Escola de cabeleireiro: Como montar?

Você quer montar uma escola de cabeleireiro? Então aproveite a oportunidade porque esse pode ser um negócio bem interessante atualmente, visto que essa área tem uma elevada procura no mercado.

Naturalmente uma escola de cabeleireiro tem como objetivo qualificar pessoas interessadas em aprender para trabalhar por conta própria em um salão de cabeleireiro. Então é algo muito bem requisitado e que desperta o interesse de muitas pessoas em qualquer lugar.

A preparação do espaço de trabalho

O local onde irá instalar sua escola de cabeleireiro deverá ser muito bem apropriado para o funcionamento ideal do negócio, até porque o ensino de pessoas, a organização de equipamentos de trabalho e o recebimento constante de clientes requer um espaço amplo.

O ponto comercial nem precisa ser exatamente no centro da cidade, mas de preferencia que seja em um bairro de fácil acesso e onde exista uma grande circulação de pessoas, afinal você precisará de clientes constantemente para treinar seus novos alunos.

Equipamentos para montar uma escola de cabeleireiro

No processo de montagem da sua escola de cabeleireiro será preciso investir na compra de vários equipamentos e tudo isso vai depender da quantidade de alunos que irá ter durante o treinamento e do tamanho da escola.

Dentre todos esses equipamentos indispensáveis para o funcionamento do seu novo negócio, será preciso comprar algumas coisas, como espelhos, cadeiras para cortes de cabelo, lavatórios, secadores, pranchas, chapinhas, tintas para cabelos, shampoos, toalhas e muitos outros equipamentos que ficarão por sua responsabilidade.

Leia também: Curso para cabeleireiro

escola de cabeleireiro

A contratação de instrutores para a escola

Ter bons profissionais para ensinar os alunos da sua escola será algo fundamental para que as expectativas de quem está investindo no curso seja realmente atingida, até porque por mais profissional que você seja não conseguirá dar conta sozinho (a) se a quantidade de alunos for grande.

Para quem deseja montar uma escola de cabeleireiro masculino e feminino, será preciso encontrar instrutores para ambos os tipos de pessoas e planejar também como será a estrutura da escola para oferecer esse ensinamento para variados tipos de alunos.

No inicio o mais recomendado é contratar profissionais da área que já tenham salões próprios e que possam oferecer esse ensinamento em um determinado momento. Com o passar do tempo, o ideal seria pegar alguns dos seus próprios alunos mais bem sucedidos e contrata-los para trabalhar como instrutores da própria escola.

Dicas para abrir uma escola de cabeleireiro

Para que a escola de cabeleireiro obtenha o sucesso tão esperado será preciso levar algumas pequenas coisas em consideração. Então veja as dicas que temos para você começar com o pé direito:

  • Seja organizado com suas turmas – Ao montar uma empresa desse tipo é preciso pensar primeiramente na organização que será dada as suas turmas de alunos. O ideal é que você ofereça um curso bom, de no mínimo 1 mês e com toda a qualidade possível, respeitando sempre os seus alunos.
  • Cobre um preço justo pelo curso – Mesmo se tratando de um tipo de curso muito procurado no mercado, se você deseja formar turmas frequentemente é preciso oferecer primeiramente um preço compatível com a qualidade do serviço que sera oferecido. O recomendado é fazer uma pesquisa no mercado para definir um preço ideal, mas uma boa promoção inicial pode dar muito certo também.
  • Faça uma boa divulgação regional – No começo você poderá encontrar dificuldades em conseguir os primeiros alunos, então o passo mais interessante para seguir é a implementação de uma boa campanha publicitária, divulgando a abertura do novo negócio e convidando os primeiros alunos.

como montar uma escola de cabeleireiro

Como ganhar dinheiro com uma escola de cabeleireiro?

Quem decide montar uma escola de cabeleireiro tem os cursos de qualificação como principal foco. Ou seja, você pode cobrar uma mensalidade de cada aluno, caso o curso demore alguns meses, ou mesmo um valor fixo para todo o curso de cabeleireiro. Dessa forma você irá ganhar dinheiro através da formação das turmas, que poderão ser nos 3 turnos do dia.

Além dos ganhos dos alunos, muitas das escolas desse tipo oferecem os mesmos serviços de um salão de beleza comum, só que com preços bem mais acessíveis. Tudo isso acontece porque são os próprios alunos iniciantes que prestarão tais serviços com o intuito de aplicar aquilo que está aprendendo. Então será mais um lucro para o caixa da sua escola de cabeleireiro.

Leia também: Marketing para salão de beleza

Vale a pena montar uma escola para cabeleireiros?

Saber exatamente se vale a pena ou não montar uma escola de cabeleireiro é algo difícil, pois tudo vai depender de muitos fatores. Naturalmente o mais indicado para fazer é uma pesquisa de mercado antes de abrir as portas sua escola. Através dessa pesquisa será possível saber se as pessoas tem interesse em aprender e ter assim uma noção da quantidade de alunos que poderá ter inicialmente.

Ao meu ver vale muito a pena sim investir em uma escola para cabeleireiros, porém a verdade é que esse é aquele tipo de negócio para cidades maiores, onde existe uma grande quantidade de pessoas interessadas em aprender. Quando se monta uma escola desse tipo em uma cidade muito pequena, a tendencia é que os resultados não sejam tão interessantes quanto o esperado.

José Neto

Sou um técnico em comércio, apaixonado por pequenos negócios e criei minha primeira empresa digital em 2012. Apesar de ter apenas 21 anos, criei esse site para passar o máximo possível de informações para novos empreendedores, pois acredito que tenho muito a contribuir com o empreendedorismo no Brasil!

Comentários

  1. marli braga diz

    Quero muito montar uma escola para firmar cabelreiros sou instrutora e tenho mais de 6 anos de profissao sou sindicalizada mais to sem capital para investir, apenas tenho sonho e projeto.

  2. NEUZA PEREIRA SOUZA diz

    JÁ TENHO SALÃO DE BELEZA E PRETENDO MINISTRAR CURSOS DE CABELEIREIRO TAMBÉM. GOSTARIA DE SABER COMO DEVO PROCEDER, SENDO QUE JÁ TENHO UM SALÃO MONTADO 8 BANCADAS 3 LAVATÓRIOS, ESPELHOS ETC. PRINCIPALMENTE COM A EMISSÃO DE CERTIFICADO E VALORES DAS MENSALIDADES.

  3. MARCIA MARTINS diz

    TENHO CURSO DE EXTENÇÃO DE CABELO E AQUI NA MINHA CIDADE NO TEM UMA ESCOLA Q DE ESSE TIPO DE CURSO COM EU FAÇO PRA ABRI UMA ESCOLA E COMO FAÇO PRA FORNECE O CERTIFICADO DO CURSO AS MINHAS ALUNAS ME AJUDE PORFAVOR

    • diz

      Olá Marcia
      Primeiramente você precisará registrar o seu salão como uma empresa de cursos livres e não um simples salão, para a partir daí começar emitir seus certificados normalmente. Assim, eles deverão conter o CNPJ da sua empresa e as assinaturas tanto da instrutora do curso quanto do gerente da empresa.
      A minha dica para você é que procure se informar melhor com um contador na sua cidade para saber exatamente o que precisará e como se proceder nesse caso.

      Abraços e sucesso!

  4. janaina diz

    Já tenho um salão todo montado gostaria de saber como faço pra adaptar ele para poder também tá dando curso de cabeleireiro e quais os documentos necessários

  5. Andrea chagas diz

    Boa tarde! Eu estou pretendendo montar uma escola de cabeleireiros tenho certificado profissional. Tenho uma empresa ativa escrita no CNPJ desde 2007 e pretendo mudar a razão social para cursos técnicos livres como cabeleireiros todos cursos na área de beleza, só uma duvida os certificados eu posso registrar normal no cartório de notas tenho meu CNPJ E CERTIFICADO de boa,ai eu tenho o modelo do certificados e posso mandar a gráfica fazer ok,me de algumas dicas?

    • diz

      Olá Andrea
      Infelizmente eu não vou poder lhe ajudar quanto aos detalhes sobre o certificado, mas a minha dica é que você procure um contador especializado no ramo para lhe dar dicas certas do que deve fazer aí em sua cidade.

      Abraços e sucesso!

  6. Bianca diz

    Oi, sou mais uma que precisa de ajuda,quero montar cursos de especialização e para iniciantes,já só instrutora de uma escola tem dois anos e meio,e preciso saber o que tenho que fazer,tenho dúvidas com certificado também por favor me ajudem.

  7. alberth lopes diz

    voce acha que um bairro onde existem ( 05 ) bancos diferentes , pode ser considerado grande o suficiente para um comeco na area de curso de cabeleireiro?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>