Lenovo comprou a Dell? Veja se é verdade ou não

Publicado por Lidia Massari em 17 de junho de 2023

Você faz parte das pessoas que têm dúvidas se a Lenovo comprou a Dell, pois pensa em trocar de equipamento? Então, você encontrou o conteúdo perfeito para isso.

A Lenovo e a Dell são dois nomes de peso e influenciam a vida de milhares de pessoas todos os dias. Seja com um notebook para trabalho, um equipamento próprio para jogos ou soluções corporativas, ambas são referências. Mas uma é dona da outra?

Eu fiz questão de me empenhar na criação deste conteúdo porque vi que quase ninguém fala sobre isso. Abra a sua mente e venha comigo absorver ótimas informações!

A Lenovo comprou a Dell? Descubra a verdade sobre o universo da informática

Não, a Lenovo não comprou a Dell, pelo contrário, as duas empresas são grandes concorrentes e disputam o mesmo espaço.  Então, essa é só mais uma das muitas mentiras criadas por quem desconhece o mercado tecnológico e suas mudanças.

De um lado, você tem a chinesa Lenovo, que ao longo dos anos fortaleceu um posicionamento comercial estratégico. Do outro, a gigante americana Dell, responsável por inovar o segmento de informática e transformar a cadeia produtiva.

Apesar de serem de donos diferentes, sabe o que elas têm em comum? Ambas são concorrentes indiretas da Apple, você sabia disso? A disputa de mercado acontece através das soluções nas linhas pessoais e corporativas de computadores.

Uma das principais causas que levam à possibilidade de aquisição da Dell pela Lenovo, é a instabilidade recente da Dell. Dizer recentemente não é preciso, pois a empresa teve altos e baixos desde os anos 2000.

Na outra ponta da balança, a Lenovo possui o respaldo do fortalecimento econômico da China, que impulsiona investimentos e pesquisas. Por conseguinte, a marca se consolidou ainda mais no mercado global.

À luz dessas novas informações, eu convido você a descobrir um pouco mais sobre cada uma. Afinal, você pode estar querendo empreender no ramo dos eletrônicos, ou quem sabe pensa em montar uma loja de informática. Acertei? Vem comigo!

Inovação e estratégias competitivas: entenda o caminho da Lenovo e da Dell no setor de Tecnologia

As pessoas só começaram a prestar mais atenção no segmento da informática apenas recentemente. Isso porque a aquisição de computadores, notebooks e equipamentos corporativos, era algo restrito a poucas pessoas, antigamente.

No entanto, o “barateamento” das tecnologias fez com que mais gente tivesse contato com produtos modernos. E digo isso mais pela Lenovo, que conseguiu equilibrar o valor de mercado com o poder aquisitivo dos consumidores.

Falo por experiência própria, pois um dos primeiros notebooks que tive, foi justamente um Lenovo. Na época eu paguei relativamente mais barato do que um Dell que eu vim a ter posteriormente.

A seguir você conhecerá detalhes exclusivos que poucas pessoas têm acesso, especialmente porque eu fiz uma vasta pesquisa para você. Então, já vai pensando aí no nome para a sua loja de eletrônicos, combinado?

Tudo que você precisa saber sobre a marca Lenovo

Para quem acha que a Lenovo “nasceu ontem”, saiba que a empresa foi fundada em 1984, em Pequim, na China. Inicialmente chamada de Legends Holdings, teve um começo de existência favorável.

Falo isso porque naquela época o boom tecnológico acerca da informática começava a ganhar o contorno “futurista” que veríamos posteriormente. Desse modo, com o passar dos anos a marca ganhou território global e com propriedade, hein? Conheça a trajetória detalhada da Lenovo em solo brasileiro:

  1. Em 2004, a Legends Holdings se transformou na Lenovo.
  2. Porém, a empresa continua a existir, sendo acionista e controladora da Lenovo Group.
  3. Quase nessa mesma época, a IBM enfrentava problemas no Brasil, pois não conseguia emplacar boas estratégias comerciais.
  4. Foi então que a Lenovo comprou a divisão de computadores IBM no Brasil.
  5. De repente, o mercado brasileiro presenciou a sua chegada, e olha, a empresa chegou com tudo.
  6. Em pouco tempo, seus produtos preencheram o mercado com variedade e preço atrativo.
  7. Por conseguinte, a marca firmou parcerias, onde uma das mais conhecidas é a parceria com o Instituto Ayrton Senna.

Um dos pontos fortes que ajudou a Lenovo a se firmar no Brasil, foi usar a linha ThinkPad que era da IBM. No fim das contas, a vertente contava com clientes fidelizados. Aliás, falando regionalmente, a Lenovo é uma das marcas mais consumidas na China!

Como anda a Dell atualmente em vista da grande concorrência?

Coincidência ou não, a Dell foi fundada no mesmo ano em que a Lenovo, isto é, em 1984. Algo que poucos sabem, é que o nome Dell é referência a Michael Dell, seu idealizador e fundador. O berço do nascimento foi o estado do Texas.

O primeiro nome da empresa foi “PC’s Limited”, mas entre 1987 e 1988, passou a se chamar Dell Computer Corporation. Assim que a empresa deslanchou no mercado americano, Michael Dell inovou e mudou para sempre o mercado de computadores.

Até então, as empresas criavam equipamentos completos e os ofereciam no mercado, mas a Dell fez diferente. Nesse contexto, ela estruturou um serviço inédito chamado de “Build-to-order”, que significa “fabricado sob encomenda”, assim:

  1. A empresa oferecia uma série de configurações para o cliente escolher.
  2. Por sua vez, o consumidor escolhia tudo que poderia suprir suas necessidades.
  3. Além do mais, ele gastava apenas o necessário e tinha mais poder de escolha.
  4. Essa abertura fez com que a Dell alavancasse as vendas.
  5. Mas o mais importante, a Dell passou a evitar estoques em excesso e garantir redução de custos.
  6. Algum tempo depois, a empresa se mostrou ainda mais pioneira, pois começou a vender computadores pela internet.

Dentre todas essas vantagens e diferenciais, o que mais se destacou foram as linhas específicas para as corporações. Estou falando de servidores, dispositivos de armazenamento, laptops, notebooks, soluções corporativas e periféricos.

Até parece que Michael Dell enxergou um negócio lucrativo na área de TI, pois ele acertou em cheio.

A Dell no Brasil e suas dificuldades

Por fim, a empresa chegou ao Brasil em 1999, com um modelo de atuação agressivo, muita inovação e personalização. Entretanto, é fato que em determinado momento da jornada, a Lenovo passou a Dell em número de vendas.

Os especialistas atribuem isso a um problema distinto, que é a falta de agilidade para acompanhar as mudanças do mercado. Só que a empresa também enfrentou percalços judiciais e recebeu multas pesadas.

Além disso, há quem diga que o suporte Dell deixou de ter qualidade pela qual a empresa ficou nacionalmente reconhecida. Apesar disso tudo, é mentira que a Lenovo comprou a Dell, já que elas lideram as vendas no mercado!

É exagero falar que a Lenovo comprou a Dell porque elas são concorrentes

E agora, você pode dizer se a Lenovo comprou a Dell com total certeza? Qual das empresas é a sua preferida? Costumo dizer que ambas oferecem soluções que cabem no bolso da maioria das pessoas, basta saber escolher, né?

Nesse momento só falta você comprar produtos eletrônicos para revenda e tirar máximo proveito do alcance dessas empresas, boa sorte.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, que tal compartilhar para acabar com as dúvidas dos amigos? Até a próxima!

Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

Deixe o primeiro comentário