Fazer frete com Fiorino dá dinheiro? Veja quanto dá para ganhar

Publicado por Jéssica Trabuco em 19 de março de 2021

Fazer frete com fiorino dá dinheiro sim, basta ter consciência dos gastos fixos e variáveis com esse tipo de trabalho e administrar bem as finanças.

A grana que um motorista ganha vai depender da empresa que ele se associa, do vínculo que estabelece com ela e de algumas variáveis decorrentes do tipo de mercadoria e do destino de entrega. 

Para conseguir ter um salário significativo é preciso ter estratégias bem desenhadas e entender bem do mercado.

Quanto ganha um motorista que trabalha com Fiorino?


fazer frete com Fiorino dá dinheiro

Existem diversas tabelas de fretes para Fiorino que determinam o ganho desses profissionais, mas de um modo geral um trabalhador que faz entregas interestaduais e intermunicipais consegue ter um lucro líquido mensal que varia de R$3.500 a R$10mil.

Tudo irá depender da forma que a transportadora trabalha, existem as que pagam por peso de mercadoria, por volume ocupado no carro, por quilometragem, pela necessidade de ajudantes, entre outras variáveis.

Uma outra decisão muito importante em relação aos ganhos que você terá é o tipo de profissional que você será: Autônomo, agregado ou funcionário. 

Entenda os tipos de trabalho que você pode exercer


A associação do profissional autônomo com transportadoras é algo mais informal, onde o motorista tem total controle sobre horários de trabalho, aceitação de demandas, quilometragem que está disposto a percorrer, enfim, tudo passa pela avaliação do motorista.

O agregado tem uma relação parecida com o autônomo, mas ele cria uma fidelidade com apenas uma transportadora, ficando indisponível para aceitar outros tipos de entrega. 

Já o funcionário é a associação mais formal, onde a empresa detém toda autoridade e autonomia sobre o trabalhador e dita as regras do processo de entrega. 

Entre as três modalidades, a que permite uma maior lucratividade é agregar a Fiorino, porque isso evita que o funcionário tenha parceria com outras transportadoras, mas também não as obriga a ter responsabilidades legais com vínculos empregatícios.

Por isso, as condições de trabalho e pagamento costumam ser mais favoráveis e possibilitam o estabelecimento de um salário mensal alto. 

Saiba como anda esse mercado no Brasil


Apesar da crise global que ocorreu devido à pandemia em todo o mundo, no último ano o transporte de cargas vem demonstrando uma recuperação gradativa do impacto negativo que sofreu.

Isso está ocorrendo porque essa é uma atividade que movimenta a maioria dos setores da economia, principalmente o comércio e a indústria.

Com veículos de todos os portes, cargas de diversos fornecedores são cada vez mais frequentes nas rodovias brasileiras e as projeções para o ano de 2023 é que esse ritmo aumente ainda mais. 

Conheça algumas dicas para entrar com tudo nesse mercado


fazer frete dá dinheiro

Para quem está começando nesse mercado é importante saber quais associações fazer e de que forma iniciar, para começar com o pé direito.

Veja essas dicas abaixo:

Vá até estabelecimentos comerciais

Encontrar distribuidores, fabricantes e transportadoras que estejam buscando frete para Fiorino não é uma tarefa tão simples e uma boa sacada é ir até estabelecimentos comerciais como restaurantes, mercados, pet shops de manhã cedo ou tarde da noite.

Geralmente esses horários são reservados para a realização de entregas e você pode buscar por contatos de transportadoras com os motoristas ou com as pessoas que estão recebendo as mercadorias. 

Baixe aplicativos

Existem vários aplicativos de fretes para Fiorino e para outros tipos de veículo que ajudam a conectar a empresa que precisa de mão de obra e o trabalhador que está buscando por vagas, abaixo vou citar três delas para te ajudar a começar o seu negócio mais rapidamente:

  • Quero Frete;
  • TuckPad;
  • Shippify.

Comece como funcionário de uma empresa

Se você nunca trabalhou com isso e está pensando em começar agora, o ideal é que firme um vínculo empregatício com uma empresa para entender como ganhar dinheiro fazendo pequenos fretes de forma mais padronizada, com horários estipulados, rotas pré-definidas e pacotes de cargas padrão. 

Tudo isso vai fazer com que você realize as entregas de forma mais responsável, seguindo as regras do empreendimento contratante.

Caso não sinta vontade de continuar e perceba que não tem perfil, basta pedir as contas e partir para uma nova aventura. 

Não é indicado começar como agregado ou autônomo porque você não vai ter jogo de cintura suficiente para traçar estratégias e lucrar com as entregas inicialmente. Já se tornando funcionário de uma empresa, ela te entrega todas as dicas para que tudo ocorra de forma mais rápida e eficaz.

Que tal agregar Fiorino para a entrega de remédios?

Você pode agregar Fiorino para entrega de remédios entrando em contato com grandes farmácias e hospitais. Geralmente ele têm muita dificuldade de encontrar motoristas que tenham as documentações e condições adequadas para realizar o transporte de medicamentos.

Por conta dessa escassez ou inaptidão dos trabalhadores, esse pode ser um excelente segmento de mercado para você se dedicar. É possível conseguir atingir lucros ainda mais satisfatórios nesse nicho tão promissor.

Basta ver quais as recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e providenciar todas as implementações. 

Leia também: Como ganhar dinheiro com uma Kombi

Comece agora!


Agora que você já sabe que fazer frete com Fiorino dá dinheiro, basta traçar um plano estratégico para começar de forma comedida, entendendo o mercado de uma forma mais ampla e investindo energia nos tipos de parcerias mais rentáveis.

Espero que o artigo tenha te ajudado e que você se torne um entregador ágil e desejado pelas transportadoras da sua região.

Forte abraço!

Jéssica Trabuco
Sou baiana de Salvador, formada em Jornalismo e fundadora do Negócio de Cozinha. Trabalhei com vendas por mais de cinco anos e estudar e falar de negócios faz parte do meu dia a dia! Sou apaixonada em ajudar o outro a mudar o seu mundo e faço o que estiver ao meu alcance para conseguir!

10 comentários

  • Uriel pena ribeiro junior

    Gostaria de ingressar

  • José Mazini

    Boa noite, Jessica muito obrigado por esse artigo, com certeza é muito valioso e de grande ajuda! Vou seguir a risca seus conselhos!

  • José Carlos Alves Pereira

    Gastei muito deu para eu me balizar melhor, gostaria que me enviasse nome do aplicativo que trabalha com as transportadoras

  • Jorhe Almeida

    Olá Jessica, obrigado por suas dicas. Esrou tentado a engressar nesse ramo de aricidade e esrou com aquele friozinho na barriga, por isso estou pesquisando bastante e seu artigo foi extremamente util.

  • Eduardo Da Silva Bellon

    Quero entrar nesse ramo gostaria de saber qual o ano da fiorino baú para trabalhar. Eu tenho uma fiorino ano 93 em Bom estado para trabalhar.

  • Agradeço pelas informações , que são esclarecedoras e me ajudará alavanca o processo de empreender nesse seguimento. O passo a passo é muito importante.

  • Aldo Alves de oliveira

    Dicas muito importantes,eu quero entrar nesse mercado.Gistaria de saber qual o ano da Fiorino que as empresas recutram mais?Agradeço pelas dicas…..

    • Olá Aldo, tem conversado bastante com pessoas do ramo e elas são enfáticas nesse quesito da idade do veiculo. O melhor é veixulos com menos de 10 anos, mas por questao de seguranca e confiabilidade para trabalhar o correto é: quanto mais novo melhor. Boa sorte!

    • Fabrício Ribeiro Alves Lima

      Dicas muito importantes , tenho uma fiurino 2018 e quero entrar no mercado de trabalho .cumprindo todas as exigências da empresa que me contratar.

Deixe o seu comentário