7 Marcas de açúcar mais vendidas no Brasil

Publicado por José Neto em 16 de agosto de 2023

Conhecer as marcas de açúcar mais vendidas no Brasil é obrigatório para comerciantes que querem entender as preferências do público e elevar as vendas.

Ainda mais considerando que esse é um dos produtos mais vendidos e indispensáveis em supermercados de todos os portes.

Interessou? Então, fique por aqui, pois nesse artigo você vai descobrir quais são as marcas de açúcar de maior destaque do mercado e quais são os seus diferenciais.

Além disso, vamos distinguir os tipos de açúcar mais vendidos e suas indicações de uso. Vamos lá!

Quais são as marcas de açúcar mais vendidas no Brasil?

Quais as marcas de açúcar mais vendidas no Brasil

Trabalhar com as marcas de açúcar mais populares e respeitadas do mercado é essencial na construção de uma imagem positiva de seu estabelecimento.

Dessa forma, você garante o sucesso de vendas não apenas imediato, mas também no longo prazo. Para ajudar você nessa missão, apresento a seguir as marcas de açúcar mais vendidas no Brasil. Confira:

1. Açúcar União

A marca União é, sem dúvidas, uma das marcas de açúcar mais vendidas no Brasil. Com uma tradição que remonta a mais de 100 anos, pertence, atualmente, ao Grupo Camil, um dos mais proeminentes no ramo alimentício, conhecido principalmente por seu arroz.

Além de ser a marca de açúcar mais reconhecida, é a que oferece maior variedade de produtos dessa categoria. Seu portfólio inclui açúcares refinados, orgânicos, culinários, mascavo, demerara e até açúcares fit e adoçantes.

Recentemente, a marca de açúcar União expandiu sua linha de produtos, que agora conta também com os cafés versão tradicional e extra forte. Alguma dúvida de que vai ser sucesso de vendas?

2. Caravelas

Fundada em 1979, a Colombo Agroindústria, fabricante do açúcar Caravelas, é uma das maiores produtoras de açúcar e etanol do Brasil, detentora de 3 usinas.

A empresa também se destaca por sua altíssima credibilidade e comprometimento social, denotada através de suas ações de responsabilidade social corporativa e políticas de gestão da qualidade, meio ambiente e segurança.

A variedade de produtos também é um de seus pontos fortes. Seu portfólio inclui açúcares refinado, mascavo, demerara e cristal nas versões tradicional, premium e orgânico.

3. Açúcar Guarani

A marca Guarani, pertencente ao Grupo Tereos, é uma das principais produtoras de açúcar do Brasil, o que contribui para sua alta popularidade no mercado. A empresa conta com 19.800 colaboradores, 18.000 agricultores e faturamento de €5,1 bilhões, segundo site oficial.

Conta com práticas agrícolas ecologicamente corretas e medidas de proteção ao meio ambiente. Importante ressaltar também que a marca investe em projetos e campanhas de marketing voltadas à conscientização social (veja a campanha Respeito na Medida aqui).

Além do posicionamento ético, outro ponto positivo dessa marca de açúcar é a variedade de opções, que inclui os açúcares refinado, demerara, cristal e orgânico.

4. Alto Alegre

Fundada em 1978, na cidade de Colorado, Paraná, a Alto Alegre se desenvolveu com força ao longo dos anos. Atualmente possui 4 unidades de produção e várias certificações de qualidade.

A empresa também merece menção às suas políticas sustentáveis, expostas nos seus relatórios anuais, disponíveis em seu site oficial e projetos sociais, que incluem patrocínios e doações a entidades beneficentes, além de programas internos, direcionados à qualificação e bem-estar dos funcionários.

Em relação à variedade de produtos, a marca de açúcar Alto Alegre dispõe das opções refinado, demerara e cristal.

5. Globo

A marca Moinho Globo é mais uma das nossas indicações para quem valoriza empresas éticas e sustentáveis.

A marca possui ações de responsabilidade social, políticas sustentáveis e de gestão da qualidade, as quais lhe renderam diversos prêmios, todos listados no site da marca.

Sua gama de produtos completíssima é dividida em linha profissional e consumidor. Esta última inclui os açúcares extra fino, refinado, cristal e demerara.

6. Da Barra

Presente no mercado há mais de 45 anos, essa empresa possui uma das maiores usinas de açúcar do mundo em capacidade de moagem de cana.

O açúcar Da Barra conquistou seu espaço entre as marcas mais vendidas do Brasil. Disponível nas versões refinado e demerara.

7. Duçula

Reconhecida pela Revista SuperHiper como uma das marcas de açúcar com maior penetração nos lares do Brasil, a Duçula é uma das empresas que deve estar no seu radar. Até o momento, seu único produto disponível é o açúcar branco refinado.

Marca de açúcar mais vendida no Brasil

Quais são os tipos de açúcar disponíveis no mercado e qual é a diferença entre eles?

Além de conhecer as marcas de açúcar mais vendidas no Brasil, é necessário saber distinguir entre os tipos de açúcar disponíveis e suas indicações de uso, a fim de atender às necessidades do seu público!

Aproveite a oportunidade de diversificar seu estoque com os tipos de açúcar mais populares, sempre considerando as preferências dos seus consumidores.

Açúcar refinado

O açúcar branco, também conhecido como açúcar refinado, é o tipo mais comum e amplamente utilizado na maioria das receitas culinárias, presente em quase todos os lares brasileiros.

Ele passa por um processo de refinamento que remove as impurezas, mas também acaba removendo a maior parte dos nutrientes, resultando em cristais brancos e finos. Por ser altamente processado, é considerado o menos saudável.

Açúcar Mascavo

Por não passar por nenhum processamento, o açúcar mascavo mantém a maior parte dos nutrientes e minerais da cana-de-açúcar.

Sua coloração amarronzada e textura mais úmida conferem um sabor de caramelo às receitas. É uma ótima escolha para preparações de pães, biscoitos, granolas e molhos agridoces.

Açúcar Demerara

O açúcar demerara é uma variedade menos refinada do açúcar branco, com cristais mais grossos e dourados.

Ele mantém um pouco mais de nutrientes do que o açúcar branco e apresenta um sabor suave. É ideal para polvilhar sobre frutas, cereais, e também pode ser utilizado em bebidas quentes, como café e chá.

Açúcar de Confeiteiro

O açúcar de confeiteiro, também conhecido como açúcar de peneira ou açúcar impalpável, passa por uma moagem muito fina, resultando em um pó branco delicado. É amplamente utilizado na confeitaria para preparar coberturas, glacês e polvilhar sobre doces e bolos.

Açúcar Cristal

O açúcar cristal é composto por cristais maiores e mais grossos que o açúcar branco refinado. É um tipo de açúcar versátil e pode ser utilizado em diversas preparações culinárias e confeitaria.

Além disso, é comumente utilizado em misturas para fermentação, como em receitas de pães e bolos.

Açúcar Orgânico

O açúcar orgânico é produzido sem o uso de agrotóxicos e fertilizantes químicos, seguindo práticas sustentáveis de cultivo. Geralmente, é encontrado nas versões branco, mascavo e demerara. É uma opção mais saudável para aqueles que buscam uma alternativa menos processada.

Além do sabor: marcas de açúcar populares e sustentáveis para comerciantes inteligentes

Conhecer as marcas de açúcar mais vendidas no Brasil é fundamental para comerciantes que desejam prosperar em seus negócios. Afinal, não há dúvidas de que esse é um dos produtos mais vendidos nos mercados de todo o Brasil.

A crescente demanda por produtos sustentáveis e socialmente responsáveis também destaca a importância de escolher marcas que se alinhem com esses valores.

Ao apresentar uma ampla variedade de marcas e tipos de açúcar, você poderá atender às diferentes necessidades dos consumidores, garantindo uma experiência de compra satisfatória e fortalecendo o sucesso de seu negócio.

Espero que esse artigo tenha ajudado nas suas decisões de compras e estoque. Se sim, aproveite para explorar outros conteúdos do nosso site. Todos os dias temos novidades, dicas e curiosidades sobre marcas de sucesso e padrão de consumo. Não perca!

Descubra quais são os Melhores Negócios para abrir com até R$ 500 Reais! Clique no botão abaixo e tenha acesso gratuito à Lista de Negócios mais Baratos para montar atualmente!
José Neto
Técnico em comércio pelo CEEP-BA, experiência em gestão de cursos na área de informática e empresário desde 2011. Sempre foi um apaixonado por pequenos negócios e tudo que envolve o mundo do empreendedorismo.

Deixe o primeiro comentário