Quantas peças de roupa preciso para abrir uma loja

Publicado por Jéssica Trabuco em 10 de março de 2021

Você vai precisar de 100 peças de roupa para abrir uma loja pequena e pelo menos o dobro para uma loja no shopping. Essa é uma estimativa, mas para ter certeza da quantidade exata para o seu negócio, é preciso avaliar alguns pontos importantes.

A seguir vou te falar tudo o que você precisa saber para montar o seu estoque inicial de loja de roupas de forma inteligente e entender, de uma vez por todas, quantas peças de roupa precisa para abrir uma loja:

Primeiro entenda a divisão das suas compras


Quantas peças de roupa preciso para abrir uma loja

Mais importante do que saber quantas peças de roupa é preciso para abrir uma loja, é entender a divisão para montar o seu estoque. Essa divisão varia de acordo com o tamanho do empreendimento e subnicho de atuação.

Abaixo trago uma ideia geral da forma que você deve investir sua grana para ter uma lucratividade mais significativa com cada compra.

Veja:

Compras de acordo com o tamanho da sua loja

Existe uma média geral para aquisição de roupas antes da abertura de uma loja, mas isso não é uma regra absoluta e você pode adaptar de acordo com suas condições.

  • Lojas de pequeno porte em pequenos bairros: Estoque inicial de 100 peças;
  • Loja de pequeno porte em grandes centros comerciais ou loja de médio porte em pequenos bairros: Estoque inicial de 200 peças;
  • Loja de grande porte em pequenos bairros ou loja de médio porte em grandes centros comerciais: Estoque inicial de 300 peças;
  • Loja de grande porte em grandes centros comerciais: Estoque inicial de 400 peças.

Quantas peças para loja feminina?

A moda feminina pode trazer a proposta de roupas mais sociais ou despojadas e você pode seguir a mesma linha de raciocínio para as duas modalidades.

Dos 100% de produtos que você vai adquirir, você pode fazer a seguinte divisão:

  • 50% de blusas;
  • 25% de calças, shorts e saias;
  • 15% em vestidos, macacões e kimonos;
  • 10% em cropped e tops.

Sendo assim, se você estiver disposto a comprar 500 peças, serão 250 blusas, 125 calças, shorts e saias, 75 vestidos, macacões e kimonos e 50 croppeds e tops. 

Quantas peças para loja masculina?

A divisão das peças masculinas ocorre de uma forma diferente, já que possui menos opções e você pode distribuir os seus 100% da seguinte maneira:

  • 60% camisas sociais, esportes e polos;
  • 20% em calças e bermudas;
  • 15% em regatas;
  • 5% em cuecas.

Sendo assim, se você for adquirir 500 peças, serão 300 camisas sociais, esportes e polos, 100 calças e bermudas, 75 regatas e 25 cuecas.

Vale lembrar que 80% das compras de moda masculina devem ser voltadas para as roupas mais simples – porque costumam ser mais vendidas. 

Por exemplo, se você decide comprar 100 camisas, 80 precisam ser lisas e apenas 20 estampadas. 

Quantas peças de roupa para loja infantil?

O estoque inicial de loja de roupa infantil é bem variado, já que existem diversos estilos e focos nesse segmento. A ideia é que você avalie os concorrentes diretos e veja a exposição dos produtos para entender de que forma pode direcionar melhor a divisão das compras – separando por estilos de peças e por idade.

É importante ressaltar que as demais modalidades não possuem uma divisão média de compras, como é o caso da moda praia, moda fitness, entre outras. 

Para esses segmentos é importante você começar da forma que achar melhor e ir aprimorando de acordo com o aparecimento das demandas. 

Comece com o que você tem


Por mais que exista uma lista básica de materiais para montar uma loja de roupas e uma quantidade mínima de cada um deles de acordo com o porte do seu estabelecimento, isso não é uma regra e você deve começar com o que tem. 

Se para loja de bairro é preciso ter 100 peças e para uma loja no shopping é preciso ter 200, mas você só tem 50 e quer montar uma loja de roupas em casa, comece com o que tem e à medida em que o lucro for entrando você vai reinvestindo em novas peças. 

O importante é estabelecer metas de novas aquisições mensais para se certificar que aos poucos seu empreendimento está crescendo e alcançando os objetivos definidos por você. 

Lembre-se que no início é mais importante focar na qualidade das suas roupas, do que na quantidade. 

Defina um tipo de roupa para vender


Por mais que você queira vender roupas de todos os tipos, é importante, pelo menos no início, definir modelos específicos para montar seu estoque.

Quanto mais opções e variações você decide comprar, mais restrições você tem para adquirir cores e tamanhos diversos e isso impede que você consiga atender a um número grande de pessoas.

Sempre tenha em mente que é mais importante ter um modelo de roupa em três cores e cinco tamanhos, do que ter quinze modelos de roupa na mesma cor e no mesmo tamanho, afinal, vale mais a pena ter três opções para cinco tipos de públicos, do que ter quinze para o mesmo público, não é mesmo?

Entenda quanto você precisa para abrir uma loja de roupas


peças de roupa para abrir uma loja

Dá para montar uma loja de roupas com 5 mil reais, estruturando um estoque razoável, tendo toda a legislação em dia e separando uma graninha para usar de troco, fazer reparos e repor algumas peças. 

Só é preciso ter muito controle financeiro e saber que no momento inicial, menos é mais. Então, tire da sua cabeça a ideia que você vai ter a mesma quantidade de roupas da loja da esquina. 

Foque no que você tem e onde quer chegar e só utilize outros empreendimentos como exemplo se isso servir para te inspirar a crescer. 

Tendo os pés no chão, você consegue multiplicar sua grana e alcançar resultados extraordinários.

Estruture uma loja virtual


Montar uma loja de roupas virtual pode ser uma boa sacada para investir em menos peças antes de começar. Inclusive, você pode montar todo um esquema de vendas e abrir esse espaço sem ter nenhuma peça em estoque, sabia? 

Para isso você precisa fechar parceria com um fornecedor de roupas com pronta entrega e disponibilizar um prazo para o frete um pouco mais longo. Isso permite que o cliente compre o que deseja e você solicite ao seu fornecedor a tempo de enviar para ele. Método simples e muito eficaz, não é mesmo?

Entenda como escolher um bom fornecedor para adquirir suas peças de roupa para abrir uma loja


A busca por bons fornecedores é um processo que exige cautela e paciência, já que essas empresas serão responsáveis pela qualidade dos seus produtos e pelo preço final que você irá disponibilizar ao seu cliente. 

Aqui no site tem um artigo dando algumas sugestões de locais para comprar roupas para revender e alguns locais que vendem roupas bem baratinhas, mas nenhuma dessas empresas tem relação comigo nem com o blog, sendo de sua responsabilidade dedicar um tempo para avaliar se a parceria vale a pena. 

Na hora de comprar esses produtos é importante que avalie além do preço e da qualidade, a garantia fornecida pelo produtor e como esses empreendimentos se relacionam com os parceiros, para você não se arrepender lá na frente.

Monte seu estoque e comece a vender!


Agora que já sabe quantas peças de roupas precisa para abrir uma loja basta definir o segmento de atuação, escolher um bom fornecedor e montar um estoque. 

Espero que o artigo tenha te ajudado e que você consiga se instalar no mercado com produtos de qualidade e preços competitivos. 

Forte abraço!

Jéssica Trabuco
Sou baiana de Salvador, formada em Jornalismo e fundadora do Negócio de Cozinha. Trabalhei com vendas por mais de cinco anos e estudar e falar de negócios faz parte do meu dia a dia! Sou apaixonada em ajudar o outro a mudar o seu mundo e faço o que estiver ao meu alcance para conseguir!

3 comentários

  • Estou super interessada em abrir minha loja de roupas!
    Mas no momento vou tentar começar a vender online.
    Obrigada pelas dicas!!!
    Ajudou muitos!!

  • Luiz Henrique

    Gostei muito do conteúdo, bem explicativo e coerente, abordagem dos aspectos importantes do processo de como montar a loja impecável. Parabéns pelo conteúdo, bem agradável.

  • Alberlandia Guedes carneiro

    Olá sou Alberlandia sou uma pessoa q adoro trabalhar com vendas, e tenho o sonho de te meu próprio negócio. Adoro ajudar sempre as pessoas e isso mim faz muito bem. Beijos obrigada

Deixe o seu comentário