade que vê diariamente propaganda de brinquedo na televisão e sente que só com aquilo ela vai ser feliz. Aí ela vai para escola e vê um amiguinho com o brinquedo e se sente mal por não ter. 

Por mais que dizer isso pareça ser exagero, situações assim podem incentivar a violência, dando a ideia que vale qualquer coisa para conseguir aquele objeto que vai causar tantas sensações boas. 

Muitas pessoas acabam por usar a violência para conseguirem algo que os tornará socialmente aceitos e muito disso pode começar a acontecer nessa fase da infância.

Qual é a Lei que proíbe publicidade infantil?


Não existe somente uma legislação a respeito desse assunto no país, não. O Código de Defesa do Consumidor e o Estatuto da Criança, criados ambos em 1990, são dois órgãos que regulamentam essa questão e protegem os interesses dos pequenos. 

Além disso, existe a Resolução nº163 de 2014 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente que fala sobre o abuso dessa publicidade.

Leia também: Marcas de brinquedos famosas no Brasil

Agora você já sabe o motivo!


Entender por que não tem mais propaganda de brinquedos nos faz perceber o quanto é preciso tomar cuidado com as nossas crianças, não é? Ainda mais em um mundo com o acesso a informação tão fácil. 

Com os tablets e celulares uma criança tem acesso a praticamente qualquer coisa e isso pode ser um perigo danado. 

Torço para que a gente possa estar atento a esse tipo de coisa e proteger os nossos pequenos. 

Agradeço muito a sua companhia, viu?

Um abraço e até a próxima!

Jéssica Trabuco
Sou baiana de Salvador, formada em Jornalismo e fundadora do Negócio de Cozinha. Trabalhei com vendas por mais de cinco anos e estudar e falar de negócios faz parte do meu dia a dia! Sou apaixonada em ajudar o outro a mudar o seu mundo e faço o que estiver ao meu alcance para conseguir!

Deixe o primeiro comentário