Como ganhar dinheiro fazendo pequenos fretes

Publicado por Jéssica Trabuco em 22 de março de 2021

Dá para ganhar dinheiro fazendo pequenos fretes por meio de associação a aplicativos de entregas e até abrindo sua própria empresa. 

Hoje eu vou te explicar sobre essas e outras possibilidades que vão te ajudar a ganhar dinheiro com o seu carro.

Confira:

Como ganhar dinheiro fazendo pequenos fretes

1. Se associe a aplicativos de entrega


O universo digital está crescendo a cada dia que passa e os grandes visionários vem acompanhando essa mudança com a implementação de novas plataformas para atender aos clientes e aos parceiros.

Existem aplicativos para pequenos fretes, para transporte de cargas e para delivery de comida e outros produtos que você pode se associar.

Para quem quer ganhar dinheiro fazendo entregas com aplicativos é importante ter um celular com acesso a internet e sistema Android – já que muitas opções não podem ser baixadas em aparelhos com sistema operacional IOS. 

Veja abaixo alguns aplicativos que você pode investir:

  • Loggi;
  • Bee Delivery;
  • Shippify;
  • Uello;
  • Click entregas;
  • Sontra;
  • Quero fretes;
  • Truckpad.

Vale lembrar que esses aplicativos contam com opções de veículos variados que vão desde caminhões a entregas a pé.

2. Seja o prestador de serviços de uma empresa


Existem algumas empresas no mercado que trabalham com transporte de mercadorias pequenas e preferem buscar por entregadores autônomos ao invés de firmar parceria com transportadores – já que um prestador de serviço costuma disponibilizar preços mais acessíveis e ter mais flexibilidade na hora de atender a demandas.

Então, procure em sites de vagas a opção de entregador freelance e visite empreendimentos locais para ver se consegue fechar essa parceria. 

3. Faça carretos


A busca por carretos ainda é alta e esse tipo de frete muitas vezes faz com que o motorista em apenas uma viagem consiga lucrar o que lucraria em 20 fretes de uma modalidade de serviço menor.

Além disso, os carretos não envolvem documento das mercadorias e o motorista não se responsabiliza por danos causados no percurso do transporte. 

A depender da quantidade de carga, do peso de cada uma e da presença de andares no local onde elas devem ser descarregadas, você ainda consegue adicionar um valor de R$20 a R$30 por serviço.

4. Seja um motorista agregado


Os motoristas agregados firmam uma parceria, como uma prestação de serviços, só que de forma exclusiva. Isso significa que todos os serviços de transporte só podem ser prestados para determinada empresa. 

Você pode fazer esse frete em carros pequenos, em carros um pouco maiores como Fiorino ou uma Kombi ou até em caminhões. 

A ideia é que você possa decidir quando vai estar disponível para trabalhar e quais corridas irá aceitar (como um profissional autônomo), porém tendo um vínculo exclusivo com a empresa (como um trabalho de carteira assinada). 

5. Busque por vagas de emprego


Se você busca por algo mais certinho e padronizado, a melhor opção é correr atrás de uma empresa que contrate profissionais para fazer fretes.

Essa empresa pode ser um comércio varejista, um comércio atacadista, uma indústria, um distribuidor, um fabricante ou até mesmo uma transportadora – que firma contratos de prestação de serviços com os clientes e disponibiliza os seus profissionais para fazer as entregas. 

O emprego fixo tem a vantagem do salário certinho ao final de cada mês, além do pagamentos de encargos que ocorrerem de forma padronizada. Porém, existe a grande desvantagem que é o cumprimento de cargas horárias que impossibilita muitas vezes o profissional de escalar os seus ganhos. 

6. Monte sua própria empresa


ganhar dinheiro fazendo pequenos fretes

Outra forma de ganhar dinheiro fazendo pequenos fretes é a abertura de uma empresa direcionada para essa atividade, porém esse costuma ser um processo mais complexo e burocrático.

Para abrir uma empresa nesse segmento é preciso definir se você vai atuar prestando serviços através de contratos ou se irá disponibilizar os seus funcionários por um período curto de tempo.

Você pode também recrutar outros trabalhadores autônomos que já atuam nessa área e que têm experiências diferentes, para te ajudar a estruturar um negócio versátil, com vários tipos de veículos e serviços.

Entenda se o preço do frete compensa o seu trabalho


Independente de trabalhar para alguém ou de montar um negócio próprio é interessante entender alguns critérios que estão relacionados ao preço cobrado por frete. 

Abaixo trago três aspectos que você deve levar em consideração sempre que fechar uma entrega.

Veja:

Peso das Mercadorias

O peso da carga irá ditar a quantidade de combustível que você irá gastar, já que deixa o veículo mais pesado, além de te fazer ter uma ideia do trabalho que terá na hora de descarregar as mercadorias. 

Distância entre coleta e entrega

A distância de entrega define os seus custos operacionais e você precisa ficar ligado nisso, não só para ter uma ideia de quilometragem, como também para traçar a rota de menor distância e que possibilite que você transite com uma maior velocidade. 

Cubagem

A cubagem é um valor que define a relação entre o peso e o volume dos produtos e pode ser medido através da seguinte fórmula: Altura x largura x profundidade x fator de cubagem.

Uma carga muito volumosa ainda que não tenha muito peso exige trabalho na organização e na retirada, então, precisa ser avaliada na hora de precificar o frete.

Se for possível, estruture um frete de retorno


O frete precisa ser benéfico do início ao fim, então, por mais que você utilize um caminhão de frete pequeno é importante que se atente ao percurso de volta.

Existem entregadores que fazem o processo chamado de frete de retorno, que consiste em entregar a mercadoria no destino e lucrar no percurso de volta. 

Algumas empresas já elaboram uma rota pensando nisso, mas ainda que a empresa não disponibilize, você pode se preocupar com a logística e redirecionar os locais de entrega para ter uma rota mais bem aproveitada.

Escolha por onde começar!


Agora que você já sabe como ganhar dinheiro fazendo pequenos fretes basta escolher qual a melhor modalidade para começar.

Espero que o artigo tenha te ajudado e que você consiga faturar muita grana com o seu veículo.

Estou torcendo pelo seu sucesso!

Abraços!

Jéssica Trabuco
Sou baiana de Salvador, formada em Jornalismo e fundadora do Negócio de Cozinha. Trabalhei com vendas por mais de cinco anos e estudar e falar de negócios faz parte do meu dia a dia! Sou apaixonada em ajudar o outro a mudar o seu mundo e faço o que estiver ao meu alcance para conseguir!

5 comentários

  • Fernando Luiz Nando

    Boas dicas para começar um negócio de transporte de mercadorias.

  • Robson Porfirio Pereira Robson

    Gostaria de uma oportunidade para trabalhar com meu próprio carro Tenho um Palio 2002 gostaria de trabalhar com ele para fazer pequeno frete

  • jose aparecido

    gostaria de abrir uma empresa e e fazer as entregas?

  • Joáofdesou?a

    Tenho uma work pick aberta faço fretes.

  • Paulo Roberto Colnago

    Gostaria de fazer fretes no Rio grande do Sul

Deixe o seu comentário