Promoções para atrair clientes: 9 Ideias de como fazer

Um dos mais maiores desafios enfrentados por aqueles que têm lojas no comércio, é atrair mais clientes. Nesse momento são usadas diferentes técnicas para chamar a atenção do público, inclusive promoções para atrair clientes.

O brasileiro está tão acostumado a ver uma placa de promoção, que se tornou obrigatório inovar nessa atividade. Por sorte, criei esse conteúdo pensando nessa necessidade por diferenciação na hora de realizar uma promoção.

Se você está enfrentando dificuldades em atrair clientes para a sua loja, uma promoção bem desenhada pode te ajudar. Desse modo, ao apresentar pontos importantes para definir qual o melhor caminho a seguir, você encontrará a promoção certa para seu negócio.

Quer conhecer ideias para realizar as melhores promoções para atrair clientes? Então acompanhe esse conteúdo e aprenda na prática como você pode encher sua loja com a promoção certa. Confira!

A campanha promocional precisa ter um objetivo definido


Muitos empreendedores, comerciantes e donos de lojas, reclamam sobre como os negócios estão devagar, mas não mudam nada para solucionar isso. Ainda existem aqueles que acham que é apenas colocar uma placa de promoção e pronto, tudo se resolve.

Mas na prática mesmo, não é bem assim, pois mesmo que seja uma promoção chamativa, não irá funcionar sem objetivos. Pelo contrário, oferecer uma promoção exige muito planejamento e que tenha definido um objetivo geral.

Seja para dar saída em um produto parado, aumentar as vendas ou vender um novo produto, é fundamental saber a razão de estar fazendo aquilo. Resumindo, quando você sabe o que está fazendo, você faz certo.

Leia também: Ideias de promoções para salão de beleza

Ideias de promoções para atrair clientes

Você já conhece o público-alvo dessa promoção?


Depois de ter definido o objetivo a ser alcançado, é vital conhecer bem seu público-alvo. Como você conseguiria vender utensílios de cozinha, por exemplo, se o seu público necessita de ferramentas para manutenção?

Colocar seus produtos em promoção sem conhecer para quem precisa vender, é muito prejudicial para seu negócio. Assim, é essencial conhecer o destino ideal para cada um dos produtos ou serviços que venha a ofertar em uma promoção.

Descubra 9 ideias de promoções para atrair clientes


Agora que você já sabe as diretrizes iniciais para realizar aquela promoção, vamos ao que interessa. A seguir separei 9 ideias simples, mas que com preparo, planejamento e empenho, você pode realizar as promoções para atrair clientes. Continue com a leitura!

1. Promoção acumulativa e por frequência do cliente

Quando você acompanha de perto os clientes que você já tem em sua loja, você consegue criar um padrão de frequência. A partir disso, você pode realizar uma promoção baseada nessa frequência.

Reduzir os preços para ele, vantagens na compra de produtos de lançamento, enfim, mostrar como você preza pela presença dele e como isso é importante para seu negócio. Como resultado você observa um aumento no volume de vendas e a oportunidade de prospectar novos clientes.

2. Coloque bexigas que podem trazer a sorte

Aproveite um final de semana e realize essa promoção, que consiste em espalhar bexigas penduradas pela loja. Quando um cliente alcançar um determinado valor em compras ou comprar uma peça em lançamento, ele ganha a chance de estourar bexigas.

Espalhadas nas bexigas estão descontos que vão de 15% a 60%, por exemplo, dependendo da peça. Assim você é capaz de incentivar, dar descontos em peças de lançamento e ainda dar saída em produtos que estavam parados no estoque.

Esse é um dos muitos exemplos de promoções para atrair clientes, pois os resultados são realmente alcançados.

3. Gire a roleta para ganhar

Essa promoção é muito parecida com a anterior, só que costuma atrair os clientes mais tradicionais, portanto, você já sabe quem pode se interessar. Basicamente, você oferece a chance de girar uma roleta, assim que o cliente atingir uma meta de venda.

Por exemplo: “nas compras acima de R$150,00 ganhe a chance de girar a roleta, onde você pode ganhar brindes diversos, descontos consideráveis e oportunidade de gastar menos em compras futuras, o que acha?”

Desperte o interesse e a curiosidade dos clientes por meio de promoções criativas e positivas.

Promoções para atrair clientes

4. Promoção baseada na progressão das compras

Essa é uma promoção à longo prazo, pois consiste em oferecer cupons ou tickets em cada compra realizada. Por conseguinte, ao juntar 5 ou 6 desses tickets ou cupons, o cliente pode escolher um produto ou peça da loja, previamente determinada.

Você incentiva positivamente o cliente, pois ele sabe que mais cedo ou mais tarde vai ganhar uma recompensa pela fidelidade. Mas lembre-se, sempre coloque um prêmio de boa qualidade para que o cliente se sinta satisfeito, ao invés de enganado.

5. A boa e velha promoção tradicional

Se preferir você não precisa criar tantas promoções criativas, ou seja, você pode oferecer apenas uma promoção tradicional. Em outras palavras, por meio de um planejamento, determinar quais peças ou produtos tem menor saída e assim, realizar uma queima de estoque.

Quem não gosta de ver escrito em placas de promoção “Queima de estoque”, não é verdade? Vale ressaltar que é importante sempre ofertar peças e produtos de qualidade, do contrário, não há promoção que dê resultados.

6. Brindes relevantes são sempre bem-vindos

Essa técnica não é bem uma promoção por assim dizer, mas funciona muito bem, pois agrada os clientes. Sendo assim, sempre que o cliente realizar uma compra, dê um brinde representativo a ele, algo que ele possa ter como um símbolo de sua gratidão.

Transmitir para os clientes como eles são estimados e importantes para sua loja, cria um vínculo e desenvolve a empatia desse cliente com sua marca.

7. Ofereça cupons de descontos

Essa sim é uma promoção voltada para atrair clientes, mais especificamente novos clientes. Por meio de um parceiro terceirizado, como um site comercial, por exemplo, disponibilize cupons de desconto que direcionam as pessoas para sua loja.

Se esse parceiro apresentar um tráfego alto em seu site, melhor ainda, pois você se certifica que parte dessa movimentação será alcançada. Resultado? Novos clientes que passam a ser oportunidades de fidelização.

Quando o assunto é promoções para atrair clientes, toda tentativa é válida, desde que empregada de forma honesta e positiva.

8. Seja um fidelizado e ganhe

Ao oferecer essa promoção você vai atingir clientes que costumam voltar a comprar de você. Em resumo, você pede para os clientes preencherem uma ficha cadastral, onde você coleta informações importantes.

Em troca desse preenchimento, ele ganha descontos mensais em todas as peças e produtos, inclusive nos lançamentos. Simples assim, você cria um banco de dados extremamente relevante para identificar pontos importantes sobre seus clientes.

Quando você possuir um banco de dados completo, suas estratégias e promoções para atrair clientes serão mais efetivas e diretas.

9. Na compra do segundo item ganhe 15% de desconto

Esse tipo de promoção é um clássico das promoções para atrair clientes, e ainda é muito utilizada pelas lojas. Para gerar mais vendas e incentivar o cliente a comprar mais, ofereça a ele a oportunidade de ganhar um desconto na compra de outro produto.

Quanto maior for o desconto na segunda peça, maior é o incentivo que oferta ao cliente. Você pode ainda, escolher algumas peças ou produtos que tem pouca saída, e aplicar um desconto ainda maior nesses itens.

Está pensando em realizar promoções para atrair clientes? Não deixe de colocar o conteúdo deste artigo em prática, pois te garanto, você pode ter um resultado surpreendente com as vendas.

Bons negócios!

Descubra quais são os Melhores Negócios para abrir com até R$ 500 Reais! Clique no botão abaixo e tenha acesso gratuito à Lista de Negócios mais Baratos para montar atualmente!
José Neto
Técnico em comércio pelo CEEP-BA, experiência em gestão de cursos na área de informática e empresário desde 2011. Sempre foi um apaixonado por pequenos negócios e tudo que envolve o mundo do empreendedorismo.

Deixe o primeiro comentário