Como montar uma loja de chinelos: 9 Passos importantes

Publicado por José Neto em 14 de dezembro de 2021

Quer abrir seu próprio negócio, mais ainda não sabe o segmento? Hoje vou te dar dicas de como montar uma loja de chinelos e ter uma boa estrutura para vender os seus produtos.

Se o seu objetivo é abrir uma loja de chinelos, te peço que não desista. Muitas pessoas tem a ideia de abrir algo, até chegam a planejar, mas não concluem.

Portanto, se você quer de fato trabalhar com isso, quer vender chinelos e já tem uma boa perspectiva sobre o assunto, prossiga com esse objetivo, foque nele e agarre essa oportunidade.

Vem comigo aprender como montar uma loja de chinelos que realmente tenha resultados e possa te ajudar a conquistar todos os seus sonhos e objetivos!

Como é o mercado de chinelos aí na sua região?


como montar uma loja de chinelos

Para trabalhar e abrir uma loja de chinelos, é bom que a gente fale um pouco mais sobre esse mercado, certo? Entender como anda esse seu segmento vai te ajudar a construir o seu negócio da forma correta.

A verdade é que quando pensamos em chinelos, normalmente nossa mente se dirige às duas marcas mais famosas no Brasil, não é? Só que isso não significa que você também não pode entrar para ganhar dinheiro com o mesmo produto.

Você não precisa ter medo da concorrência, muito pelo contrário! Ela deve te ajudar a manter o foco em trabalhar sempre para oferecer o melhor produto e o melhor serviço para o seu cliente.

Saiba que hoje em dia muitas pessoas zelam mais pelo custo benefício e conforto do que por usar algo de marca! Você tem chances e não são poucas!

De qualquer forma é bom que você analise a concorrência da sua cidade e principalmente a região que você quer trabalhar. Buscar saber quem serão seus concorrentes é fundamental para estudá-los aos ponto de saber como realizar o trabalho.

Absorva todos os pontos positivos que eles tem com o empreendimento deles e reconheça os pontos falhos para que você não os cometa também.

Esse tipo de observação é uma das melhores dicas de como montar uma loja de chinelos. Fique ligado!

Leia também: Fabricar chinelos dá dinheiro

Como montar uma loja de chinelos: 9 passos fundamentais para você!


Como eu já tinha te prometido, é a partir de agora que eu vou te mostrar como montar uma loja de chinelos. Para isso eu dividi 9 passos que são fundamentais e vão te ajudar.

Considere-os como a base inteira do seu negócio. É por isso que quanto melhor você cuidar da decisão de cada um deles, melhor o seu resultado.

Preste atenção a tudo que está por aqui, mas não se esqueça de que o mais importante ainda é ir para a prática. Só no dia a dia, tentando o negócio é que você vai ver como as coisas de fato acontecem.

Eu espero que essas dicas possam te ajudar muito!

Vamos à elas agora:

1. Faça um bom planejamento

Para poder iniciar o seu negócio é necessário que você faça um planejamento que irá te orientar a realizar os próximos passos. Essa organização vai desde o nome da sua empresa, até os itens que você precisa comprar.

2. Legislação

Fique de olho na legislação. Existem termos legais e específicos que restringem à venda de produtos.

A partir de agora você estará lidando com o consumidor e tudo deve seguir conforme o Código de Defesa do Consumidor (CDC), não esqueça que a presença de um exemplar dele é obrigatória em seu estabelecimento.

3. Local para montar uma loja de chinelos

Um dos pontos mais importantes de como montar uma loja de chinelo é a escolha de onde ela será instalada!

Escolher o ponto comercial ruim pode atrapalhar o seu processo de venda, por isso analise bastante a localização da sua loja de chinelos.

Para escolher um local, você vai precisar analisar qual o perfil do seu estabelecimento e também o público que você quer atingir com ele.

Quando for estudar o tipo de consumidor da sua empresa, busque entender em quais regiões da cidade eles mais circulam, assim você consegue encontrar o bairro ideal para iniciar o seu trabalho.

Além disso, você precisa analisar o ponto de venda em si. Questione se o valor do aluguel vale a pena e visite outros locais para poder fazer comparação.

Ao escolher o ambiente certo, veja se o espaço oferece o suficiente para o que você precisa, escolha um local que faça com que você sinta que é completo.

como abrir uma loja de chinelos

4. Estrutura para a loja

Quando você for analisar o local, certifique-se que há espaço para expor os produtos, balcão do caixa e estoque.

Também verifique se há facilidade de grande número de pessoas circularem pelo local, já que o objetivo é que sua empresa seja muito procurada.

Segundo o site do Sebrae, uma loja de calçados deve ter no mínimo 100m², com a possibilidade de crescer. Mas para uma loja exclusiva de chinelos, pode ser um espaço menor. Com cerca de 50 m² você já consegue montar uma loja muito boa.

A forma como vai apresentar visualmente é muito importante, busque exprimir exatamente o que sua marca quer passar.

Assim como qualquer calçado, você precisará ter um estoque para os chinelos. Nele estarão os seus produtos em grande quantidade, já que na loja em si você vai apresentar algumas opções.

O estoque serve para quando no estabelecimento, por exemplo, tem um chinelo com uma estampa mas não tem o tamanho do cliente. Então o vendedor se dirige até o estoque para ver se a essa opção.

5. Equipamentos

Quanto aos equipamentos, você precisará do balcão do caixa, um computador, telefone, as vitrines e prateleiras.

Além disso, seu foco também deve estar em encontrar uma fachada que seja destaque e que chame atenção dos consumidores, busque colocar cadeiras ou pufes para que as pessoas possam sentar ao experimentar os chinelos, ou apenas para entregar a sensação de conforto mesmo.

Se você também quiser começar sua própria fabricação de chinelos, é importante deixar um espaço no fundo da loja apropriado para isso. Nesse caso, além de espaço você vai precisar de uma máquina para fazer chinelos.

Ter os equipamentos certos é um item fundamental nessa minha lista de como montar uma loja de chinelos, então dê uma atenção especial nesse quesito.

6. Procure fornecedores de chinelos

Um dos passos mais importantes para abrir uma loja de chinelos são os fornecedores. Por isso, você precisa dedicar um bom tempo analisando cada fornecedor para comprar seus produtos.

Hoje muitos lojistas conseguem comprar chinelos direto da Havaianas para revender, por exemplo, e também direto da Grendene, que é criadora dos chinelos Ipanema. Então pode ser uma opção interessante para você também.

Caso não consiga, saiba que existem distribuidoras de chinelos no mercado que podem lhe atender. Principalmente na região do Brás, em São Paulo, você encontra várias que atendem lojistas de todo o Brasil.

7. Equipe

Após adquirir o local, você precisa listar quantos funcionários serão necessários, dividindo por funções e também baseando os turnos de trabalho.

Sei que você está no início e normalmente é o momento em que vai mais investir, financeiramente falando, mas busque organizar seus funcionários de modo que o profissional do caixa e o vendedor sejam pessoas diferentes.

Nesse caso há a segurança, já que a pessoa estará cuidando dos valores que circularam pela loja, e há uma experiência melhor para o cliente que terá um profissional disponível para atendê-lo.

8. Investimento

Para montar uma loja de chinelos custa cerca de R$ 50 mil Reais, que serão envolvidos desde o local até o capital de giro.

Claro que essa é só uma estimativa pensando em uma loja de porte médio. Só que o valor exato você consegue apenas por meio do seu planejamento.

De acordo com o seu objetivo, a localização e até o tipo de estrutura que você vai montar, os valores irão variar completamente.

9. Divulgação

De nada adianta ter um negócio bem estruturado se você não divulga para as pessoas, hein? Essa é outra dica fundamental de como montar uma loja de chinelos que você não pode deixar passar.

A divulgação da sua loja começa desde o letreiro que você irá usar na fachada, mas também existem outras formas de promover o estabelecimento, fazendo com que os consumidores conheçam sua empresa e possam comprar nela.

O uso da mídia off-line ainda é muito importante para divulgar um trabalho. Então invista em um cartão de visitas que contenha as informações básicas da loja, como telefone, redes sociais e site.

O panfleto também é muito importante, não só para informar a inauguração do local, como também divulgar promoções ou só a loja em si. Você pode realizar ações pela cidade, contratando promotoras que entregarão os panfletos.

Agora falando um pouco da mídia online, além das redes sociais que são importantes, um site é necessário para que as pessoas conheçam o seu negócio. Com o passar do tempo você pode também criar um e-commerce e vender seus produtos para todo o Brasil.

Uma dica importante é você buscar uma agência de publicidade e propaganda. Assim sua empresa estará nas mãos de profissionais capacitados para te ajudar tanto no marketing digital, quanto na produção dos seus materiais de papelaria.

Dê o melhor de si para a sua loja!


montar uma loja de chinelos dá dinheiro

A melhor dica que eu posso te dar é: Dê tudo de si pelos seus sonhos! Corra atrás, se organize e trabalhe como nunca!

Conforme você for finalizando cada passo, verá sua empresa tomando forma e crescendo.

Desejo que seja apenas só o início do seu sucesso e que você conquiste muitos clientes! Boa sorte!

Agora que você já sabe como montar uma loja de chinelos, recomendo que veja também o artigo com ideias de nomes para loja de chinelos. Porque você vai precisar de um nome chamativo para seu novo negócio.

José Neto
Técnico em comércio pelo CEEP-BA, experiência em gestão de cursos na área de informática e empresário desde 2011. Sempre foi um apaixonado por pequenos negócios e tudo que envolve o mundo do empreendedorismo.

14 comentários

  • Estou querendo abrir uma loja., Mais não tenho fornecedores de sandálias havaianas.
    Sou de Campina Grande PB

  • Silvio Luiz da Silva

    Quero um fornecedor de chinelos a preço popular para eu começar a comercializar em um ponto de galeria na região do Alto Tiête. Obrigado.

  • Vamos aos contras:
    “Atacarejistas” queimam o preço das Havaianas, eles compram como atacadistas e abrem lojas de varejo com o preço lá em baixo, acabando com a concorrência. Atacadistas compram mercadoria até 19% mais caro.
    Executivos de vendas das Havaianas cobram uma “caixinha” de 2 a 3 por cento em cima do seu pedido para não faltar mercadoria e dependendo, para lhe dar descontos de atacadista.
    Se você não tiver como ter Havaianas em sua loja, não abra, nem tente pois embora Grendene e outras marcas vendam bem, as Havaianas é que correspondem a grande fatia das vendas.
    Além da pirataria, vendendo Havaianas a 10,00 e te arrebentam, pois com a crise que o país enfrenta, o povo quer é preço.

  • jose hilario dos santos

    achei moito interessante porei eu ja temo uma loja e estou abrindo a empresa de chinelos e vc ja me agudo obrigado

  • Obrigada pelas dicas, já sou fabricante de chinelos a 5 anos e só agora estou pensando em montar uma loja física, vou prestar atenção as dicas, e se alguém tiver interesse em abrir uma loja e queira outras marcas novas, nos procure , Chinelaria YellowHand, muita qualidade e conforto.

  • bruno santiago

    estou pensando em montar uma loja, alguem me indica fornecedores de chinelos?

  • André Elias Andrade

    Eu tenho uma loja próximo ao Extra de Santa Eugênia o hiper e tô interessado em abrir uma loja de chinelos havaianas, ponto bom loja de esquina, ponto de ônibus e rua de muito movimento.

  • Faço o curso fábrica de fazer chinelos com Daniel Fernandes, é otimo no curso ele ensina todos os tipos de maquinas, matérias primas, todos os fornecedores. É otimo eu super indico.

  • Luiz Manoel Guimaraes

    Boa Tarde! Tenho uma loja de chinelos no interior de minas; tenho ate facilidade de encontrar alguns produtos, mais não são produtos de grande qualidade.se quiser trabalhar com um produto melhor tem que ser havaianas, grendene; a gente não acha um produto que tenha uma linha diversificada com facilidade tirando essas 2 duas marcas; se souber de outras marcas que não seja tão cara favor me indicar; pretendo comprar pra loja tambem pra vender no atacado. Muito Obrigado!

  • Maria Marques

    Tenho uma pequena fabrica de chinelos,mas não to encontrando uma borracha de qualidade,com isso estou enfrentando alguns problemas.

  • Inayane karina

    Gostei muito de saber tão claramente sobre o assunto. Tou pensando muito no assunto de por um loja pra, to venda as vantagens e. Os custos também. Tô obrigado pelas dicas.

    • Patrícia Antunes

      Achei muito interessante também, estou pensando seriamente neste ramo.

Deixe o seu comentário