Qual a maior rede de fast food do mundo? As 5 maiores franquias

Publicado por José Neto em 26 de julho de 2023

Ah, a eterna pergunta: “Qual é a maior rede de fast food do mundo?” Vamos encarar a realidade – todos nós sabemos quem reina soberano nesse delicioso universo, não é mesmo? É claro que estamos falando do queridinho de todos, o McDonald’s!

Seja em uma grande capital ou em uma cidadezinha pacata do interior, provavelmente você já avistou aquele M dourado em algum lugar por aí. Então, vamos ser honestos, falar sobre a maior rede de fast food do mundo é como contar um segredo que todo mundo já sabe!

No entanto, não se preocupe, não vamos parar por aí. Este artigo não é apenas uma homenagem ao gigante dourado, mas também uma exploração das principais redes de fast food em escala global e seus diferenciais.

Afinal, existem outras joias nesse cenário, e vamos descobrir juntos o que torna essas redes tão especiais e queridas em todo o mundo. Então, prepare-se para uma jornada apetitosa pelo reino do fast food, onde o sabor e a concorrência estão sempre em alta!

Top 5 maiores redes de fast food do mundo

Descubra qual a maior rede de fast food do mundo

Embora o top 1 seja o líder absoluto e o mais lembrado, não podemos esquecer que o mundo do fast food é tão diversificado quanto seu cardápio, e existem outras redes de relevância mundial comparável que também conquistaram o globo.

Quer saber quais são elas? Então, vamos lá:

1. Mc Donald’s

Ok, nenhuma surpresa. O McDonald’s é, indiscutivelmente, a maior rede de fast food do mundo. Sua presença global é impressionante, com milhares de restaurantes espalhados por mais de 100 países.

A empresa foi pioneira no setor de fast food e tem sido fundamental na disseminação do conceito de comida rápida e padronizada. Seu menu variado, a eficiência operacional, estratégias de marketing bem-sucedidas e a constante inovação, como o famoso “Drive-Thru”, contribuem para o seu sucesso e liderança global.

De qualquer forma, não há dúvidas de que seus produtos mais famosos são o Big Mac e suas batatas fritas. Vale mencionar também o Mc Lanche Feliz, pacote infantil que inclui sempre um brinquedo, sendo um grande atrativo para as crianças.

O McDonald’s é o segundo maior empregador privado do mundo, com 1,7 milhão de funcionários, atrás apenas da Walmart. Cabe ressaltar ainda, que a rede também é considerada uma empresa imobiliária, uma vez que detém propriedade de todos os seus restaurantes. Incrível, não é mesmo? Devido a todos esses fatos, essa corporação consolida, ano após ano, sua posição de maior rede de fast food do mundo.

2. Subway

A Subway é a maior cadeia de restaurantes de sanduíches do mundo. Sua abordagem de “montar seu próprio sanduíche” conquistou os consumidores, oferecendo uma alternativa personalizada aos tradicionais hambúrgueres.

A marca se destaca por sua imagem de ser uma opção mais saudável, com foco em ingredientes frescos e opções de sanduíches leves. Além disso, sua estratégia de expansão agressiva e a adaptação a diferentes culturas e mercados ao redor do mundo contribuíram para sua proeminência global.

Embora ocupe o segundo lugar no nosso ranking, é importante destacar que a Subway ostenta o título de franquia com o crescimento mais rápido em escala mundial, contando com uma extensa rede de mais de 44 mil restaurantes distribuídos em 98 países. Uau!

3. KFC

A KFC (sigla para Kentucky Fried Chicken, ou seja, Frango Frito do Kentucky, em português) é uma das maiores e mais reconhecidas redes de fast food de frango frito no mundo.

Sua receita secreta de frango crocante conquistou o paladar de muitas pessoas em diversos países. A marca manteve sua identidade única e sua oferta principal, o frango frito, enquanto adaptou o cardápio e estratégias de marketing às preferências regionais, o que impulsionou sua expansão global.

4. Burger King

O Burger King é outra potência global do fast food, conhecida por seus hambúrgueres flamejantes e o lema “Faça do seu jeito”.

A rede conquistou uma base leal de clientes com sua abordagem de hambúrgueres grelhados e opções personalizáveis de lanches. Seu marketing criativo e campanhas bem-humoradas também contribuem para sua popularidade mundial.

Desde sua fundação, em 1954, o Burger King tem constantemente aprimorado seu menu, porém, sem desviar dos clássicos hambúrguer, batatas fritas, refrigerantes e sorvetes.

Uma das principais adições ao menu ocorreu em 1957 com o lançamento do Whopper, que logo se tornou o produto original e mais famoso da rede.

5. Starbucks

Fundada em 1971, a Starbucks é uma das maiores redes de café do mundo e também possui um menu variado de lanches e alimentos.

Sua expansão global foi impressionante, estabelecendo uma cultura em torno de suas lojas e tornando-se um lugar popular para socialização e encontros. Sua presença em diversos países e a associação com qualidade e experiência premium contribuem para sua inclusão na lista das maiores redes de fast food do mundo.

Presente em 64 países no mundo todo, a Starbucks abriu suas atividades na América Latina em 2002, iniciando pelo México. O Brasil só entrou para a lista em 2006, contudo, atualmente, é o país com o maior número de filiais na América do Sul, com mais de 140 unidades.

maiores franquias de fast food do mundo

De Big Mac a frango frito: as maiores redes de fast food do mundo em ação

E assim chegamos ao fim desta deliciosa jornada, onde o McDonald’s ostenta sua coroa de maior rede de fast food do planeta. Mas, como já sabíamos, há mais do que o gigante dourado nesse cenário. As outras joias do fast food, como Subway, KFC, Burger King e Starbucks, brilham com intensidade comparável em escala global.

Cada uma dessas redes de relevância mundial deixou sua marca em diferentes regiões, oferecendo sabores únicos, estratégias de marketing criativas e adaptações culturais para cativar milhões de pessoas em todo o mundo.

O Subway, com seu conceito de montar sanduíches personalizados; o KFC, com sua receita secreta de frango frito; o Burger King, com sua abordagem “Faça do seu jeito”; e a Starbucks, com sua cultura de cafés e encontros sociais, são exemplos de como o fast food evoluiu para atender às diversas preferências e necessidades dos clientes.

Gostou do conteúdo? Então não vá embora ainda! Confira nosso artigo sobre as marcas de fast food brasileiras mais famosas. Está imperdível! Obrigado e até logo!

Descubra quais são os Melhores Negócios para abrir com até R$ 500 Reais! Clique no botão abaixo e tenha acesso gratuito à Lista de Negócios mais Baratos para montar atualmente!
José Neto
Técnico em comércio pelo CEEP-BA, experiência em gestão de cursos na área de informática e empresário desde 2011. Sempre foi um apaixonado por pequenos negócios e tudo que envolve o mundo do empreendedorismo.

Deixe o primeiro comentário