Como emitir certificado de curso livre

Para emitir certificado de curso livre você primeiro precisa ser especialista no assunto, passar o conteúdo para o seu aluno, criar ou baixar um modelo pronto e inserir as informações do treinamento que ofereceu, imprimir em papel de gramatura alta, carimbar e assinar.

Durante o texto eu vou te explicar melhor o que é o curso livre, o que precisa para emitir o certificado, quem pode fazer isso e até qual é a legislação que apoia esse tipo de coisa.

Fica comigo até o final e confira!

Como emitir certificado de curso livre

Entenda o que são cursos livres


São cursos voltados para qualificação profissional do aluno, que pode ser feito por qualquer pessoa independente do seu grau de escolaridade. 

São capacitações de formação inicial e continuada, bem diferente dos cursos de ensino fundamental, médio ou superior, já que o aluno não passa por avaliação de nota.

O objetivo é proporcionar conhecimentos profissionais que ajudem na vida pessoal, permitindo que ele faça parte do mercado de trabalho ou até que monte o seu próprio empreendimento. 

Leia também: Como montar uma escola de cursos livres

Não precisa ter CNPJ para emitir certificado


Muita gente fica na dúvida sobre o que é necessário para emitir um certificado de curso livre e a resposta é bem simples: Conhecimento na área! Não é preciso ter CNPJ para isso, basta que você seja especialista no assunto que queira tratar. 

Não é preciso ter autorização do MEC


Uma coisa que você precisa entender é que o Ministério de Educação e Cultura (MEC) não regulamenta, mas aprova os cursos livres desde que eles sejam feitos de acordo com os direitos do consumidor, sem falcatruas ou qualquer outro tipo de enganação.

Como o que será avaliado é a prestação de serviço, é importante fazer isso de forma excelente, tendo conhecimento do código de defesa do consumidor para cumprir à risca as regras.

Conheça a legislação que aprova os cursos livres

Para que você se sinta mais tranquilo, eu trouxe abaixo três exemplos para legislação de cursos livres que deixam claro que esse tipo de treinamento pode ser feito e é legal, veja:

Art. 7º da Lei nº 9.394/96

Esse artigo deixa claro que o ensino é livre à iniciativa privada. É preciso, no entanto, que ele esteja de acordo com algumas normas como que tenha autorização do poder público, que haja capacidade de autofinanciamento e que cumpra as normas gerais da educação nacional.

Art. 3º do revogado Decreto nº2.208/97

Esse artigo diz que a educação profissional também compreende o nível básico que é destinado a qualificação, requalificação e reprofissionalização de trabalhos, independente de escolaridade. Esse é o que se assemelha com os cursos livres.

Art. 4º

Esse artigo fala explicitamente que a educação profissional de nível básico é uma espécie de modalidade não-formal que tem como objetivo ajudar o profissional a se requalificar no mercado de trabalho, exercendo funções de uma melhor maneira.

Onde se deve ministrar o treinamento?


Existem maneiras diferentes para você oferecer os cursos livres. A primeira é da maneira mais tradicional, em um ambiente físico com auxílio de professores e uma sala de aula. O aluno terá que cumprir um cronograma, horas e por aí vai.

Outra forma para ministrar os cursos livres é a internet e venhamos e convenhamos que é a ferramenta mais utilizada para esse tipo de produto. A internet deu um “bum” nesse negócio de cursos livres e é uma ótima oportunidade para que você venda o seu.

Você pode tanto fazer parcerias com sites e blogs do mesmo segmento do que você oferece, como pode criar o seu próprio espaço na internet e até utilizar as redes sociais para oferecer seus cursos e alcançar um maior número de pessoas.

A importância dos cursos livres para o currículo profissional


certificado de curso livre

Uma coisa é certa, hoje em dia para que você se destaque no mundo dos negócios, seja como empregado ou como empreendedor, é preciso que você tenha conhecimento a mais. Que seja mais aprofundado, que tenha base e vários outros detalhes.

Quando seu currículo está recheado de cursos livres, você não é só visto com outros olhos (o que te abrirá mais portas e janelas) como também se torna um profissional mais preparado para lidar com algumas situações e para oferecer produtos e serviços com qualidade excelente.

Ao oferecer um curso livre você precisa suprir as necessidades do profissional que quer se destacar e quer ser referência no meio da multidão. Por isso, invista em profissionais qualificados para fazer a criação e produção do seu curso.

Esse tipo de curso ajuda muito quem está estudando


Outra vantagem é que com o certificado livre o indivíduo consegue contar horas curriculares na instituição que estuda, seja uma faculdade ou um curso técnico. Como para toda formação é preciso cumprir um número significativo de horas, ao ministrar um treinamento com certificado, você pode atrair em peso esse público. 

Dicas importantes na hora da impressão


Agora a gente precisa mostrar como emitir o certificado de curso livre de uma forma mais prática, voltando a atenção para a impressão. Para oferecer algo profissional e bonito aos seus alunos, é preciso analisar as seguintes coisas:

Procure por uma gráfica

A melhor coisa é buscar por uma gráfica que possa fazer a impressão com o máximo de qualidade possível. Se o seu objetivo for ministrar cursos durante todo o ano, tente fazer uma parceria com a empresa. 

Cuidado com o papel

A gente até vê por aí pessoas que imprimem certificados em papel de ofício normal, mas vou te dizer: Isso te coloca na ala do amadorismo. 

Esse documento precisa ser impresso em um papel mais resistente e grosso, já que deve durar por longos períodos e dar um ar de poder. Por isso, na hora que estiver na gráfica, peça para que te apresentem os papéis de maior gramatura.

Adapte um modelo à sua realidade

Existem vários modelos gratuitos de certificado de cursos livres na internet, mas o mais legal é que você mesmo pode criar um adaptado de acordo com a sua necessidade e sem dificuldade. 

O Canva é um aplicativo e site que te permite criar várias coisas de uma forma bem simples e intuitiva. Então vá lá, conheça a ferramenta, aproveite modelos prontos e vá editando com suas informações. 

Ofereça também a versão digital

Alguns alunos vão fazer o curso à distância e é justamente por isso que você também pode oferecer uma versão digital. Basta salvar o arquivo do seu certificado em PDF e mandar por e-mail. Rápido, fácil e sem custo. 

Crie seu curso e ofereça certificado!


Agora que você já sabe como emitir certificado de curso livre, ofereça essa vantagem no seu curso. Com certeza você vai conseguir atrair mais pessoas e lucrar mais com o seu negócio. 

Espero que o artigo tenha te ajudado e que você tenha muito sucesso.

Um abraço e até mais!

Descubra quais são os Melhores Negócios para abrir com até R$ 500 Reais! Clique no botão abaixo e tenha acesso gratuito à Lista de Negócios mais Baratos para montar atualmente!
José Neto
Técnico em comércio pelo CEEP-BA, experiência em gestão de cursos na área de informática e empresário desde 2011. Sempre foi um apaixonado por pequenos negócios e tudo que envolve o mundo do empreendedorismo.

57 comentários

  • Geovana Ribeiro

    Bom dia Quais são os documentos que eu preciso para abrir uma escola de cabeleireiro que tenha depilação extensão de cílios design sobrancelha manicure massagem e outros mais Qual os documentos necessários?

  • Olá! Sou maquiadora com DRT porém não tenho CNPJ, gostaria de saber se posso dar curso de automaquiagem e maquiador profissional e se eu emitir um certificado este será válido. Obrigada!

  • Bom dia sou cabeleireira e faço micro pigmentação…quero começar a da aula, gostaria de saber se posso emitir algum certificado

  • Carla Fernanda

    Gostaria de saber se eu posso dar o curso de cabeleireiro fiz 1ano que da carga de 192horas, do Artigo. 42 lei 9.394/96

  • Ernilde Pereira da silva

    Olá l sou manicure mas não tenho CNPJ, posso ministra curso ?

  • posso ministrar curso de microsoft office?

  • Fatima Cristiane borborema araujo

    Sou costureira na carteira vinte cinco anos espexperiência dou aulas particular queria dar certificado pra minhas alunas como eu tevo fazer tem como resolver isso Obrigado espero resposta Obrigado trabalho como autônoma a dez anos em casa

  • Olá sou manicure à quase 14 anos e gostaria de dar cursos livre de manicure e tbm tenho Mei com cnpj . Como posso emitir certificado pelo cnpj?

  • Sou maquiadora tenho cnpj Meo posso dar curso de auto maquiagem e coloc

  • Meg Cristina

    Oi sou manicure e faço fibra de vidro e queria da curso dessa tercnicas como faço pra poder da o certificado para as alunas

  • Michele Souza

    Ola boa tarde sou cabeleireira tenho o mei com cnpj pra mim da um curso de 4 horas que seria liver na hora de faze o certificado pro aluno eu tenho que coloca meu cnpj ou pode coloca so o nome da empresa?

  • Maria c. A. Lima

    Oi bom dia , gostaria de saber se para eu dá cursos de confeitaria preciso ter CNPJ?

  • Sou cabelereira e designer de sobrancelha sou mei e quero dar curso pra iniciantes
    E dar certificado preciso acrecentar no meu registro do meu cnpj que dou cursos?

  • Olá! Sou maquiadora e designer de sobrancelhas. Quero dar curso particular nessa área. Posso emitir certificados. Como posso estar fazendo isso?

  • Rosane teresinha camargo

    Olá
    Tenho minha empresa registrada no MEI,na área de beleza e estética,estou ministrando curso de maquiagem para iniciantes,como faço para dar para minha aluna o certificado que ela fez o curso?

  • Tassio dos Reis Santos Vieira

    Boa tarde,
    Gostaria saber se para min emitir certificados de Cursos profissionalizantes ou livres, devo ter CNPJ?
    Grato…..

  • olha boa tarde, sou enfermeira e quero realizar curso para profissionais de Enfermagem e estudantes, capacitando-os para tratamento de feridas, como faço para ser reconhecido pelo MEC e emitir certificado?

  • Sidnei de lima

    Boa tarde ..sou MEI..e tenho um local físico para ensino de música ,dou aulas de violino, violão, saxofone,sou formado em Música pela UNIMES ( CURSO LICENCIATURA EM MÚSICA)..

    Posso emitir certificado no meu curso ?
    E oque preciso para fazer isso??

    No aguardo de uma resposta !!

  • Patrícia Faria

    Bom dia é necessário coloca cnpj em um certificado livre?

  • Ana Fernandes petkevicius Gonçalves

    Ola ! como faco para emitir certificados na area de estetica, eletroterapia corporal , massagens , limpeza pele ??? Att Ana

  • Daniel Pinheiro

    Para cursos Livres e profissionalizantes, quem não tem um sistema automatizado para emissão de certificados, notas de alunos, matrículas e afins, eu recomendo pelo ao menos criar um documento do Word (.docx) e criar um banco de dados com os dados que serão impressos no certificados.

    Assim você poderá certificar e ter o controle dos certificados emitidos.
    Por exemplo, uma pessoa fez um curso de Auxiliar Administrativo, e foi usar o certificado em uma empresa, aí a empresa quer consultar o certificado e verificar se é conforme consta no certificado.
    Aí como a empresa/pessoa que emitiu tem como verificar a autenticidade, valida e pronto.

    Mas as formas mais rápidas e abrangentes são os sistemas LMS/EAD (Educação A Distância), e isso atinge públicos muitos mais longes de seu local e também pessoas em potencial para fazer seus cursos, claro que foge as regras cursos que exigem prática em tempo real, como: cabeleireiro, pedreiro e outros mais. Mas no geral é assim que funciona o curso.

    Sobre a regulamentação: é importante frisar que há cursos que precisam de uma pessoa capacitada para instruir, como por exemplo os cursos de NR e similares, pois precisam ser instruídas por engenheiros de cada área, ou pelo ao menos receber sua assinatura, mas podendo ser aplicada por um Técnico da área, e no geral quase sempre fica como treinamento. Outra coisa importante sobre os de NR são que, quem fez um curso de algum NR não poderá ensinar, tendo em vista que foi apenas um treinamento básico.

    Em sua quase total maioria não há necessidade de possuir um CNPJ, mas claro que mesmo para cursos mais simples e básicos (referindo-se a regulamentações), um CNPJ deixa o projeto mais profissional e mais “chamativo”.

    Até com MEI se pode instruir (algumas áreas), mas como cada caso é um caso, deve ser estudado individualmente e da melhor forma que ambas as partes saiam ganhando (Empresa e consumidor).
    By: [email protected]

  • Qual documento preciso pra abrir uma escola de cabelereiro qual medida a tomar

  • LEILANE DA SILVA OLIVEIRA

    Boa tarde ,sou cabeleireira e gostaria de saber como faço para ministrar e emitir meu certificado .

  • Wellington Dias

    Olá gostaria de saber se vocês tem algum link para que possamos cadastrar e começar a emitir certificado de conclusão,,, e também quero parabeniza los pelo artigo postado que por sinal muito util..

    fico no aguardo e desde já sou grato!

  • Tania A. Barbosa

    Sou formada em pedagogia. com experiencia ha 24 anos em sala de aula. Há 6 anos trabalhando em Sala de Recursos com alunos especiais. Especializada em Educação Inclusiva, LIbras e Gestão escolar(MBA). Administro curso de Libras numa escola da rede estadua, há 5 anos. Agora gostaria de abrir meu negocio, administrando curso de Instrutor de Libras. Minhas dúvidas: preciso de cnpj? como emitir certificado com validade e qual carga horária pra ter validade? é necessário ser reconhecido pelo MEC?

  • Ola bom dia sou cabeleireira formada como faço para dar aulas e emitir certificados

  • almir campos

    sou cabeleireiro há 10 anos, tenho empresa aberta , cnpj pelo simei, como faço para dar aulas , abrir minha escola para formação de cabeleireiro

  • Sou cabeleireira a 5 anos gostaria de saber o que é necessário para abrir uma escola de cabeleireiros

  • Boa tarde, preciso de no minimo uma MEI para realização destes cursos n é mesmo?, e qual atividade dentro da contempla adm. destes cursos livres?, pq estou começando c os presenciais mas n consegui dentro da MEI uma atividade q encaixe cursos livres. pode me ajudar?obrigada

  • Alexandru Dolceanu

    Boa tarde.eu estou formando em técnico em informatica e tem vontade de abrir um curso de informatica para 3 idade só que precisava saber quais os documentos e que preciso fazer para legalizar o meu trabalho e como faco para liberar certificado de conclusão valido

  • Nelson Pereira

    Como posso saber se a instituição é cadastrada para ministrar cursos e qual o órgão regulamenta essas entidades, pois faço curso em uma instituição mas sinto que ela não tem autorização por uma entidade responsável.
    Gostaria de saber que órgão é responsável por esses tipos de informação.

    Moro em Salvador – Bahia

  • Drikafashion

    Tenho CNPJ tou na profissão de cabeleireiro a 33 anos gostaria de saber que documentação preciso para ministrar cursos de Barbeiro em meu salão

  • jose reinaldo gomes

    sou instrutor de cursos para operadores de empilhadeira, pa carregadeira, retro escavadeira, preciso de um cnpj para dar certificado, sou tecnico em segurança do trabalho e tenho registro no mte, o que mais preciso para emitir certificado de qualificaçao e capacitaçao fora da empresa?

  • Boa tarde…
    gostaria de saber como funciona para obter um registro?
    ou não é necessário ter registro para emitir certificados?
    se sim como??

  • Denise Andrade

    Boa tarde!
    Sou cabeleireira à 7 anos e sempre faço vários curso de aperfeicoamento e sempre amigas pedem ajuda pra mim outro dia fui em um salão de amiga ensinar ela é outra cabeleireira uma técnica Nova de ombre,
    Através disso me veio o desejo de ensinar, pois ka ensinei várias pessoas a fazer escova, gostaria de saber qual o primeiro passo que devo dar para fazer em meu salão uma escola de cabeleireiros iniciantes ou mesmo aperfeiçoamento, tenho espaço legal!
    Desde já agradeço!!
    Denise Andrade

  • Ola boa noite me chamo lucineia Souza
    Sou pizzaiolo a 4 anos
    As pessoas me perguntam se eu posso da curso pra ensinar a fazer massas e recheio, a duvida e se eu posso emitir certificado

  • Olá boa tarde!
    Tenho um salão e trabalho com sobrancelhas e cílios, gostaria de saber se existe algum problema em da cursos e emitir certificados nessa área?
    Exemplo: curso de design de sobrancelha, alongamento de cílios etc.

  • Ola sou depiladora,manicure ,desing sobrancelha,unhas gel,fibra vidro,fibra de seda,muitas pessoas me pedem pra dar curso.posso dar emitir certificado,tenho q ter cnpj pra isso,como faço sobre certificado.

  • Suzana Alves

    Oii sou picropigmentadora a 3 anos. E muitas pessoas me pedem pra dar cursos..
    Quero começar a ensinar e emitir certificado. Posso?
    Não precisa ser formada em nível superior pra isso?? Obrigada

  • Camila ramos

    Oi sou a Camila micropigmentadora trabalho na área a algum tempo e me interesso bastante na parte de ensinar as pessoas, gostaria de saber se posso dar meu curso e emitir meu certificado ou preciso de algo a mais que desconheço, tô um pouco perdida? ObriGada!!
    [email protected]

  • Jessica Alcantara Brito

    Olá sou esteticista há 10 anos, gostaria de ministrar cursos livres de depilação com certificado, como faço???

    • Márcio Corrêa da Silva

      Sou técnico em eletrotécnica gostaria de saber se eu posso assinar certificado de curso livre.

  • Adelina Cíntia

    Olá! Sou professor a 16 anos, estou cansada em trabalha na rede privada da educação, então estou quero abrir meu próprio negócio, mas estou precisando de ajudar, por favor! ???

    • Marcos Alves Ferreira

      Boa tarde Adelina.
      Que coincidência. Lecionei por 16 anos também.
      Estou prestes a funcionar com cursos de capacitação profissional na área de construção civil. Me formei em licenciatura em Matemática/ Física e depois engenharia civil..
      Vou deixar meu contato e se puder tirar algumas dúvidas estou a disposição

      • oi Marcos
        Eu quero muito fazer faculdade para lecionar, gostaria de fazer Física mas onde moro só tem integral aí não dá, vc sabe se eu fizer pedagogia dá pra fazer pós de física e matemática depois e pode lecionar essas matérias?
        desde já grata.

  • Bella Fonseca

    Posso oferecer curso de ate qual carga horaria dentro dos conaiderados cursos livres? E sendo na área de educação inclusiva precisa a instituição ter algum documento junto a algum conselho, tipo o de educação pode exemplo?

  • SILVIA RITTER

    Olá, tenho um salão de beleza a 20 anos e hoje me sinto cansada com o ritmo de trabalho que tenho. Decidi que vou transformar o meu salão em escola. Creio que dessa forma vou ficar menos esgotada e vou conseguir fazer meus horários. A pergunta é: Já tenho um salão com 16 bancadas, uma recepção bem espaçosa. O que mais eu preciso? Aguardo resposta.
    Obrigada,
    Silvia Ritter.

    • Daniel Pinheiro

      Você precisará abrir uma empresa(Verifique MEI) e tirar o seu alvará (verifique na sua cidade os procedimentos).

  • Lucineia Lopes dos Santos

    sou cabeleireira a dez anos gostaria de da curso de cabeleireira como fasso para da o certificado

  • Loide Vieira Santos

    Sou massagista e trabalho com um tipo de massagem a alguns anos e gostaria de saber se posso dar aula com minha experiência já. E se posso emitir certificado sendo que só pago o MEI.

  • Sou maquiadora e gostaria de dar aula de automaquiagem como faço para emitir certificado?

  • Antonio Dias

    Abri uma escola de cursos para atender uma demanda na cidade, porém tive algumas dificuldades no começo pelo fato de não ter as orientações corretas e assim errei muito. Hoje tenho uma escola com um bom número de alunos e vendas constates, como dito aqui no site, tem que procurar alguém que conheça a área para ajudar na estruturação. Quanto ao certificado é a parte mais simples porém tem algumas regras para que ele tenha algum valor. Qualquer dúvida posso ajudar. [email protected]

    • Oii Antonio tudo bem sou cabelereira a 15 anos .. decidi iniciar um projeto de cursos básicos na area de cabelo .. eu tenho um diploma onde me formei na minha região.. até onde eu sei eu posso emitir CERTIFICADOS gostaria de saber se os certificados que eu irei emitir serão válidos para que minhas alunas abram depois do curso seu próprio salão… e se isso não for suficiente o que devo fazer?

    • grazielle galiano

      Ei Antonio, sou manicure a mais de 20 anos, e gostaria muito de dar cursos de manicure, estou pesquisando muito sobre o assunto, se tiver mais informações poderia me passar pra me ajudar. Obrigada
      meu email é [email protected]

Deixe o seu comentário