Está interessado em começar uma plantação de sisal? Então você vai gostar muito das dicas de cultivo e de trabalho que eu separei para você. Se é para ganhar dinheiro na área, você precisa absorver o máximo de conhecimento possível e colocar em prática!
Por mais simples que possa parecer, plantar sisal exige conhecimento específico sobre o negócio, além de muita técnica e força de trabalho. Não é todo mundo que entra nessa área e consegue se manter.
Foi por causa disso que eu resolvi trazer algumas dicas que podem facilitar não só o início da sua plantação de sisal, mas também a comercialização da fibra e o crescimento do seu negócio como um todo.
Não tem jeito! Se você quer empreender, em qualquer área que seja, procurar informações, colocar em prática e se esforçar o máximo que puder, são requisitos básicos. Já parou para pensar sobre isso?
Se é isso mesmo que você quer para a sua vida, fica comigo até o final do artigo que eu tenho certeza que ele pode te ajudar!
Para iniciar uma plantação de sisal você precisa de planejamento
Esse é um ponto muito importante que muita gente esquece de fazer ou de dar atenção – o que é um erro terrível e pode prejudicar o seu negócio completamente! Se planejar é fundamental!
Antes de começar a pensar em colocar a mão na massa, você precisa colocar no papel todos os seus objetivos e sonhos. A partir daí você vai analisar o que tem em mãos para conseguir chegar lá e o que mais vai precisar.
Fazer um plano de negócios para a sua plantação de sisal vai te ajudar a evitar erros e prejuízos e vai colaborar que você tenha melhores resultados em menos tempo. A sua organização com certeza vai ser um diferencial para você no mercado.
Então não importa o quanto você ache que isso chato, se você quer ganhar dinheiro com o empreendedorismo é fundamental tomar cuidado com isso e construir um planejamento bem elaborado e embasado.
A verdade é que mesmo quando a gente trabalha com os nossos sonhos e paixões a gente se depara com coisas que nem sempre são tão legais de fazer – mas a gente tem que fazer do mesmo jeito!
Leia também: Como plantar sorgo
Como iniciar uma plantação de sisal lucrativa: Dicas par você começar!
Agora que você já entendeu o quanto o seu planejamento será importante para o seu negócio, é hora de eu te mostrar algumas dicas de como plantar sisal. Elas com certeza vão ser fundamentais para o início do seu negócio.
Então dê atenção a cada uma delas e as siga. Por mais simples que possam parecer, elas conseguem influenciar diretamente a qualidade da sua produção.
Vem comigo e aprenda tudo que você precisa para ser dono do próprio negócio de sisal:
1. Localização ideal
Para a plantação de sisal é fundamental escolher o tipo de área correta. O ideal é que os solos sejam férteis e um tanto profundos. Sem falar que precisam ser permeáveis e com solo de textura média.
2. Propagação
A propagação do sisal é feita por meio de bulbilhos e rebentos – que tem sido mais utilizados no Nordeste do Brasil. Se você optar pelos rebentos, precisa prestar atenção aos seguintes detalhes:
- Eles precisam ter planta-mãe sadia;
- Precisam ser separados de acordo com tamanho, idade e diâmetro;
- A seleção precisa ser feita de acordo com o número de folhas e com a altura de cada um.
Os rebentos são mais comuns porque eles não precisam de enviveiramento (o que reduz os custos da plantação) e também porque são mais resistentes a alterações climáticas.
Esses dois fatores devem ser analisados na hora de escolher como irá fazer sua propagação de sisal, hein?
3. Material genético
Também é importante que você escolha que material genético vai usar na sua plantação de sisal. Hoje em dia são utilizados dois genótipos:
- Agave sisalana (ou sisal comum): É mais utilizado no Nordeste;
- Agave Híbrido: Mais resistente à seca.
4. Defina o tipo de plantio
Um dos pontos mais decisivos na hora de plantar sisal é a escolha do tipo de plantio. Existem dois tipos que possuem diferenças enormes. Trouxe para você algumas das características de cada um para te ajudar na decisão:
Plantio em fileira simples
Esse tipo de plantio de sisal é mais comum na Paraíba. Nesse plantio o espaçamento é de 2m x 1 m, com 5 mil plantas por hectare.
No caso daqueles cultivos que usam mais técnica o espaçamento precisa ser maior, algo em torno de 2,5mx 0,8m. Isso vai permitir que você tenha outras culturas intercalando.
- Solo: Exige preparo comum;
- Densidade: Alta e média;
- Proteção ao solo: Menor proteção contra erosão.
Plantio em fileira dupla
Esse é o tipo de plantio que foi desenvolvido em Java e que tem muitos brasileiros se adaptando. O solo tem uma proteção maior à erosão, as fileiras são duplas e os cuidados são maiores.
O espaçamento entre fileiras nessa situação é de 3mx1mx1m e também com 5 mil plantas por hectare.
- Solo: Exige preparo bem feito;
- Densidade: Alta;
- Proteção ao solo: Maior proteção contra erosão.
Leia também: Como plantar jabuticaba
Plantar sisal é um bom negócio?
É bom que você saiba que vivemos no país que tem a maior produção de sisal do mundo. O sisal representa 70% do comércio de todas as fibras que estão no mercado do mundo também, sabe o que isso significa? A demanda é enorme!
É claro que já existem grandes produtores desse produto que atuam há muitos anos e tem muitos clientes, mas isso não significa que você não pode entrar no mercado e conseguir o seu lugar – muito pelo contrário.
Pode até ser difícil, mas se você focar em realizar um bom trabalho e conseguir reconhecer as brechas que os mercados grandes deixam, você pode ter um resultado muito positivo e ir aos poucos crescendo o seu negócio.
A questão é: Você está pronto para pagar o preço para montar uma plantação de sisal lucrativa? Pense nisso!
Qual o tempo para um sisal estar pronto para ser colhido ?
Média de cinco anos para primeiro corte, e descansos anuais, dependendo do solo e clima esse tempo pode ser maior.