Concorrentes da Havaianas: Quais são os principais?

Publicado por Lidia Massari em 16 de junho de 2023

Algumas empresas dominam tanto o mercado que fica até complicado definir sua concorrência, a exemplo dos concorrentes da Havaianas. Você os conhece?

Você sabia que a Havaianas pertence à Alpargatas? Por sua vez, a Alpargatas é uma organização global detentora de marcas reconhecidas no mercado. Porém, seu carro-chefe continua sendo os icônicos chinelos que dominam o mercado brasileiro.

Diante disso, resolvi trazer algumas informações únicas para você, especialmente porque esse é um segmento bastante concorrido. Confira até o final!

Concorrentes da Havaiana: quais são os principais e como eles se comportam no mercado

A Havaianas nasceu em 1962, mas é uma empresa que até hoje oferece inovação e produtos exclusivos aos consumidores. Inclusive, algumas versões de seus chinelos chegam a ser um luxo para muita gente, principalmente pelo preço.

Contudo, quem se arrisca a investir na Franquia Havaianas, geralmente se mantém com estabilidade e margem de crescimento. E não é preciso estudar o mercado para ver isso, basta olhar a quantidade de lojas espalhadas nos Shoppings.

Além disso, os empreendedores podem considerar comprar Havaianas direto da fábrica para revender, através de lojas ou de casa mesmo. Afinal de contas, a Havaianas tem uma procura altíssima, além da exportação para países como:

  • Estados Unidos
  • Reino Unido
  • Espanha
  • França
  • Alemanha
  • Japão
  • Itália
  • Canadá
  • Austrália
  • México
  • Argentina

Portanto, quem sonha em empreender tem muito a aproveitar. Mas antes, é crucial conhecer as marcas de chinelos de dedo concorrentes da Havaiana!

A Ipanema lidera o ranking de concorrentes da Havaianas

Não me diga que você está pensando em montar uma loja de chinelos, mas deixou a marca Ipanema de fora? Pois saiba que a Ipanema é uma das principais marcas concorrentes diretas da Havaianas, não há rivalidade maior.

Indo além, são os chinelos mais vendidos além das Havaianas, ou seja, você tem público igualmente fidelizado. “Ah, mas será que quem usa Havaianas, realmente troca por Ipanema?”. Por que não? A concorrência se dá por motivos indiscutíveis, como:

  1. Design focado no estilo individual: devido à utilização de detalhes, estampas e cores únicas, a Ipanema atinge grandes audiências. Com isso, o público a associa a estilos mais contemporâneos e tendências.
  2. Durabilidade e conforto reconhecidos: o processo de fabricação dos chinelos Ipanema é feito com materiais de alta qualidade. Na realidade, há muita semelhança entre as marcas, o que encurta a concorrência.
  3. Coleções exclusivas com temáticas: por meio de coleções temáticas, a Ipanema cria o senso de urgência. Afinal, todo mundo ama produtos limitados e únicos.
  4. Foco na sustentabilidade: assim como a Havaianas, a Ipanema procura reforçar a construção de uma marca sustentável. Por isso, investe em ações práticas, como o uso de plástico reciclado e biodegradáveis.
  5. Ampla oferta de modelos: como não poderia ser diferente, os clientes encontram na Ipanema um leque vantajoso de modelos. Isso permite que a marca alcance diferentes audiências.

Será que a marca Crocs pode ser considerada um concorrente direto?

Confesso a você que nem todo mundo considera a marca Crocs como uma das grandes concorrentes da Havaianas. O principal motivo está no formato dos produtos, onde os chinelos Crocs têm um design “diferentão”.

Aliás, o preço dos chinelos é o que os clientes chamam de “nossa, mas isso é um absurdo de caro”. Brincadeiras à parte, a Crocs não é propriamente uma marca de chinelos. Entretanto, assim como a Havaianas, o potencial de atração é descomunal.

Prova disso é o remodelamento de alguns produtos que os deixaram com “cara de chinelo” mesmo. No fim, a Crocs enxergou o potencial no mercado brasileiro, mesmo sendo um negócio lucrativo nos Estados Unidos. Gostaria de elencar duas vantagens:

  1. Alta popularidade no segmento brasileiro.
  2. A marca trabalha consistentemente para ampliar sua atração.

Como resultado, sua perspectiva é se fortalecer entre consumidores que procuram calçados de verão que sejam versáteis e confortáveis.

A Rider ainda continua no páreo e está de olho na Havaianas

Quem nasceu entre o final dos anos 80 e começo dos anos 90, certamente tem boas recordações da Rider. Naquela época, a marca entrou com tudo em um segmento que ainda dava seus primeiros passos e se consolidou.

O modelo padrão da marca era um chinelo bem robusto, com uma borracha de altíssima qualidade e muito conforto. Para falar a verdade, todo mundo usava e até hoje é uma marca com grande preferência entre os consumidores.

Naturalmente, a Rider teve que se remodelar e acompanhar todas as tendências impostas pela Havaianas. Olha, posso dizer com total segurança que ela conseguiu se manter firme e hoje, oferece variedade, como:

  • Chinelos coloridos, estampados e de coleções exclusivas.
  • Chinelos voltados a públicos específicos, como a versão NBA.
  • Modelos temáticos que celebram filmes e seriados de TV.
  • Modelos casuais com alta procura no verão, semelhantes às Havaianas.
  • Versões em sandálias e os famosos Sliders da empresa.

Portanto, ainda que a Rider seja “macaco velho” no mercado, é certamente uma das maiores concorrentes da Havaianas. Outro ponto que pesa bastante a seu favor, é o preço praticado, logo, é atrativo e tanto para clientes Havaianas.

Como o Grupo Grendene é o maior concorrente da Havaianas?

Bem, vamos lá, você percebeu que acima eu falei exclusivamente das marcas Ipanema e Rider, certo? Porém, você não acha estranho que eu deixei a Grendene de fora da lista de concorrentes?

Você sabe o que a Ipanema e a Rider têm comum com a Grendene? Então, o negócio é que essas duas marcas fazem parte do Grupo Grendene, você acredita? Quando eu fiquei sabendo disso o choque foi grande, pois são marcas que eu consumo.

“Então isso quer dizer que é a Grendene a grande concorrente e não as outras marcas?”. Não necessariamente, veja bem, você deve considerar a Grendene, como se fosse a Alpargatas para a Havaianas, entende?

Ainda que o grupo detenha tais marcas, cada uma exerce influência direta sobre seu público-alvo. Por consequência, são consideradas concorrentes diretas da Havaianas.

Essa é uma informação exclusiva para você que procura fornecedor de chinelos, né? Além da Rider e Ipanema, a Grendene é dona de marcas, como:

  1. Melissa
  2. Grendha
  3. Grendene Kids
  4. Cartago
  5. Ipanema GB
  6. Zaxy (linha infantil)
  7. Mormaii

Portanto, olha a quantidade de marcas que a Grendene dispõe, agora, me fala se não é concorrente em amplos mercados?

INFORMAÇÃO RELEVANTE: 2 marcas de chinelos concorrentes da Havaianas que são grandes potenciais

concorrentes da Havaianas

Depois de conhecer em detalhes os desafios da Havaianas no mercado, é hora de conhecer duas marcas com grande potencial. A primeira é velha conhecida no mercado, estou falando da Arezzo, que atualmente trabalha como Franquia Arezzo.

Há pouco tempo, a empresa deu uma amostra do seu potencial para entrar em novos nichos de mercado. Todo mundo sabe que a marca produz sapatos, bolsas, botas, entre outros itens valorizados, certo?

Nesse contexto, ela lançou a marca BriZZa, que é especificamente de chinelos de dedo. A partir de estampas, cores extravagantes e modelos chamativos, traz uma proposta parecida à da Havaianas. Logo, tem tudo para ser uma “pedra no sapato”.

Já a segunda, é a Petite Jolie, você conhece? Apesar de ter reconhecimento e carregar uma proposta interessante, ainda não dispõe da mesma participação de mercado que a Havaianas.

Entretanto, cada dia mais pessoas buscam aprender como revender Petite Jolie, pois é uma marca com alta demanda!

Os concorrentes da Havaianas precisam apertar o ritmo para acompanhar o mercado

Depois de conhecer os principais concorrentes da Havaianas, você já sabe qual decisão tomar? Caso vá empreender, avalie tudo detalhadamente, em especial o alcance das marcas propostas para seu negócio.

Uma coisa eu digo: “não importa qual marca de chinelo você vende, desde que você venda para o público certo”. O que achou de entender um pouquinho mais desse negócio promissor?

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, aproveite a oportunidade e compartilhe nas redes sociais. Garanto que poucas pessoas compreendem bem o contexto comercial, né? Até a próxima!

Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

Deixe o primeiro comentário