Piores Negócios para abrir: 10 Setores que Você Deve Fugir a Todo Custo

Publicado por José Neto em 18 de julho de 2023

Sabe aquele tipo de negócio que é uma verdadeira furada? Pois bem, existem alguns tipos de negócios que já deram muito dinheiro, mas que hoje em dia não vale mais a pena investir seu dinheiro e seu tempo.

É justamente sobre essas áreas que eu vou falar aqui hoje. Então fique atento para que você não monte esse tipo de negócio. E já vou logo avisando que o último da nossa lista é um dos piores para se montar atualmente, então fique comigo até o final.

Piores negócios para montar atualmente

1. Aluguel de patinetes elétricos

Esse é um modelo de negócio que surgiu como uma bomba no Brasil. Parecia que o aluguel de patinetes era o futuro e do nada começou surgir patinetes para alugar nas ruas de várias cidades brasileiras. Todo dia surgia uma nova empresa no mercado, porém esse negócio não chegou a vingar de fato.

Até as grandes empresas que atuavam em outros países não conseguiram se manter no ramo, porque os custos de manutenção eram muito altos, os impostos cobrados no Brasil tornavam o negócio difícil e com isso foi sumindo esse tipo de empresa.

Então nem pense em tentar trabalhar com isso hoje em dia, porque há grandes chances de você perder dinheiro.

2. Fabricação de chinelos

Esse negócio começou a todo vapor no Brasil por volta de 2010, quando muita gente comprou máquinas para fabricação de chinelos de borracha e inclusive teve várias pessoas que chegaram a faturar mais de 11 mil Reais por mês. Porém esse modelo de negócio foi caindo aos poucos ao longo dos anos e deixou de ser interessante.

Na verdade, muitas pessoas que compraram as máquinas não conseguiram ter lucro. Porque é, praticamente, impossível concorrer com os chinelos de marcas famosas como a Havaianas e os donos de mercados não querem trabalhar com marcas inferiores e desconhecidas.

Por isso, esse é um dos piores negócios para iniciar e quem ainda trabalha na área, foca exclusivamente em chinelos para brindes e não para venda ao consumidor final.

3. Negócio de sorvete na chapa

Esse é um tipo de negócio que surgiu no Brasil em 2017 e fez muito sucesso durante alguns anos. Principalmente porque era algo que chamava atenção das pessoas, já que o sorvete era preparado instantaneamente em uma chapa gelada e com vários ingredientes naturais.

Na época, surgiram máquinas e até carrinhos apropriados para preparar e vender o sorvete na rua. Algumas pessoas conseguiram ganhar um bom dinheiro, chegando a lucrar mais de 3 mil Reais por mês.

Porém hoje em dia o negócio saiu de moda e raramente você vai encontrar alguém trabalhando com esse tipo de sorvete nas ruas. Portanto, foi algo que deu certo, mas que hoje não vale tanto a pena investir.

4. Food truck

negócios ruins hoje em dia

Esse é um dos piores negócios para montar atualmente e não é porque o negócio não funciona. Na verdade, o motivo é que passou um pouco a onda dos food trucks no Brasil e não é mais um negócio tão procurado como aconteceu por volta de 2014, onde até nas cidades pequenas do interior existiam caminhões de comida.

Esse negócio já vinha em queda e com a pandemia foi ainda mais afetado. Depois disso não conseguiu se reerguer e deixou de ser um negócio interessante para se investir.

Outro fator que torna um negócio ruim atualmente é o alto investimento inicial necessário. Já que precisa comprar o veículo, personalizar, comprar equipamentos para trabalhar e uma série de burocracias.

5. Fábrica de sacolas plásticas

Durante alguns anos as pequenas máquinas para fabricação de sacolas plásticas fizeram muito sucesso no Brasil e muita gente comprou o equipamento para trabalhar. No entanto, com o passar do tempo se tornou impossível competir com as grandes fábricas e o negócio deixou de ser atrativo.

Outro fator que prejudicou o ramo foi a proibição de sacolas plásticas em algumas cidades. Então hoje esse é um dos piores negócios para começar se você tem pouco dinheiro e quer focar apenas na fabricação em pequena escala.

6. Banca de jornal

A vida do jornaleiro não está nada fácil nos últimos anos. Na verdade, já faz tempo que esse modelo de negócio vem caindo e por isso é uma das piores áreas para investir atualmente.

Afinal, com a facilidade de obter informações na internet, raramente alguém vai comprar um jornal ou revista. E isso fez com que as bancas tivessem uma queda absurda nos ganhos.

Inclusive, muitos proprietários tentaram se reinventar, passando a vender cosméticos, brinquedos e outros produtos na banca de jornal para tentar se manter.

7. Fabricação de fraldas

Esse é outro negócio que foi impulsionado pelo surgimento de pequenas máquinas para fabricação de fradas, onde facilitava a iniciação no ramo. Porém mais uma vez os pequenos empreendedores nesse ramo não se deram bem.

Isso porque é extremamente difícil conseguir competir com as grades marcas de fraldas. Pois elas produzem em grande escala, com preços menores e investem pesado no marketing. Com isso, muita gente que comprou uma máquina do tipo acabou quebrando.

8. Campo de Paintball

pior negócio para investir

Por volta de 2010 a 2013 esse negócio estava super em alta e muita gente queria montar seu próprio campo de Paintball para alugar, porque parecia ser a nova sensação do momento. E realmente foi! Porém com o tempo essa onda passou e o negócio só foi caindo cada vez mais.

Hoje em dia ainda existem campos do tipo, mas é cada vez mais raro você encontrar um.

Os investidores não conseguiram se manter porque diminuiu o interesse das pessoas nesse tipo de esporte, o custo de manutenção era alto porque é um negócio que exige um espaço grande e uma série de outros fatores. Então hoje essa é uma das piores áreas para empreender.

9. Lan House

Esse é um negócio que vem resistindo a mais de uma década e, por incrível que pareça, ainda existe lan house em algumas cidades. Lógico que é cada vez mais raro encontrar uma, mas elas ainda existem. Porém é um ramo extremamente ruim de se iniciar hoje em dia.

Afinal, exige um investimento alto na compra dos computadores e na estruturação do espaço. Além disso, as pessoas hoje em dia tem acesso fácil a internet através do celular, então raramente alguém vai em uma lan house.

As que estão em funcionamento conseguem se manter com a venda de produtos de informática, impressão e xerox, além de outros serviços do tipo.

10. Paleta Mexicana

Essa foi uma das maiores decepções no mundo dos negócios nos últimos anos. Afinal, as paletas mexicanas surgiram no Brasil com um sucesso absurdo. Tinha uma paleteria a cada esquina, sempre com muito movimento e todo mundo adorava. Então muita gente começou investir na área, porque parecia ser um negócio que veio para ficar.

Porém do nada o negócio começou perder a graça, as paleterias foram fechando e até mesmo as redes de franquias nessa área fecharam as portas. Hoje em dia é raro você encontrar algum lugar que venda a famosa paleta mexicana.

Portanto, se em algum momento você já pensou em montar esse tipo de negócio, saiba que ele é um dos piores para se investir hoje em dia.

José Neto
Técnico em comércio pelo CEEP-BA, experiência em gestão de cursos na área de informática e empresário desde 2011. Sempre foi um apaixonado por pequenos negócios e tudo que envolve o mundo do empreendedorismo.

Deixe o primeiro comentário