Se você está procurando informações de qualidade sobre como montar um restaurante self service, preciso te dizer que chegou ao lugar certo! Preparei um manual com todos os itens que são importantes para ganhar dinheiro nessa área.
Você sabe muito bem que de nada adianta só querer montar um negócio e ir fazendo as coisas de acordo com a nossa cabeça, não é? É preciso entender da área, buscar conteúdo de qualidade e a partir daí começar a se planejar.
É exatamente isso que eu vou te ajudar a fazer a partir de agora. Meu intuito não é só que você entenda como montar um restaurante self service lucrativo, mas que você realmente vá atrás desse sonho e lute por ele.
A partir das informações e dicas que eu trouxe aqui você terá potencial para alcançar todas as suas metas dentro desse mercado. Dependerá somente de você partir para ação ou não – eu espero que você faça uma boa escolha.
No finalzinho do texto eu ainda vou te deixar uma dica bônus incrível que pode te fazer chegar ao próximo nível e sair na frente dos seus concorrentes. Vem comigo!
Só para entender o que é um restaurante self service
Nem todo mundo compreende o significado desse termo, mesmo a gente ouvindo ele o tempo inteiro. Como eu acho que a gente só pode ter sucesso com um negócio quando sabe exatamente o que ele é, eu vou tentar te explicar mais ou menos.
O restaurante self service é aquele estabelecimento que oferecerá ao seu público um cardápio variado que ficará exposto para que cada uma se sirva da maneira que achar mais adequada.
Cada cliente irá até as bandejas onde estão as comidas e colocará no seu prato o que quiser na quantidade que quiser. No final ele irá pagar exatamente pelo que consumiu.
É uma forma mais personalizada, prática e um tanto segura de se almoçar fora de casa hoje em dia. O cliente tem total liberdade de montagem do prato, sem o risco de comer algo que não goste e pagará exatamente por isso.
Leia também: Como montar um restaurante a la carte
Saber como montar um restaurante self service dá dinheiro?
Mais de 40% da população brasileira faz as suas refeições fora de casa por conta do dia a dia corrido que tem entre trabalho, estudo e outras obrigações. Sabe o que esse dado quer dizer? Que a demanda por comida está crescendo cada vez mais e você pode ganhar com isso!
Se você tiver um bom planejamento e souber como trabalhar e onde instalar o seu restaurante, você tem grandes chances de ter um negócio com casa cheia todos os dias e faturar muito!
Eu sempre digo que trabalhar na área de alimentação é um bom negócio! Isso porque se trata da necessidade diária do ser humano. Nesse caso não é só a necessidade de alimentação, mas a de alimentação fora de casa com preço justo e com qualidade e sabor.
Montar um restaurante self service dá dinheiro hoje em dia e não é pouco. O que você precisa, no entanto, é estar pronto para a concorrência e para trabalhar duro todos os dias para que o seu estabelecimento cresça.
A primeira coisa que você precisa fazer é o seu planejamento!
Você sabe por que as empresas quebram hoje em dia? A maioria delas é justamente pela falta de planejamento do negócio. Eu estou aqui para não deixar que você cometa o mesmo erro. Ouviu?! Fazer o planejamento é muito importante!
Esse é um documento que vai permitir que você visualize o seu negócio antes mesmo de ele existir. Assim você pode pensar em estratégias ainda melhores e evitar erros que te causariam grande prejuízo de tempo e de dinheiro.
Fazer um bom planejamento é a melhor forma de montar um restaurante self service com base e condições de expansão. Só de pensar nesse quesito você já tem mais chances de ganhar dinheiro.
É só sentar e colocar tudo no papel: Todos os seus objetivos e sonhos em relação ao seu restaurante. Depois você coloca suas possibilidades financeiras e a partir desses dois quadros verá qual será a melhor estratégia de trabalho e de formação.
Defina o seu público alvo
Essa é uma decisão que você vai fazer no meio do seu planejamento, mas é algo que eu considero tão importante que eu resolvi falar um pouquinho para que você compreenda o quanto isso pode influenciar todo o seu negócio.
Por mais que pareça implícito que o público alvo do seu restaurante será pessoas que comem fora de casa, ainda é possível especificar mais esse público, segmenta-lo e a partir daí montar um estabelecimento que atenda suas necessidades.
Por exemplo: O seu público alvo será de pessoas com maior poder executivo ou será voltado para os trabalhadores e funcionários de empresas da região que precisam de um local mais barato?
Essa não é uma decisão que você vai tomar com base no que acha certo. É preciso avaliar as pessoas da região onde você quer se instalar e reconhecer qual será a melhor oportunidade para faturar por ali.
Uma boa dica para isso é caminhar pelo local e observar onde as pessoas comem, o que elas estão comendo, quais são os estabelecimentos que estão vazios… A partir daí dá para aprender bastante coisa.
Monte um cardápio incrível!
O seu cardápio é com certeza a coisa mais importante de como montar um restaurante self service. Se você tiver comida de qualidade, variedade e até inovadora, tenha certeza que vai chamar a atenção de muita gente.
Esse é um dos pontos principais do negócio e por isso você precisa dar atenção mais do que especial, entende isso? É preciso gastar tempo pensando, repensando e fazendo testes em relação à comida que você vai apresentar.
Como eu estou aqui para te ajudar e quero que você obtenha os melhores resultados possíveis, te aconselho a ler um artigo que eu fiz aqui no blog que dá dicas e sugestões para criação de um cardápio para restaurante self service.
Além de dicas bem bacanas, lá no artigo tem um modelo semanal de cardápio que você pode seguir com o seu negócio. No mínimo você vai se inspirar e ter boas ideias para o seu cardápio, então não deixe de ler.
Cuidado com a parte burocrática!
Todo negócio que é criado precisa ser legalizado. Todo empreendedor precisa cuidar da parte da abertura de sua empresa e todos os outros trâmites que são comuns para todo mundo que quer entrar no mercado.
Para isso é importante que você tenha assistência de uma contabilidade ou até mesmo jurídica. Assim você não corre o risco de deixar nada importante passar e ainda conseguirá resolução em tempo hábil.
Só que existe uma coisa muito específica de como montar um restaurante self service que é você precisa dar atenção e não é pouca: O alvará de funcionamento da Vigilância Sanitária.
Estamos falando de alimentos e por isso você terá que ir à Prefeitura que te encaminhará para a Vigilância. Lá eles vão te apresentar todas as exigências mínimas que precisam ser cumpridas para que o seu restaurante funcione de acordo com a lei.
Preste atenção porque isso é também uma das bases de como montar um restaurante self service: Você precisa cumprir todas as exigências para conseguir sua licença, todas!
Como montar um restaurante self service: Estrutura, localização e equipamentos
Agora vamos falar da parte mais prática de como montar um restaurante self service. É importante que você compreenda que aqui eu te apresento o conceito geral em cada um dos pontos, mas é preciso adaptar para sua região e para sua realidade.
Não dá para esquecer que a gente vive em um país com culturas e costumes diferentes, sem falar que cada um tem um objetivo em relação ao seu restaurante, um projeto, um desejo… Isso tudo influencia todas as decisões que se pode tomar.
Então veja cada ponto desse e analise o que dá ou não para ser feito aí na sua região, para o que você quer conseguir montar, tudo bem?
Então vamos lá entender como abrir um restaurante self service na parte estrutural:
#1 – Localização
Quando você tiver definido o seu público alvo será fácil reconhecer o ambiente onde ele está mais presente. Independente disso você precisa optar por áreas que tenham grande movimento de pessoas todos os dias.
É muito importante que qualquer pessoa reconheça o seu restaurante self service mesmo de longe, só passando pela mesma rua que ele.
Então dê preferência por regiões onde a visibilidade seja melhor, que tenha opção de estacionamento na frente ou por perto e que seja fácil de chegar tanto para quem está a pé quanto para quem está de carro ou utilizando transporte público.
Não tenha pressa na hora de escolher a localização, está bem? Essa não é a hora de se deixar levar pela emoção, use a razão!
#2 – Estrutura
A estrutura de um restaurante self service pode ter variações em relação ao tamanho, mas no geral ela é composta das seguintes áreas:
- Depósito para estoque: Onde você vai colocar os alimentos que ainda serão utilizados. É fundamental que o ambiente seja muito organizado e limpo;
- Cozinha: Ela deve ter o tamanho ideal para que os profissionais trabalhem com excelência e deve ter divisão entre pratos frios e pratos quentes;
- Salão para refeições: Esse ambiente precisa ser amplo para suportar os seus clientes de forma confortável e aconchegante;
- Balcão: É digamos o caixa do seu negócio. Será onde o cliente vai pesar a comida e fazer o pagamento para você;
- Banheiros: Para os funcionários e para os clientes.
#3 – Equipamentos
Esse é o ponto que vai exigir maior investimento da sua parte nessa minha lista de como montar um restaurante self service. Os equipamentos precisam ser de boa qualidade e suportar o tamanho da sua produção.
Tem um artigo aqui no blog que explica mais detalhes sobre os equipamentos para restaurante self service (e você deve ler), mas eu vou te dar uma pequena ideia de alguns dos quais você tem que adquirir:
- Fogão industrial;
- Fornos;
- Liquidificador;
- Micro-ondas;
- Balança;
- Buffet de self service;
- Caldeirões e panelas;
- Geladeiras e freezer;
- Utensílios de cozinha.
Escolha bem os seus fornecedores
Outra coisa importantíssima na hora de montar seu restaurante é ir atrás de bons fornecedores de ingredientes. A maioria dos donos de restaurantes compram boa parte do que precisam em mercados atacadistas, mas existem alguns produtos que precisam ter uma atenção mais especial.
Carnes, peixes e até verduras e legumes precisam de uma qualidade acima da média para serem utilizados como matéria prima de refeições todos os dias.
Por isso vá em feiras por aí e faça parceria com alguns empreendedores do ramo. Assim você consegue sempre os melhores produtos e mais frescos para os seus pratos.
Isso influencia diretamente na qualidade e no sabor da comida e é por isso que é tão importante se preocupar e dar atenção a esse aspecto.
Qual é o investimento?
Assim como não existe uma regra para a estrutura de um negócio como esse, a questão de investimento é muito variável. Depende não só dos seus planos, como também das suas possibilidades financeiras atuais.
É por isso que fazer um bom planejamento é tão importante. Muito antes de começar a investir no seu negócio você saberá exatamente quanto será necessário para tirar o projeto do papel e começar a ganhar dinheiro.
Lembre-se que mais do que investimento financeiro, você terá que investir do seu tempo, da sua dedicação e de seu trabalho.
Não adianta saber como montar um restaurante self service se você não estiver pronto para se doar pelo seu negócio 100%.
eu quero montar um self service de pequeno porte pra começar,sem funcionários contratados no começo só familia,tenho 40 mil o que você me diz?
Olá Andrea
Eu acredito que dá para iniciar sim com R$ 40 mil Reais, principalmente pelo fato que você pretende investir em algo pequeno inicialmente, então já eliminará muitos custos.
Agora é só entrar com tudo nesse mercado que eu tenho certeza que vai dar certo. Recomendo que faça um pequeno planejamento inicial e vá em frente com sua ideia, porque se tem interesse pela área, certamente vai obter exito.
Abraços!