Plantas mais vendidas em floriculturas: 15 Tipos que mais vendem

Publicado por Jéssica Trabuco em 14 de março de 2023

Saber quais são as plantas mais vendidas em floriculturas é muito importante para quem está pretendendo investir nesse segmento. Se a ideia é ganhar dinheiro, um dos passos básicos é oferecer o que o cliente costuma comprar.

Durante o texto você conhecerá 15 espécies que são muito comuns e procuradas no Brasil, mas é importante lembrar que isso pode variar de acordo com a região, hein?

Entendendo quem é o seu público alvo, pesquisando o mercado local e prestando atenção às novidades, eu tenho certeza que você pode montar um estoque arrasador.

Vem comigo e conheça as plantas que mais vendem:

Conheça 15 das plantas mais vendidas em floriculturas

A partir de agora você vai encontrar uma lista com as plantas mais procuradas do país, analisando de uma forma geral. É importante destacar, no entanto, que isso pode ser diferente de acordo com a cidade, ok?

Veja quais são as plantas mais vendidas em floriculturas:

1. Cróton

Plantas mais vendidas em floriculturas

Eu, particularmente, acho a Cróton a coisa mais linda! Ela é uma daquelas plantas que a gente coloca em um jarro no chão e tem um bom crescimento. Sua cor é uma mistura de verde, amarelo e um tom terroso.

Um dos motivos de ela estar nessa lista de plantas mais procuradas em floriculturas é o seu fácil manuseio. É o tipo perfeito para quem não tem muita experiência. Ela gosta de ambientes com muita luminosidade, mas não com sol direto.

2. Suculentas

As suculentas são outras queridinhas também por conta do fácil manuseio. Elas costumam ser as preferidas por quem quer deixar a casa bonita e não tem muito tempo ou experiência para o cuidado.

São plantas que se dão bem em climas quentes e que têm folhas e talos grossos para armazenamento de água. Por isso, inclusive, não é preciso molhar todos os dias! Elas, na verdade, preferem que o solo esteja sempre seco, por isso outro cuidado interessante é mantê-las sempre em locais que bata muito sol.

Existem muitas espécies de suculentas e dá para deixar o ambiente bem decorado investindo em variações delas. Algumas pessoas acreditam até que esse tipo de planta traz amor e felicidade para o ambiente em que estão.

3. Rosa do deserto

Imagine você comprar uma planta que pode ficar na sua vida por até 20 anos?! Essa é a rosa do deserto! Se for bem cuidada, ela dura bastante tempo! Além de ser muito bonita, ela também não tem dificuldade no seu cuidado.

Você basicamente vai precisar de um vaso com borda baixa, deixar ela em um local com muita luz solar e oferecer muita água. Também vale a pena investir em substratos específicos para essa espécie. Eu acho ela a coisa mais linda e tenho bastante vontade de cultivar aqui em casa.

4. Bambu da sorte

quais são as plantas mais comuns

O Bambu da sorte é uma das plantas que estão em alta e o motivo é o seu significado. Como o próprio nome diz, muitos acreditam que ele realmente dá sorte! Não custa nada tentar, não é? Mal não vai fazer!

A história é a seguinte: A quantidade de caules dita a sorte que o dono da planta terá. Se for um caule é sorte em geral na vida, se forem dois caules é sorte no amor, três caules é riqueza e quatro caules é saúde!

Ele não é difícil de ser cuidado, o que também facilita a procura. Ele tem que ficar em meia sombra ou sombra total e precisa de uma rega intercalada, para manter o solo sempre úmido, mas não encharcado.

5. Jibóia

A jibóia é uma planta certeira para quem não tem tempo e nem experiência. Ela é muito fácil de ser cuidada e é muito difícil que ela morra.

É uma planta do tipo trepadeira e suas folhas tem formato de coração. Você só precisa molhar duas vezes por semana e pode deixar ela tanto dentro quanto fora de casa.

6. Orquídeas

As orquídeas são uma das plantas ornamentais mais vendidas. É uma flor que muita gente ama porque tem uma beleza incrível. É ótima para oferecer como presente a pessoas que a gente gosta.

Existe uma variedade enorme de tipos e cores de orquídeas e se forem bem cuidadas duram anos. É preciso colocá-las em vasos de barro, evitar exposição direta ao sol e ter cuidado na hora de regar.

Durante o verão você deve molhar duas ou três vezes na semana, mas em outras estações no máximo duas vezes.

7. Maranta

quais plantas estão em alta

A Maranta ou urubá, como é popularmente conhecida, é uma excelente planta para decorar a casa. É linda!

Existem mais de 30 espécies e todas gostam de umidade. Por isso, o ideal é colocá-las em locais com mais sombra e sem contato direto com o sol, mesmo que arejados. Ela deve ser regada a cada dois dias.

8. Espada de São Jorge

Essa não podia faltar na lista de plantas mais vendidas em floriculturas, não é? Além de ser linda e fácil de cuidar, muita gente acredita que ela serve de proteção contra energias ruins na nossa casa.

Eu tenho duas aqui em casa e sempre estou comprando mais, porque eu acho que ela realmente pode servir de protetora e ainda deixa o ambiente bem bonito.

Ela não precisa de muita luz e você pode molhar uma vez por semana durante o verão e a cada 10 dias no inverno. Só é preciso tomar cuidado em casas que tenham animais e crianças, já que a planta é tóxica e não deve ser consumida.

9. Samambaia

Eu acho que a samambaia é a planta mais fácil de encontrar nas floriculturas pelo país. Ela é muito a cara do nosso país. Ela pode ficar dentro de casa e na parte externa. É fácil de cuidar, já que só é preciso mantê-la úmida.

O que eu acho bacana dela é que cresce super rápido e fica a coisa mais linda. Aqui em casa eu tenho três e são meus xodós.

10. Costela de Adão

plantas mais procuradas

A costela de adão é uma das plantas mais vendidas atualmente e se popularizou muito na época da pandemia. Ela tem folhas grandes e o formato lembra muito o de uma costela, por isso o nome.

Ela não deve ficar exposta ao sol diretamente e é uma boa opção para ambientes internos. A rega também é simples, devendo acontecer uma vez por semana.

11. Cacto

Nos últimos anos os cactos viraram febre, não é? E eu não estou falando dos fãs de Juliette! Existem cactos de vários tamanhos e espécies. Eles são lindos, mas não são tão simples de cuidar não. Tanto que eu acredito que todos os pais e mães de planta de primeira viagem já deixaram algum morrer. Eu já!

Eles gostam e precisam de água, mas não devem ser regados com frequência. O ideal é uma vez por semana com pouca água. Também é importante que fique exposto ao sol por pelo menos umas 3 ou 4 horas ao dia e que seja colocado em um vaso de barro ou cimento, preferencialmente.

12. Palmeira Leque

A palmeira leque tem esse nome porque realmente lembra um leque. Eu acho ela muito linda e eu costumo ver com frequência em shoppings aqui de Salvador e Região Metropolitana. É uma planta tropical que precisa de rega constante.

13. Aglaonema Lawan

Essa é uma planta que sempre vejo em floriculturas e quero comprar, mas nunca comprei. Ela é linda! Suas flores são verdes com rosa, é incrível! Ela não é difícil de cuidar e também por isso está entre as plantas mais vendidas.

Ela precisa de rega 2 ou 3 vezes por semana e precisa ficar na sombra. Se cuidar direitinho também tem uma boa durabilidade.

14. Ficus Elástica

plantas mais vendidas

Essa é outra boa opção de planta para deixar em vasos no chão e deixar o ambiente mais bonito. Ela é conhecida como planta da borracha porque suas folhas parecem mesmo de borracha. Eu acho linda também!

Como ela é grande, é preciso prestar atenção na troca de vaso com o tempo. Também é importante usar substrato de boa qualidade.

15. Rosa

Você sabe qual é a flor mais vendida no Brasil? A rosa! Isso mesmo! E ainda dizem que não existem mais românticos por aí, não é? Pois bem! A rosa tradicional vermelha é ainda a mais queridinha, mas as outras variações de cor também são bem procuradas.

Ela costuma ser a preferida de quem quer oferecer um buquê de flores, principalmente para alguém que se relaciona amorosamente ou para as mães e avós.

A rosa é uma das flores mais populares do mundo e estima-se que as primeiras surgiram na Ásia há mais de 5 mil anos!

Comece sua cotação!

Agora que você sabe quais são as plantas mais vendidas em floriculturas comece a buscar por fornecedores e faça sua cotação. Eu acho, inclusive, que vale a pena você conhecer seus concorrentes antes de começar a comprar.

Espero que o meu texto te ajude a montar um empreendimento com potencial para te levar ao sucesso.

Agradeço muito a sua companhia por aqui hoje e te desejo sorte. Um abraço e até mais!

Jéssica Trabuco
Sou baiana de Salvador, formada em Jornalismo e fundadora do Negócio de Cozinha. Trabalhei com vendas por mais de cinco anos e estudar e falar de negócios faz parte do meu dia a dia! Sou apaixonada em ajudar o outro a mudar o seu mundo e faço o que estiver ao meu alcance para conseguir!

Deixe o primeiro comentário