Como montar uma mercearia pequena

Montar uma mercearia pequena ou mesmo um mercadinho, como é mais conhecido, pode ser uma excelente opção de negócios para se investir em uma cidade, mas é preciso ficar atento a alguns pontos importantes.

Tudo isso porque esse negócio se trata de algo menor e que não oferece uma grande variedade de produtos, como é o caso de um supermercado grande, e por esses fatores acaba sofrendo por conta da alta concorrência. Por isso é importante seguir alguns pontos.

1 – Foque em bairros pequenos

Para montar uma mercearia pequena e conseguir se manter no mercado, é preciso fujir ao máximo dos grandes concorrentes e o ideal é focar em locais ainda em fase de crescimento.

Ao montar uma mercearia pequena em um bairro também pequeno, as chances de obter sucesso só aumentam, pois estará oferecendo algo exclusivo naquele lugar e o número de vendas tende a ser maior.

Por isso é recomendável que explore zonas que tenha um alto grau de concorrência e procure se tornar uma referencia no local, mesmo sendo pequeno ainda.

montar uma mercearia pequena

2 – Escolha um local ideal

A escolha de um local para se trabalhar também é algo a ser estudado e antes de montar uma mercearia pequena e abrir as portas, é importante avaliar e escolher o ponto comercial certo para se instalar.

Mesmo que você resolva abrir o seu negócio em um bairro pequeno, terá que procurar uma rua mais movimentada e de fácil acesso, pois isso favorece o aumento das vendas no local e não se esqueça de escolher um local adequado para suas mercadorias e que possa receber seus clientes constantemente.

3 – Montar uma mercearia pequena legalizada

Não são poucas as pessoas que desejam abrir uma mercearia em sua cidade ou mesmo no seu bairro, mas poucas delas se preocupam com o fator legalização.

Viver no mundo ilegal é algo ainda muito constante em nosso país, mas não é por isso que você irá seguir esse mesmo caminho.

Ao definir que irá mesmo montar sua mercearia, o ideal é procurar um contador de confiança e detalhar exatamente o que deseja montar, pois dessa forma ele verá qual a melhor categoria para se encaixar e começar trabalhar no seu negócio próprio.

mercearia pequena

4 – Encontre fornecedores

Por se tratar de um negócio muito pequeno, a busca de fornecedores pode ser um pouco mais trabalhosa, pois a verdade é que muitas empresas do ramo se recusam a fornecer produtos para empreendimentos muito pequenos, mas você não precisa ir muito longe em busca de fornecedores.

O ideal é fazer uma pesquisa na sua própria cidade ou região e buscar empresas que possam lhe oferecer os produtos certos que precisa e por um preço bem acessível. Dessa forma será minimizado o trabalho e o prazo de entrega da mercadoria.

Recomendo que leia: Como encontrar fornecedores

5 – Atraia seus novos clientes

O processo para montar uma mercearia pequena já foi descrito até aqui, mas tem algo muito importante para obter sucesso nesse e em qualquer outro negócio, que é a atração de clientes.

É certo que um negócio não vai se desenvolver no mercado se não tiver um bom número de clientes ativos e para conseguir isso é preciso traze-los para dentro da sua empresa. Então, faça campanhas publicitarias, ofereça descontos em alguns produtos, faça algum tipo de sorteio e estude meios para fisgar novos clientes.

Com essas dicas você será capaz de montar uma mercearia pequena ou pelo menos dar um grande passo nessa caminhada. Até o próximo artigo.

José Neto

Sou um técnico em comércio, apaixonado por pequenos negócios e criei minha primeira empresa digital em 2012. Apesar de ter apenas 22 anos, criei esse site para passar o máximo possível de informações para novos empreendedores, pois acredito que tenho muito a contribuir com o empreendedorismo no Brasil!

Comentários

  1. João diz

    Eu tenho um mercadinho que abri há cerca de 3 semanas. Felizmente não pago aluguel, pois é num ponto em casa. Permite-me ficar aberto fora de horas, pois o cliente toca uma campainha e eu, mesmo que esteja na sala assistindo TV,me levanto e atendo, porque está de porta fechada (só com uma grade) por questões de segurança. A minha dificuldade passa por saber que produtos compro para revenda, pois tentei comprar de tudo um pouco, mas assim mesmo, se as pessoas não me pedirem algo concreto, eu não sei o que comprar. Quando me pedem algo que não tenha, anoto e, logo que possivel, vou comprar. Quanto a fornecedores, eu tento encontrá-los no supermercado aqui perto.
    O que eu queria saber era se devo ter frios (queijo, presunto, etc), carnes (congeladas ou frescas) e mais alguns produtos que desconheço.
    Obrigado

    • diz

      Olá João
      no inicio é assim mesmo, você vai tendo algumas dificuldades, mas com o passar do tempo se adapta ao negócio e terá em mente tudo o que precisará comprar para revender. Com relação aos itens que você citou, como frios e carnes, eu vejo alguns mercadinhos vendendo sim, porém tudo é uma questão de escolha. Além disso você precisará investir na compra de mais freezers para estocar estes alimentos, mas de qualquer forma eu acredito que vale a pena.

      Aqui mesmo no meu bairro tem um mercadinho (que também é na casa do próprio dono) em que não vende carnes, mas podemos encontrar frios, pães todos os dias e outros itens diversos, mas geralmente o foco é somente nos produtos mais procurados no dia a dia.

      Abraços e sucesso!

  2. Rodrigo Felipe Sabino diz

    Oi Jose tudo bem! Estou perdo de abrir um
    a mercearia,porem a questao que e em u
    ma comunidade aqui do Rj. Local ja tenho e povo naquela regiao nao tem
    Um supermercado perto. Eles tem muitas lutas com as escadarias. Sera que devido a esse fato esse local e uma boa opurtunidade?

    • diz

      Olá Rodrigo
      É um pouco complicado dizer se vale ou não vale a pena investir nesse negócio, mas existe uma escassez por um supermercado no local, as chances de obter sucesso não muito grandes. A minha dica é que converse diretamente com as pessoas, veja se elas precisam realmente disso e deixe claro o que você pretende montar, pois em muitos casos poderá obter até ideias das próprias pessoas sobre o que fazer para atende-las melhor.

      Abraços e sucesso!

  3. Patrícia Campanholi diz

    OLA TUDO BEM?
    TENHO UM SÍTIO EM ÁREA RURAL, PENSO EM MONTAR UMÁ VENDA POIS NÃO TEM NADA PRÓXIMO, TODOS MERCADOS ESTÃO LONGE. ENTÃO SERÁ QUE E VIÁVEL? PRECISO DE UMA LUZ! JÁ TENHO UMA CASA ANTIGA E PEQUENA ACHO QUE FICA LEGAL POIS E RÚSTICA?
    OBRIGADA.

  4. Luis Gregorio diz

    Ola ,o sucesso de uma merceria poequena,a meu ver prende-se em ter produtos base e um horario mais fora de horas para que as pessoas comprarem quando tem uma falta e não tem tempo para se deslocar a um supermercado maior,o que acha?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>