6 Maiores produtores de laranja do Brasil

Publicado por Lidia Massari em 11 de julho de 2023

A agricultura brasileira é uma das poucas no mundo que se supera anualmente. E quando você conhece os maiores produtores de laranja do Brasil, isso fica evidente.

Praticamente todo mundo entende o potencial agrícola do Brasil, como na soja, milho e produção de carne bovina, certo? Porém, quando o assunto envolve a atividade de produção, extração e exportação de laranja, isso nem sempre fica tão claro.

Diante disso, eu identifiquei uma excelente oportunidade para falar sobre a cadeia produtiva da laranja. Se você quer saber tudo sobre essa indústria, é só conferir!

6 maiores produtores de laranja do Brasil que movimentam a economia

maiores produtores de laranja do Brasil

O cultivo de laranja é uma atividade que movimenta positivamente o mercado da produção do suco de laranja. Além disso, tornou-se um pilar imprescindível na economia do país, gerando aproximadamente 40 mil postos de trabalho.

Então, quem são os maiores produtores de laranja do Brasil? Quem se destaca decisivamente e faz a diferença no mercado? É sobre isso que falaremos a partir de agora. Veja as regiões produtoras de laranja mais consolidadas no cenário econômico.

1. São Paulo

O estado de São Paulo é o maior produtor de laranja disparado, liderando 78% da produção nacional. Embora a safra citrícola tenha sofrido nos últimos anos com a estiagem atípica, as projeções futuras são promissoras.

Na safra de 2019, o estado colheu mais de 13 milhões de toneladas de laranja, tendo um aumento de 5%. O valor de produção gerado nesse ano, por sua vez, foi de R$5 bilhões.

Como resultado, a laranja se consolidou como o terceiro principal produto agropecuário do estado. Apesar de a maior parte ter sido exportada, o consumo interno apresenta bom crescimento e isso estimula a produção.

Veja outros dados interessantes segundo o IBGE:

  1. Estimativa de crescimento produtivo: na safra 2022/2023 deve haver uma produção de 316 milhões de caixas de laranja.
  2. Aumento significativo: considerando que na safra anterior o estado produziu 262 milhões de caixas, o aumento chega a 20,5%.
  3. Área destinada à laranja em SP: estimativas oficiais apontam uma área de 362 mil hectares para a fruticultura.
  4. Maiores produtores de SP: Casa Branca lidera com 660 mil toneladas. Seguida por Santa Cruz do Rio Pardo, com 406 mil toneladas e Mogi-Guaçu com 357 mil toneladas.

2. Minas Gerais

Quem diria que Minas Gerais, além de ser um dos maiores produtores de feijão do Brasil, é também referência citrícola? Olha que interessante, a região mais importante do estado na produção é chamada de “Cinturão Citrícola”.

Essa região compreende parte do estado de São Paulo e o Triângulo Mineiro, mais especificamente a parte sudoeste. Atualmente, Minas Gerais é responsável por 6% da produção total de laranja no Brasil.

Em vista disso, Minas produziu o equivalente a 1,1 milhão de toneladas na safra 2020/2021. Porém, a expectativa é otimista e as próximas safras devem apresentar aumentos consideráveis.

Qual região mais produz laranja em Minas Gerais?

O triângulo mineiro detém os 5 municípios que mais produzem a fruta no estado. Além disso, a região é responsável por cerca de 78% de toda a laranja do estado, dá para acreditar? Destacam-se:

  1. Frutal
  2. Comendador Gomes
  3. Prata
  4. Uberlândia
  5. Uberaba

3. Paraná

O estado do Paraná não é apenas o maior produtor de erva-mate do Brasil, pois sua capacidade citrícola aumenta anualmente.

Inclusive, Paranavaí é o maior produtor de laranja do estado, município localizado no noroeste paranaense. Na próxima safra, há estimativas de processamento de mais de 1,5 milhão de caixas de laranja.

Você sabia que mais de 70% de todos os municípios no Paraná dispõem de pomares comerciais? Isso quer dizer que diferentes regiões agregam, mesmo que de forma pequena, à produção do estado.

BÔNUS: se você pensa em montar uma fábrica de suco de laranja, saiba que o Paraná cultiva uma diversidade atrativa. Nesse caso, me refiro à laranja-pera, laranja folha murcha, laranja Valência e Iapar-73.

4. Bahia

Dentre os maiores produtores de laranja do Brasil, a Bahia se destaca em quarto lugar, representando 4,5% da produção nacional. A maioria dos pomares comerciais está localizada no litoral norte do estado, região que faz fronteira com o Sergipe.

No entanto, a Bahia enfrentou adversidades quanto às condições climáticas, ou seja, teve um decréscimo acentuado na safra 2019/2020. Por outro lado, a expectativa para a safra 2023 é de 634 mil toneladas.

A área colhida deve ficar próxima de 50 mil hectares, com foco especial para a região de Rio Real. Aliás, o município é considerado o maior produtor do estado e, em 2021, rendeu isoladamente quase 250 mil toneladas.

5. Sergipe

Sergipe é o quinto maior produtor de laranja do Brasil e tem uma “parceria” muito próxima com a Bahia. Como mencionado, a produção da Bahia se concentra no litoral norte que, por sua vez, faz fronteira com o Sergipe.

Portanto, é comum você encontrar dados que englobam a produção total do Sergipe nessa área e não de forma isolada. Entretanto, o Sergipe é responsável por 2,1% da laranja do país.

A citricultura no estado movimenta positivamente a agricultura familiar, isto é, os pomares estão localizados em propriedades familiares. A laranja predominante é a laranja-pera, dá uma olhada no ranking das regiões mais notáveis no Sergipe:

  1. Cristinápolis
  2. Itabaianinha
  3. Lagarto
  4. Umbaúba
  5. Arauá
  6. Indiaroba
  7. Salgado
  8. Tomar do Geru
  9. Boquim
  10. Santa Luzia do Itanhy

6. Rio Grande do Sul

Eu abri a lista com tudo e a fecharei com chave de ouro, trazendo o Rio Grande do Sul. O estado gaúcho é o sexto em relevância produtiva de laranja, com uma média de 130 mil toneladas ao ano.

Além da laranja, o estado também produz a tangerina em larga escala e intercala seus hectares entre os cultivos. Costumo dizer que o mercado de laranja oscila demais no Brasil. Tanto é que o Rio Grande do Sul estava na quarta posição em 2018.

Entretanto, você bem sabe que a estiagem trouxe grandes problemas ao estado, inclusive na produção laranjeira. A região mais importante nessa indústria é o Vale do Caí, seguida por Montenegro e Pareci Novo.

Aliás, se tudo correr bem e a colheita for produtiva, o estado deve aumentar a produção para 270 mil toneladas.

BÔNUS: quais empresas dominam a indústria da laranja?

De um lado da balança tem os produtores citrícolas, essenciais para a cadeia produtiva. Do outro, as empresas que produzem o suco de laranja no Brasil que você deve considerar, concorda? Essa indústria vale aproximadamente R$2 bilhões:

  1. Cutrale é a maior empresa de suco de laranja do Brasil, cultiva, produz suco, fabrica farelo e óleos essenciais.
  2. Votorantim-Citrovita.
  3. Citrosuco Grupo Fischer.
  4. Louis Dreyfus Citrus (empresa francesa atuante no Brasil).

Considerações finais sobre os maiores produtores de laranja do Brasil

E esses foram os maiores produtores de laranja do Brasil, contribuindo diretamente para o posto de maior produtor mundial. Isso mesmo, o Brasil é o país que mais produz laranja, correspondendo a cerca de 50% da produção mundial.

O destino certo para exportação de laranja brasileira é os EUA, maior consumidor da fruta em suco. Sendo assim, o Brasil produz muito e ainda consome pouco. Naturalmente, o excedente precisa ser escoado para o mercado internacional.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, mas compartilhe as informações para ampliar a consciência sobre produção e consumo, combinado? Até a próxima!

Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

Deixe o primeiro comentário