Ambev comprou a Heineken? Descubra se ela é dona ou não!

Publicado por Lidia Massari em 9 de junho de 2023

Vira e mexe o mercado é sacudido pela notícia de empresas comprando empresas, mas será que Ambev comprou a Heineken? Descubra o contexto real!

Tem gente que acha frescura procurar essa informação, mas para quem adora uma cervejinha, é um assunto sensível. Isso porque cada empresa tem uma maneira única de produzir suas cervejas e, qualquer mudança, é sentida no paladar.

Então, seja você uma pessoa apaixonada por boas cervejas ou apenas entusiasta de novas informações, esse conteúdo é para você. Venha descobrir a verdade!

Será que a Ambev comprou a Heineken? Descubra agora se ela é dona ou não!

Apesar da discussão sobre o assunto, não, a Ambev não comprou a Heineken, consequentemente, ela não é dona da Heineken. Então, ambas são de grupos distintos, mas que compartilham o mesmo objetivo: liderar o mercado de bebidas.

A Ambev “chegou” ao Brasil bem antes da Heineken, e veio da fusão entre a Antarctica e a Brahma. Isso aconteceu em 1999, mas desde então, a Ambev se empenhou muito.

Não à toa, é uma das maiores fabricantes de cerveja do mundo. Inclusive, a Ambev é dona da cerveja mais antiga do Brasil, além de muitas outras façanhas ao longo da sua existência.

Já a Heineken, por sua vez, é uma empresa holandesa e chegou ao Brasil em 2010, através do Grupo Heineken. Embora não seja uma empresa brasileira, ela certamente tem um olhar bem assertivo para o nosso mercado.

Nascida em 1864, a Heineken coleciona rótulos, histórias e cervejas de altíssima qualidade. Tudo isso a transformou na maior concorrente da Ambev atualmente. E não é para menos, pois a Heineken é uma das cervejarias mais relevantes do mundo.

Apesar disso tudo, as duas empresas têm hoje uma atuação muito ampla em diferentes segmentos e mercados. Nesse contexto, estou falando de estratégias e ações únicas, que visam apenas a expansão e o crescimento entre seu público-alvo.

Confira alguns modelos de atuação da Ambev e da Heineken

Então, de um lado você tem a Franquia Ambev, com modelos únicos de negócios, para todo tipo de investimento. Alguns bons exemplos são:

Em contrapartida, a Heineken também tem se especializado nas modalidades de comércios que abranjam mais perfis empreendedores. Uma das mais comentadas é a Franquia Bar Heineken, que aos poucos movimenta o mercado.

Contudo, vale ressaltar que a Heineken tem forte presença na atuação em parceria com estabelecimentos comerciais. Portanto, o ideal é você aprender como comprar cerveja Heineken direto da fábrica, porque aí sim você fortalece seu negócio!

3 fatores que costumam causar esse tipo de dúvida

Ambev comprou a Heineken

Talvez você tenha interesse em montar uma distribuidora, ou apenas quer matar a curiosidade, acertei? Não importa seu objetivo, eu acredito que é realmente importante saber distinguir os produtos no mercado.

E digo mais, para quem consome cerveja artesanal e especial, essa é uma questão imprescindível. Muito porque as duas empresas possuem visões distintas sobre o mercado, o que impacta diretamente na qualidade do produto.

Nesse contexto, eu levantei informações e curiosidades que ajudam você entender por que há confusão se Ambev comprou a Heineken.

  1. Presença pujante no mercado: é inegável que as duas empresas lideram o mercado de bebidas alcóolicas. Através de inúmeros produtos, é comum haver uma “associação” das marcas e seu alcance.
  2. Acordos comerciais e parcerias: não é raro os casos em que empresas concorrentes firmam parcerias e acordos comerciais temporários. Isso instiga a percepção de aquisição por alguma das partes.
  3. Modelo de atuação global: o mercado de bebidas alcóolicas abastecido tanto pela Ambev quanto pela Heineken é global. Portanto, as pessoas tendem a associar uma atuação conjunta, resultando nessa confusão.

Além do mais, a oscilação no segmento das bebidas é comum. Um bom exemplo é a dúvida sobre a Coca-Cola ter comprado a Pepsi. Há oscilação diária no mercado de bebidas em geral.

Bem, agora que você já sabe que a Ambev não comprou a Heineken, vamos conhecer o portfólio de cada uma?

Heineken Brasil: conheça as marcas que fazem parte do portfólio

Diferentemente das cervejas da Ambev que são mais conhecidas, o pessoal ainda tem dúvidas sobre as marcas da Heineken. Para você ter ideia, tem gente que acredita que apenas o rótulo Heineken é do Grupo Heineken Brasil.

Contudo, a empresa pisou no Brasil em 2010 como player no mercado. Mais especificamente, a partir da aquisição da divisão de cervejas da cervejaria mexicana FEMSA. Atualmente, o portfólio Heineken no Brasil compreende as seguintes marcas:

  1. Heineken
  2. Heineken 0,0%
  3. Sol
  4. Amstel
  5. Amstel Ultra
  6. Kaiser
  7. Bavaria
  8. Eisenbahn
  9. Baden Baden
  10. Schin
  11. Devassa
  12. Glacial
  13. No Grau
  14. Kirin Ichiban
  15. Blue Moon
  16. Lagunitas
  17. Tiger
  18. Xingu

E olha que curioso, a Amstel aí da lista, era uma das grandes concorrentes da Heineken na Holanda. Entretanto, a Heineken a comprou em 1968, e passou a ter mais um rótulo de peso sob “suas asas”.

Outras duas grandes curiosidades da lista são a Blue Moon e a Lagunitas. A Blue Moon é uma das cervejas artesanais mais famosas dos Estados Unidos. E antes da aquisição pela Heineken, a cerveja tinha um processo completamente artesanal.

O mesmo acontece com a Lagunitas, criada em 1993 na Califórnia. Hoje em dia, a Heineken tem 100% da marca, mas o CEO da Lagunitas permanece sendo seu fundador, Tony Magee.

Quais os principais produtos e marcas da Ambev?

A Ambev, por sua vez, não fica atrás e detém rótulos icônicos que todo consumidor de cerveja brasileiro conhece. Algumas são aquelas mais tradicionais, presentes na maioria dos botecos de bairro.

No entanto, ao longo dos últimos anos a empresa direcionou o foco para o mercado das cervejas artesanais e especiais. Como fruto dessa expansão, hoje em dia você encontra rótulos, como:

  1. Skol
  2. Brahma
  3. Bohemia
  4. Antarctica
  5. Original
  6. Budweiser
  7. Stella Artois (marca de cerveja originalmente belga)
  8. Beck’s (marca de cerveja originalmente alemã)
  9. Colorado
  10. Wäls (marca de cerveja criada em Belo Horizonte)
  11. Quilmes (marca de cerveja argentina)

Portanto, saber a verdade se Ambev comprou a Heineken é mero detalhe, já que as duas oferecem produtos de qualidade. Gostou de aprender um pouco mais sobre esse mercado que movimenta bilhões em receita líquida? Sem trocadilhos [risos].

A notícia de que a Ambev comprou a Heineken é uma inverdade que agora você desmascarou

E você, sentiu alívio ao saber que não é verdade que a Ambev comprou a Heineken? Eu pergunto isso porque cada pessoa tem uma preferência quanto ao paladar da gelada do fim de semana, né?

Nesse contexto, cerveja é sagrada para o brasileiro e, mexer na formulação, é suficiente para uma empresa perder consumidores fiéis. Eu fico por aqui, mas na expectativa de ter mostrado algo diferente para você, beba com moderação, hein?

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, se você as achou interessantes, que tal compartilhar? Utilize suas redes sociais para gerar ainda mais interesse nas pessoas, até a próxima!

Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

Deixe o primeiro comentário