Propaganda em muro: Quanto custa? Como funciona?

Publicado por Jéssica Trabuco em 7 de fevereiro de 2023

Eu tenho certeza que você já se deparou com alguma propaganda em muro onde você mora. É uma forma antiga, mas ainda muito eficaz, de divulgar um produto, serviço ou até mesmo um empreendimento. 

Se você por acaso tem uma propriedade com um muro extenso que fica de frente para uma rua onde passa bastante pessoa e tem uma visualização fácil, talvez valha a pena investir nesse tipo de projeto. 

Com um bom estudo de mercado, já dá para ter noção de quanto cobrar. Aí é só se organizar, começar a divulgar o seu serviço e se preparar para lucrar. 

Já existem muitas pessoas por aí que fizeram disso uma forma de ganhar um dinheiro extra, enquanto outras tornaram essa a sua atividade lucrativa principal. 

Quanto custa uma propaganda em muro?


Propaganda em muro

É muito difícil eu te dizer com certeza o valor de uma propaganda em muro porque existe uma série de fatores que influenciam isso. 

A localização do muro, o tamanho do espaço para a propaganda, a visibilidade que tem, o tempo que a pessoa quer manter a divulgação. 

Uma propaganda pequena, em lugar comum, de 15 dias pode custar um salário mínimo, enquanto que uma em uma região privilegiada pode custar até mais de R$5 mil. 

A melhor maneira de saber o valor que vai cobrar é pesquisando na sua região outras pessoas que fazem isso. Dê uma volta por aí e faça alguns orçamentos. Verifique também preço de outdoor, tudo isso vai te ajudar. 

Como é que esse tipo de divulgação funciona?


Esse tipo de divulgação funciona como qualquer outro. O cliente primeiro fecha o acordo de dias e da instalação ou pintura da propaganda e paga por isso. 

Em alguns casos se paga 50% do valor na assinatura do contrato e os outros 50% na hora da instalação, em outros o pagamento é antecipado… Não existe uma regra, você precisa pensar em um jeito que vai te dar mais segurança e que também será atrativo para o seu público. 

Independente do que escolher, existe uma série de pontos que precisam ser avaliados e resolvidos para que esse negócio deixe de ser só uma ideia e se transforme em realidade. 

Veja o que é preciso resolver abaixo para começar a trabalhar com propaganda em muro:

Verifique a legislação da sua cidade

Em alguns lugares é preciso pedir autorização para pintura de muro para a Prefeitura para esse tipo de atividade. Para não correr o risco de começar algo ilegal, o seu primeiro passo é verificar se existe mesmo uma legislação e o que é preciso fazer para se enquadrar nela. 

Vá por mim, por mais que pareça chato é preciso seguir dentro da lei. Se na sua cidade tiver a obrigatoriedade da autorização e você trabalhar clandestinamente, pode ter problemas sérios, como multa e notificações judiciais. 

Faça uma propaganda no seu muro para divulgar o seu serviço

Depois de verificar e seguir as exigências para começar o negócio, você vai precisar mostrar que o seu muro está ali para divulgar coisas. Então, comece com a divulgação do seu próprio empreendimento.

Faça de uma forma que seja chamativa e que fique fácil de ver por qualquer um que passe por perto da sua propriedade. Essa vai ser a primeira forma de cativar o seu cliente.

Depois, é preciso também investir em divulgação na internet e de outras formas tradicionais, como na panfletagem e no carro de som.

Crie uma tabela de preço de acordo com tamanho e período

Antes mesmo de começar sua divulgação, já tenha sua tabela de preços definida. Faça a pesquisa no mercado e coloque no papel quanto vai cobrar e quais são as possibilidades de propaganda que vão fazer parte do negócio.

O tamanho vai ser fixo ou é possível variar? Quantos períodos você vai permitir que a pessoa escolha?

Pense nisso tudo com antecedência e já tenha o documento pronto para conversar com o seu cliente na hora de fechar uma venda.

Faça um contrato

Criar um contrato de aluguel de muro para propaganda é muito importante para proteger os seus interesses e também o do cliente. Não precisa ser formal demais ou ter muita coisa difícil não, hein? 

A ideia é colocar todos os acordos no papel, com os dados do cliente e da sua empresa, assinar, registrar em cartório e pronto. Isso mostra credibilidade e que você é profissional.

Dá para ganhar dinheiro com propaganda em muro?


valor de uma propaganda em muro

Claro que dá! Se você fecha dois ou três clientes por mês, dependendo do seu muro, pode faturar mais de dois salários. Tudo vai depender da forma que vai montar sua estratégia e de como vai agir diante dela. 

Se você levar como um trabalho, assim como qualquer outro, tiver foco e metas bem estabelecidas, não vejo porque não ter um bom resultado. 

Pergunte-se quanto quer ganhar e veja o que é preciso fazer para bater esse valor. Só não se esqueça que é preciso trabalhar com preços justos, hein? Senão vai acabar sem cliente algum. 

Comece a trabalhar!


Agora que você sabe como funciona a propaganda em muro e até entende como fazer o cálculo do preço que vai cobrar, comece a se organizar para ganhar esse dinheiro! Vá logo verificar a possibilidade com a sua Prefeitura e mãos na massa!

Espero que o meu texto tenha te ajudado e inspirado de alguma forma e que esse projeto seja um grande sucesso por aí.

Um abraço e até mais!

Jéssica Trabuco
Sou baiana de Salvador, formada em Jornalismo e fundadora do Negócio de Cozinha. Trabalhei com vendas por mais de cinco anos e estudar e falar de negócios faz parte do meu dia a dia! Sou apaixonada em ajudar o outro a mudar o seu mundo e faço o que estiver ao meu alcance para conseguir!

Deixe o primeiro comentário