6 Erros ao abrir uma padaria

Publicado por Lidia Massari em 14 de abril de 2024

A abertura de um negócio envolve etapas desafiadoras que estimulam brechas para futuros problemas, especialmente quando o empreendedor não se prepara, é por isso que os erros ao abrir uma padaria colocam sua sobrevivência em risco.

Entre planejamento ineficiente, gestão inexperiente e atendimento ruim, é fundamental calcular cada passo e considerar cada detalhe. Então, montei um guia essencial onde você aprenderá o que fazer para atrair clientes em uma padaria, confira!

6 erros ao abrir uma padaria que você deve evitar a todo custo

erros ao abrir uma padaria

Na teoria, a padaria tem tudo que um negócio precisa para prosperar no mercado. Além de serviços que levam comodidade ao cliente, como delivery de produtos em horário programado, a padaria fornece alimentos básicos e indispensáveis.

Apesar disso, muita gente fica com a dúvida sobre: “o que devo saber antes de abrir uma padaria?”. Para ter a resposta na ponta da língua, e assim, minimizar os riscos potenciais que prejudicam a evolução do negócio, basta conferir tudo a seguir!

1. Localização pouco estratégica

Boa parte do sucesso de uma padaria relaciona-se à sua localização em relação à área comercial da cidade. Nesse cenário, montar o comércio num local com baixo fluxo de clientes, eventualmente prejudica a percepção das pessoas.

Outro fator determinante é a ausência de estacionamento que, embora pareça trivial, reduz drasticamente o potencial de vendas. Muito porque representa comodidade e segurança ao cliente, que leva isso em consideração na hora de comprar. Se você quer evitar este erro antes de abrir sua padaria, considere:

  • Realize uma ampla pesquisa de mercado.
  • Analise a localização em relação ao perfil do público-alvo, visibilidade comercial e acessibilidade.
  • Certifique-se da concorrência e da sua estrutura de operação.

Uma vez me disseram que investir tempo e recurso na localização ideal da padaria, faz toda a diferença em sua taxa de sucesso.

2. Ausência de planejamento financeiro

A ausência de um planejamento financeiro é muito comum em pequenas padarias, pois a pessoa acredita que não é relevante. Porém, a verdade é que o plano financeiro fundamentado na realidade é o coração do negócio.

Sem ele se torna impossível gerir contas e despesas, manter um capital de giro mínimo saudável e, sobretudo, pagar fornecedores. Portanto, se você quer evitar esse que é um dos maiores erros ao abrir uma padaria, faça o seguinte:

  • Crie um plano de negócios e estude as projeções financeiras para sua realidade.
  • Faça um levantamento completo dos custos com equipamentos, insumos, folha de pagamento, gastos invisíveis e marketing.
  • Separe um fundo de reserva emergencial para cobrir imprevistos e reajuste o plano inicial quando necessário.
  • Reverta parte dos ganhos em melhoria, atualização operacional, aprimoramento e conhecimento técnico da equipe.

3. Gestão de estoque ineficiente

Toda panificadora funciona como um relógio, onde a fabricação dos produtos de padaria depende de um estoque altamente eficiente. E aqui me refiro aos níveis de estoque, que não podem ser baixos, tampouco excessivos.

Em estoques que trabalham com níveis baixos de insumos e ingredientes, pode acontecer de faltar recursos caso a demanda aumente. Por outro lado, comprar em excesso representa gastos desnecessários, lucratividade prejudicada e perdas.

Geralmente, insumos de padaria são altamente perecíveis e estragam rapidamente. A saída, portanto, é garantir um controle rigoroso de tudo que entra e sai das prateleiras da padaria. Olha uma estratégia que se aplica à maioria dos negócios:

  • Investir em um sistema de gestão de estoque.
  • Trabalhe com previsão de demanda a partir de relatórios detalhados.
  • Decisões se tornam estratégicas devido aos dados históricos e sazonais.
  • Gerencie a relação com fornecedores, negocie prazos e entregas

4. Baixa qualidade no atendimento ao consumidor

atendimento ao consumidor

O empreendedor que não enxerga a necessidade primária de oferecer um ótimo atendimento, nem deveria iniciar sua operação. Isso porque este é um negócio que se baseia no relacionamento próximo e diário com os consumidores.

Então, torna-se muito fácil perder clientes para a concorrência simplesmente porque os atendentes não oferecem um atendimento atencioso. Diante disso, é imprescindível capacitar os colaboradores, inclusive, com cursos especializados de atendimento.

Não deixe de aliar isso à organização e limpeza do ambiente, lembrando que a cordialidade deve partir inicialmente da liderança. Vez ou outra, colha o feedback dos clientes, ou seja, sua opinião anônima para compreender o que melhorar.

5. Não inovar na criatividade do cardápio

Além da alta qualidade do pão francês, o modelo atual de padaria se estrutura a partir de um cardápio exclusivo. Nesse sentido, a persistência nos mesmos produtos durante longos períodos do ano, pode acarretar insatisfação.

Para quem está a um passo de inaugurar, é mais do que importante trazer uma oferta única, seja com doces, tortas, bolos, produtos de autoria, mousses, diferentes tipos de panificação, bebidas, enfim, tudo que uma padaria de referência deve ter.

  1. Tendências: acompanhe de perto tudo que cerca o mercado de panificação e confeitaria e implemente tendências logo na abertura, isso atrai atenção, aumenta vendas e estimula fidelização.
  2. Preferências: conforme estudo de mercado, conheça as preferências dos clientes, logo, tenha assertividade na escolha de produtos.
  3. Inovação: inove nos sabores, na decoração, no formato dos produtos e mantenha-se sempre à frente da concorrência.
  4. Estratégias comerciais: promova degustações e divulgue lançamentos para atrair um público ainda mais disposto a conhecer seu espaço.

Por falar em produtos, fuja de produtos de baixa qualidade e insumos genéricos. Ou seja, gaste mais se necessário, mas entregue tudo do melhor para que o cliente sinta que gastar com você vale a pena.

Não há nada pior do que comprar doces na padaria ou mesmo o pãozinho do dia a dia, e sentir que seu dinheiro foi mal gasto, compreende?

6. Ignorar a atuação da concorrência

concorrencia

Um dos maiores erros ao abrir uma padaria é, sem sombra de dúvidas, deixar de considerar a concorrência. E aqui não me refiro a se espelhar no concorrente, mesmo porque se você tiver uma oferta parecida, por que o cliente escolheria você, certo?

Pelo contrário, a alternativa para evitar esse erro é analisar a concorrência, de modo a explorar seus defeitos, falhas, brechas, nível de impacto dos serviços e, somente depois disso, executar um planejamento para atuar nessas oportunidades.

Não existe melhor fonte de informação e recurso valioso, do que a forma como o concorrente opera!

BÔNUS: não investir em marketing é decisivo para o futuro da padaria!

Por fim, uma breve pincelada em como você não deve cometer o mesmo erro que incontáveis padarias. Nesse contexto, eu posso usar um exemplo clássico da minha cidade, que é pequena por sinal.

Existem várias padarias por aqui, mas apenas duas se destacam como grandes concorrentes.

A mais tradicional e antiga investe pesado em marketing, tanto pelas redes sociais quanto pelo WhatsApp. Enquanto a outra, faz um serviço “meia-boca” de divulgação.

Como resultado, o comércio tradicional, que no meu ponto de vista tem produtos de qualidade inferior e preço elevado, atrai muito mais clientes do que a concorrente, que possui um marketing “chinfrim”. Portanto, pegue pesado no marketing e comece do jeito certo!

Conhecendo melhor os erros ao abrir uma padaria, você acha que vale a pena abrir uma padaria? Agora cabe a você compilar as dicas e aplicá-las ao seu negócio, no mais, boa sorte em seu empreendimento.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, compartilhe e até a próxima!

Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

Deixe o primeiro comentário